O ciclo de vida das válvulas termostáticas pode variar, mas, em média, a recomendação é a substituição a cada 80.000 a 100.000 quilômetros. Contudo, a atenção aos sinais de mau funcionamento, tais como superaquecimento ou flutuações na temperatura, é muito importante.
A válvula termostática costuma ser substituída, preventivamente, a cada 30.000 quilômetros rodados. Como ela é feita de cera derivada de petróleo, acaba perdendo suas propriedades com o passar do tempo.
Desgaste, acúmulo de sujeira e água mineralizada são os principais fatores que levam ao travamento de uma válvula termostática, seja aberta ou fechada. “A recomendação é que o equipamento passe pela revisão de um mecânico a cada 30 mil quilômetros rodados.
O que acontece se a válvula termostática estiver com defeito?
Defeitos na válvula termostática podem levar ao superaquecimento do motor, um problema grave que pode causar danos irreparáveis. Quando a válvula está defeituosa e não permite a passagem de água para o radiador, a temperatura do motor pode atingir níveis críticos, levando a falhas no motor e até mesmo sua fusão.
Válvula termostática: nem 'empurroterapia', nem 'lixoterapia'
Tem problema andar com o carro sem a válvula termostática?
Caso contrário, sem a válvula termostática, além de falhas de funcionamento, o motor estará trabalhando fora do regime ideal, aumentando também seu desgaste e reduzindo a eficiência do lubrificante.
Como saber se a válvula termostática não está funcionando?
O aquecimento muito lento também pode indicar essa falha; Consumo de combustível em excesso: se você notar que o carro está consumindo mais combustível do que o normal, vale a pena conferir o estado da válvula termostática.
Ao ligar o motor, essa peça se mantém fechada. Com isso, a temperatura começa a subir gradativamente até atingir valores próximos a 90 graus. Nesse momento a válvula se abre, e o circuito do motor é interligado ao circuito do radiador, permitindo a troca de calor e o controle da temperatura.
Um dos sintomas mais comuns de uma válvula termostática defeituosa é o superaquecimento do motor. Isso ocorre porque a válvula, quando não abre corretamente, impede que o líquido de arrefecimento circule pelo motor, fazendo com que a temperatura exceda o valor ideal.
O seu funcionamento é acionado quando o fluxo de ar que passa pelo radiador é pequeno. Isso acontece geralmente quando o carro se encontra parado ou em baixa velocidade. É muito comum o eletro começar a trabalhar durante um congestionamento.
A falha do circuito do aquecedor da válvula termostática só foi resolvida com a aplicação de uma peça original, porém o superaquecimento persistia. Nota importante: Não retirar a válvula termostática, isso afetará o funcionamento do sistema de arrefecimento e da injeção eletrônica.
Geralmente, uma vez que a temperatura do motor retorna a uma faixa segura e aceitável, a ventoinha deve desligar automaticamente. Isso pode levar alguns minutos, variando de acordo com fatores como a temperatura ambiente, a velocidade do veículo, a carga do motor e o design do sistema de resfriamento.
Enquanto o motor está frio, a válvula permanece fechada com a cera no estado sólido, a medida que o líquido esquenta a cera começa a derreter, e então abre a válvula e a passagem do líquido de arrefecimento.
Rodar com a válvula-termostática danificada pode gerar uma série de complicações para o motor (problemas simples a complexos). Além de “ferver” o motor, em casos mais graves pode carbonizar as peças internas. Ela é essencial para que o motor funcione em temperatura adequada, evitando superaquecimento e danos.
O que são carcaças de válvulas termostáticas? Qual a função delas? Acoplada à válvula termostática, a carcaça do termostato é uma das peças essenciais para suporte e fixação da bomba d'água ao bloco do motor, responsável pelo controle da temperatura do motor.
O ciclo de vida das válvulas termostáticas pode variar, mas, em média, a recomendação é a substituição a cada 80.000 a 100.000 quilômetros. Contudo, a atenção aos sinais de mau funcionamento, tais como superaquecimento ou flutuações na temperatura, é muito importante.
John Ambrose Fleming (1849-1945), inventor da válvula diodo termiônica. A partir da exploração desses estudos, John Ambrose Fleming em 1904 lançou o projeto patenteado da válvula termiônica, capaz de ser aplicada como retificador e detector de sinal e que nos anos seguintes passou por melhorias.
O que acontece se eu tirar a válvula termostática do carro?
A válvula termostática é um item muito importante em qualquer carro (exceto se for elétrico ), mas alguns mecânicos recomendam tirar esse dispositivo para que o carro aumente sua durabilidade e evite aquecimento do motor.
Segundo Lú Félix, mecânica e dona da oficina que leva seu nome, a válvula termostática, juntamente com outras peças, é responsável pelo sistema de refrigeração do motor e, portanto, jamais deve ser retirada do conjunto .
Quando a válvula termostática estiver fechada não ocorre a troca de calor fazendo com que o líquido que está no motor sofra um rápido aquecimento.?
A afirmação é verdadeira. Quando a válvula termostática está fechada, o líquido de arrefecimento não circula pelo radiador, impedindo a troca de calor com o ambiente externo e fazendo com que o líquido no motor aqueça rapidamente.
Como saber se a água está circulando no motor do carro?
Se o líquido de arrefecimento estiver circulando corretamente, você poderá ver o movimento do líquido dentro do radiador. É importante lembrar que o motor deve estar frio antes de abrir o sistema de arrefecimento para evitar queimaduras por contato com o líquido quente.
Quando o sistema de arrefecimento está em más condições, os vazamentos de água podem ocorrer pelo radiador, bomba d'água, válvula termostática ou pelas mangueiras. Muitas vezes, o radiador fura e vaza ao sofrer um impacto contra uma pedra, restos de pneus em rodovias, lombada, buraco ou sarjeta.
Qual a temperatura que abre a válvula termostática?
Quando o motor arranca, o líquido de arrefecimento já arrefecido começa a fluir através do bloco do motor. Então, à medida que o motor aquece de tal forma que a temperatura atinge 90 graus Celsius (aproximadamente), as válvulas do termostato se abrem.