A recomendação da maioria dos fabricantes é a de que o óleo do diferencial seja trocado entre 10.000 km e 30.000 km, mas cada veículo contém suas necessidades específicas descritas no manual do proprietário.
A falta de lubrificação, nível baixo, óleo vencido, óleo fora das especificações e vazamento do vedador do pinhão ou dos cubos de roda, podem causar sérios danos ao componente do diferencial.
ANTI-CRETA: NOVO TOYOTA YARIS CROSS 2025 AGORA NO BRASIL
Como saber se o diferencial está ruim?
Um diferencial com falha [dianteiro ou traseiro] fará um barulho de zumbido contínuo. Esses ruídos mudarão gradualmente durante a aceleração, desaceleração ou ao virar numa esquina. Esse zumbido, geralmente, é causado por um rolamento danificado ou gasto no eixo ou no suporte.
O que acontece se não trocar o óleo do diferencial?
Postergar ou negligenciar a substituição do óleo do conjunto pode comprometer peças como a coroa, o peão, o rolamento e as engrenagens, o que interfere diretamente na locomoção do veículo.
Bloqueio do diferencial: as vantagens no todo o terreno
Se, por exemplo, uma roda estiver no ar, ela vai rodar a uma enorme velocidade, perdendo-se a força necessária para mover a roda oposta do mesmo eixo que tem aderência. É aqui que o bloqueio do diferencial pode ser muito útil.
Entre os principais fatores que causam problemas no diferencial estão: patinação prolongada, trancos e impactos por conta do excesso de carga. O veículo é projetado para uma carga específica, caso haja excesso, o motorista submete todo o conjunto a esforços para qual não foi dimensionado.
A troca de óleo mantém e preserva a vida útil do câmbio do seu veículo. As manutenções preventivas devem ser feitas a cada 50.000 km ou 2 anos, seguindo a recomendação destas empresas que fabricam câmbios e montadoras.
De acordo com os fabricantes, a troca de óleo deve ser realizada entre 10 a 15 mil quilômetros rodados, ou uma vez ao ano. O motorista que utiliza seu veículo de forma diária, inclusive em estradas, provavelmente expõe o automóvel a mudanças constantes de temperatura, o que por sua vez, acaba exigindo mais do motor.
Quando uma das rodas gira mais do que deveria, ocorre o acoplamento entre as duas, o que impede que todo o torque do motor fique em apenas uma das rodas. Em curvas fortes, se uma das rodas perder aderência e começar a girar em falso, o diferencial autoblocante atua.
Qualquer carro pode ter bloqueio de diferencial? Teoricamente sim, pois o princípio do bloqueio de diferencial se aplica a qualquer eixo que tenha tração nas duas rodas.
Quando ativado, o bloqueio de eixo anula a principal função do diferencial do caminhão, que é eliminar a diferença da velocidade de giro das rodas em manobras e curvas, evitando que o eixo simplesmente quebre.
Fadigas no conjunto do eixo diferencial costumam ser ocasionadas por diversas situações, como instalação errada, má operação do motorista, falta na manutenção, modificação das peças do veículo ou do trem de força, desrespeito aos limites de peso estabelecidos para seu veículo…
Proteja seu investimento em um motor premium com um óleo premium. Você pode confiar nos óleos Scania; eles são desenvolvidos, testados e comprovados para intervalos de serviço de até 155.000 km.
A saber, a recomendação é que a troca seja feita a cada 50.000 km ou, no máximo, a cada dois anos. Isso porque, com o tempo e o uso, o óleo pode perder suas propriedades e deixar de executar sua função de forma adequada.
Assim como o óleo do motor é preciso ser trocado dentro dos prazos e na especificação pedida pelo fabricante, o óleo do diferencial também precisa ser substituído para preservar a vida útil do sistema.