A velocidade dos ventos de um tornado pode atingir entre 150 e 500 quilômetros por hora e causar estragos, mas eles geralmente duram apenas alguns minutos e raramente viajam mais do que 20 ou 30 quilômetros ao longo do solo.
Quando o funil toca o solo, o fenômeno recebe o nome de tornado. Embora tenham curta duração, os ventos dos tornados podem superar a velocidade de 400 km/h, adquirindo grande poder de destruição.
Dois tornados EF3 em 19 de junho de 1972, gerados pelo furacão Agnes, foram os últimos tornados tão fortes. Eles tiveram ventos máximos entre 254 e 331 km/h, o que é equivalente a um tornado EF3 ou mais forte hoje.
A Escala Fujita classifica o fenômeno de leve (F0), onde a velocidade do vento atinge o máximo de 110km/h, até fora de série (F6), com ventos acima de 511km/h.
Furacão Milton: sistema mais forte do planeta em 2024 com ventos de 281 km/h
O que é um tornado F5?
Tornado F5: Velocidades de vento entre 419 e 512 km/h. Tornados com esta intensidade destroem tudo em seu caminho. Os carros são arremessados como pedras para centenas de metros, e edifícios inteiros podem ser levantados do chão. Causam danos inacreditáveis, e a força é semelhante à de uma bomba atômica.
De acordo com a base de dados da PREVOTS, há 321 registros de danos por tornados (incluindo tromba-d'águas) em todo território brasileiro entre junho de 2018 até junho de 2023.
O tornado é o mais forte dos fenômenos meteorológicos, com alto poder de destruição. Menor e mais intenso que os outros tipos de ciclones, ele dura aproximadamente 20 minutos e pode ter ventos de mais de 400 km/h —quando não é de alta intensidade, seus ventos vão até 160 km/h.
O Atlântico Sul, portanto, não apresenta condições favoráveis à formação das tempestades tropicais. E o fenômeno meteorológico conhecido como tesoura ou cisalhamento do vento é raro nos países próximos à, Linha do Equador que é o caso do Brasil.
Se a sua residência não tem porão, fique em corredor interno e deitado próximo ao chão. Se você for surpreendido por um tornado, fora de casa, deve deitar-se, em uma vala ou depressão do terreno. Procure lugares seguros em sua residência ou sala de aula.
Ele ocorre com a chegada de frentes frias, em regiões onde o ar está mais quente e instável. As superfícies continentais super aquecidas geram ventos verticais e isto contribui favoravelmente para o desenvolvimento da tempestade que dá início ao tornado.
Um tornado é uma coluna de ar que gira em redemoinho em uma velocidade que pode ultrapassar os 400 km/h. A escala de classificação dos ventos começa em 65 km/h e chega a mais de 500 km/h. O F0 é o mais fraco e o F5 é considerado o mais forte.
O campeão em tornados no mundo são os Estados Unidos. A região central do país é conhecida como Alameda dos Tornados, faixa que inclui Texas, Oklahoma e Kansas, que juntos registraram 15,3 mil tornados de 1950 a 2009.
Segundo especialistas, isso é incomum nas regiões próximas à linha do Equador, como o Brasil, limitando a força e a propagação desses fenômenos. Historicamente, apenas um furacão foi registrado no Brasil: o Catarina, em 2004.
Os tornados são fenômenos tipicamente continentais, sua formação ocorre através da chegada de frentes frias em regiões onde o ar está mais quente e instável, favorecendo o desenvolvimento de uma tempestade, que, por sua vez, impulsiona a formação desse tipo de ciclone.
O Tornado dos Três Estados de quarta-feira, 18 de Março de 1925 , foi o tornado mais mortal na história dos Estados Unidos. Ele também foi o mais forte durante uma grande onda de, pelo menos, 12 tornados significantes, abrangendo uma grande parte do centro-oeste e sul dos Estados Unidos.
O olho do furacão, que tem cerca de 30 a 60 quilómetros de diâmetro, forma-se quando existe um fluxo de ar de cima para baixo, o que faz com que as nuvens se dissipem criando uma espécie de oásis.