TSI é capaz de percorrer 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. Mas fica a ressalva que na vida real, o Up é ainda mais econômico que os números declarados pelo INMETRO. Assim, com um tanque de combustível de 50 litros no Up TSI, é possível ter uma autonomia de mais de 800 quilômetros, com gasolina!
Independentemente disso – e salvo casos mais raros –, o mais comum é que um motor a gasolina ou flex funcione corretamente por algo entre 200 mil e 300 mil km.
O que precisa saber sobre motor 3 cilindros…. Tem durabilidade? É mico? Confira!
Quantos km rodados é considerado muito?
A média considerada pela maioria das concessionárias para definir um carro como seminovo é abaixo dos 20.000km rodados. Já a quilometragem alta se enquadra acima dos 100.000km. Muitos consumidores preferem comprar um carro com menos quilômetros rodados porque pensam que isso é sinônimo de bom estado de conservação.
Não é possível afirmar ao certo, mas a duração de um motor pode variar do tipo de motorista, estradas e manutenção... Quanto dura o motor de um automóvel? São tantas as variáveis que a resposta pode ir dos 100 mil quilômetros até 300 ou 400 mil quilômetros. Ou, além de um milhão de quilômetros no caso do diesel.
Vc tem um ótimo ponto, esses motores geralmente são baratos mesmo, as vezes chega a ser de 25 a 30% a mais do preço de uma retifica, então creio que se chegar a hora vale mais a pena a troca do motor mesmo. Em relação kilometragem, já vi exemplos de up tsi passar do 350mil km.
No entanto, um motor de três cilindros pode percorrer mais de 100 mil quilômetros, como nos veículos Ford Ka e Chevrolet Onix. Esses modelos possuem troca de correia dentada prevista ao atingirem 250 mil quilômetros.
Vibrações e ruídos: Tendem a ser menos suaves do que os motores de quatro cilindros, o que pode resultar em mais vibrações e ruídos durante a operação.
Diante desse quadro de preços, fica claro que a versão com melhor custo x benefício é o Move-up! TSI com o pacote "Completo", precificada em R$ 44.500 reais.
– Consumo de combustível. O Volkswagen Up! é a opção perfeita para quem procura por um carro econômico. O consumo de combustível urbano chega a 14,2 km/l e na rodovia, o desempenho é ainda melhor.
De forma bem resumida, o motor 3 cilindros consegue alcançar um rendimento superior ao de 4 cilindros por conta do menor atrito criado no processo de abertura e fechamento das válvulas e na biela com o virabrequim. Dessa forma, ocorre um aumento da potência e de torque, e uma redução no consumo de combustível.
O preço da retífica completa de motor varia muito, de acordo com a especialidade de cada oficina, com a região e até mesmo com o tipo de carro. É possível encontrar esse serviço por valores que vão de R$ 2 mil a R$ 7 mil.
A lubrificação ineficaz dos motores TSi podem provocar desgaste acentuado em bronzinas de biela e comando de válvulas. Folga no eixo da turbina também é um problema que este motor pode apresentar e provoca alto consumo de óleo.
Os motores TSI apresentam uma eficiência maior no que se refere ao aproveitamento de energia, que normalmente é dispensada pelo escapamento dos carros aspirados.
TSI, por exemplo, quando abastecido com gasolina comum não irá mudar seu comportamento. Se beber aditivada, irá manter o sistema limpo e gastar menos com manutenção. Agora, se abastecer com gasolina Podium deverá sentir uma pequena melhora de desempenho.
Em geral, veículos que rodam em média 10.000 a 15.000 km por ano tendem a ser considerados bem cuidados. Mais importante que a quilometragem, porém, é o estado geral do veículo e se ele possui um histórico de manutenção regular e transparente.
Na prática, se tudo for feito corretamente, ele deve durar tanto quanto o motor novo, saído da fábrica. O que, nos carros a gasolina/etanol, costuma ser algo entre 200 e 300 mil km. Isso falando das engenharias de ciclo Otto.