7 – Quanto dura a relação? Tomados todos os cuidados como lavar, lubrificar a relação e conduzir a moto suavemente, o sistema tem tudo para durar até 40.000 km, ou pouco mais.
Os kits transmissão da VAZ duram em média 25 mil km. Alguns sinais são aparentes e mostram que o kit transmissão não está funcionando corretamente. Um deles é o afrouxamento da corrente: às vezes pode ser preciso apenas um ajuste, mas em outras ocasiões é necessária a troca.
De acordo com a maioria dos fabricantes e especialistas, a corrente da moto deve ser inspecionada regularmente, especialmente após 500 a 1000 km de uso. Além de sua manutenção adequada, isso também implica observar sinais de desgaste que possam afetar seu funcionamento.
Quando trocar a relação da moto? Geralmente, uma relação de moto gasta apresenta uma deterioração visível nas peças. Isso pode incluir dentes danificados na coroa e no pinhão, elos esticados ou corroídos na corrente, ou até mesmo sinais de corrosão e danos estruturais.
COMO SABER SE A RELAÇÃO DA MOTO TA RUIM? coroa, corrente e pinhão
Como saber se a relação da moto está boa?
A "relação" de uma moto é calculada de forma muito simples: divide-se o número de dentes da coroa pelo número de dentes do pinhão. Então, se a coroa tem, por exemplo, 48 dentes, e o pinhão tem 15, a relação da moto será de 3,2.
7 – Quanto dura a relação? Tomados todos os cuidados como lavar, lubrificar a relação e conduzir a moto suavemente, o sistema tem tudo para durar até 40.000 km, ou pouco mais.
Normalmente, o kit transmissão tem uma média de duração, que depende de cada fabricante. Na VAZ, o conjunto de corrente, coroa e pinhão costuma durar cerca de 25 mil km.
Enquanto o kit corrente tem que ser substituído em uma média entre 20.000 km e 30.000 km (há opções que prometem até 40.000 km), a correia pode passar dos 100.000 km.
Por sua robustez mecânica, a versão Cargo da moto foi eleita como uma das preferidas para uso no trabalho. Com tanque de 16,1 litros, a autonomia da Honda CG 160 Titan pode passar de 640 km com gasolina.
Em média, pneus para motos que rodam regularmente em asfalto têm vida útil de 15 mil quilômetros. Alguns fabricantes comercializam itens de alta performance, podendo chegar a até 25 mil quilômetros rodados. Para motos que circulam em terrenos mais acidentados, a vida útil média é de 10 mil quilômetros.
Quando devo trocar as correntes da moto? O tempo de desgaste do kit relação é bastante variável e depende muito dos cuidados de manutenção. A recomendação para um uso normal é trocar a partir dos 20.000 quilômetros. Caso você perceba algum problema ou um comportamento estranho, é bom dar uma checada.
O kit de relação é reconhecido pela sua qualidade e durabilidade, com relatos de bom desempenho após 21 mil km. A compatibilidade com a moto CB 500 é confirmada e o produto é elogiado por não apresentar desgaste prematuro, sendo considerado um investimento que vale a pena.
O manual do proprietário varia de modelo para modelo, assim como o tipo de corrente. Em geral, a maioria das montadoras indica a lubrificação das correntes a cada 500 km ou 1.000 km. Essa lubrificação deve ser feita após a limpeza da relação, em que é feita toda a retirada de resíduos e os restos do lubrificante velho.
Para muitas pessoas, uma média anual de quilometragem aceitável é de 4.000 a 8.000 quilômetros. Em algumas fontes, você encontrará profissionais indicando que cerca de 35.000 quilômetros representam o limite, enquanto outros estabelecem esse número em até 50. 000 quilômetros.
Quanto dura? Tomados todos os cuidados como lavar, lubrificar a relação e conduzir a moto de modo suave, o sistema tem tudo para durar até 40.000 km ou até mais.
Ao responder a pergunta sobre os 5 kits de transmissão mais vendidos em 2023 para motos, podemos destacar marcas como KMC, Nakata e Riffel. Esses produtos são escolhas populares entre os usuários do Mercado Livre que buscam qualidade e durabilidade.
O ideal é andar com a moto diariamente. Contudo, quando isso não é possível, é aconselhável usá-la por pelo menos 30 minutos a cada 2 ou 3 dias. E não basta só ligá-la estacionada, pois a moto parada por muito tempo afeta outras partes além da bateria.
Toda moto possui uma folga nas correntes determinada pelo fabricante. A cada 250 a 350 km de distância percorrida, você deve se atentar à corrente da moto.
Dependendo de como você cuidou desse conjunto de três componentes conhecido como “kit relação”, depois de 10 mil, 20 mil ou 30 mil km chegará o momento da troca.