A autonomia de cerca de 200 km (seu consumo é de cerca de 15 km/l) é mais do que satisfatória. Avaliada por Veículos por cerca de 2.000 quilômetros, durante uma viagem até Imbituba (litoral de Santa Catarina), a moto deixou a certeza de que foi criada por quem conhece o que é viajar de moto.
Ela faz em média 23 km por litro de combustível, mas esse valor pode variar um pouco de acordo com o estilo de pilotagem. Além disso, a moto tem um tanque de 15 litros, o que pode gerar uma autonomia de até 345 km.
Eram 45 cv a 6.500 rpm (contra os 42 cv a 6.500 rpm) no motor monocilíndrico refrigerado a ar. O torque era de 5,1 kgf. m a 5.500 rpm e a velocidade final de 166 km/h (reais), contra os 154 km/h da antiga aventureira.
Foram motos que duraram pouco tempo, no máximo três ou quatro anos. A exceção foi a XT600, lançada em 1984 – ela foi fabricada por quase 20 anos, até 2003.
A “XTzona” e suas variantes, como a Ténéré XT 660Z, equipadas com o monocilíndrico de exatos 659,7 cm³ não serão mais produzidas, pois esse moto não atende às novas normas de emissão de poluentes europeias. Como muitos componentes de seu motor eram importados, a Yamaha Brasil também teve de aposentar o modelo.
Na terra, a XT 660R é um “trator”. Com o auxílio dos pneus Metzeler Tourance — de uso misto —, a trail oferece boa dirigibilidade em estradas não-asfaltadas. No asfalto, a velocidade máxima chegar a 170 km/h. Porém, a 100 km/h o consumo é de 20 km/l.
Apesar de ter a capacidade do tanque de combustível –13 litros– considerada pequena para uso em estradas, a nova Yamaha XT600E cumpre a proposta de ser um veículo de total confiança em viagens. A autonomia de cerca de 200 km (seu consumo é de cerca de 15 km/l) é mais do que satisfatória.
Também não é lá dos mais econômicos: o consumo varia entre 17 e 19 km/l. Com seu tanque de 23 litros de capacidade, a autonomia supera os 400 km – uma qualidade do modelo para quem vai pegar a estrada.
Nova Ténéré 700, uma espécie de versão final desenvolvida com base no conceito T7 da Yamaha, parece ser a melhor substituta para a recém descontinuada XT 660R, segundo fãs da marca no Brasil.
Enquanto que a XT 660Z utiliza dois discos de 298 mm na dianteira, a XT 660R disponibiliza somente um. As duas motos contam com um disco simples de 245 mm mordendo a roda de trás.
XT é de extreme, extremo, radical, e o “Z” indica a classificação de velocidade do pneu. YBR = Yamaha do Brasil, 150 cilindradas. Outro modelo de moto on e off-road para uso dentro e fora da cidade.
Xt 600 posição de pilotagem mesma da Falcon sendo assim sem comentários . Consumo Xt 600 , 17.5 km/l na cidade 22 km/l na estrada sempre andando forte nos dois casos.
Em excelente estado de conservação, toda revisada, com 65.030Km, possui manual do proprietário e chave reserva, freios ABS, controle de tração, modos de pilotagem, piloto automático, protetor de motor, realmente sem detalhes. Vale a pena conferir, considere para troca o valor de R$58.900,00.
O óleo lubrificante indicado pelas montadoras costuma estar detalhado no manual do proprietário, porém o óleo Sae 80 ou 90 são os mais comuns para os modelos.