O sistema digestório é completo, inicia-se na boca e finaliza-se no ânus. A boca localiza-se na região anterior do corpo, diferentemente dos cartilaginosos, que apresentam boca ventral. Nesse grupo, não há presença de cloaca.
Cloaca é a cavidade onde se abrem o canal intestinal, o aparelho urinário e o aparelho genital das aves granívoras em maioria, dos répteis, dos anfíbios, dos peixes cartilagíneos e mamíferos monotremados.
A cloaca é uma abertura existente tanto nas galinhas quanto nos galos. Ela marca não só a parte final do intestino grosso, mas também dos sistemas urinário e reprodutor.
A bexiga natatória é mais ou menos uma bolsa ovalada, de paredes moles, localizada na cavidade abdominal, logo abaixo da coluna espinhal. A sua forma varia muito, mas o volume é constante entre as espécies, maioria das vezes cerca de 5% do volume corpóreo nos peixes marinhos e 7% nas espécies de água doce.
PERDI ATÉ A FALA QUANDO VI AQUELA CENA! O QUE PODERIA FAZER ISSO?
Para que serve a bexiga de peixe?
"A bexiga [natatória] era muito usada como clarificante na indústria de vinhos, depois virou cola e agora tem esse uso como colágeno na medicina e indústria de cosméticos", conta também.
Sabia que, dependendo do lugar e da posição que o seu animal está, o diagnóstico pode mudar? Isso porque o peixe Betta parado na vertical pode ser um sinal de inflamação na bexiga natatória do seu peixinho. Além desse sintoma, o peixinho pode nadar de maneira irregular ou com a barriga virada para cima.
Em vertebrados é a câmara posterior do sistema digestório receptora de fezes e produtos urogenitais (oriundos dos tratos urinário e genital). A cloaca ocorre em anfíbios, répteis, aves, peixes elasmobrânquios (como tubarões) e monotremados (mamíferos que põem ovos).
A cloaca é uma bolsa única das aves, onde desembocam as partes finais do sistema digestório, urinário e reprodutor e que se abre para o exterior. É pela cloaca que as aves eliminam as fezes e a urina e também põem os ovos.
A cloaca é septada em porções dorsal e ventral através de uma projeção do mesênquima — o septo urorretal. Quando o septo cresce em direção à membrana cloacal, ele desenvolve extensões bifurcadas que produzem pregas das paredes laterais da cloaca.
No final do intestino das serpentes encontram-se a cloaca, onde confluem os sistemas genital, urinário e digestivo. Muitas serpentes têm apenas um pulmão e se tiverem dois, o esquerdo é bastante menor.
Como são as excretas da calopsita? Para identificar uma calopsita com diarreia, é preciso, antes, saber como são as excretas das aves. Esses animais não têm vesícula urinária, que armazena o xixi. No lugar dela, apresentam uma única saída, chamada de cloaca, para as fezes e a urina.
O intestino é um tubo curto, sem diferenciação, podendo em algumas espécies apresentar estruturas em forma de franjas (cecos pilóricos) com função complementar à digestão e absorção intestinal, estando localizados na porção inicial do intestino (piloro).
Podemos perceber também que os peixes cartilaginosos possuem cloaca, diferentemente dos peixes ósseos. Outra diferença diz respeito à bexiga natatória, uma estrutura que auxilia na flutuação do peixe. Essa estrutura é encontrada apenas em peixes ósseos.
Os peixes marinhos bebem a água do mar. O sal e os íons em excesso são excretados pelas brânquias e pelos rins. Caso não houvesse essa regulação iônica, eles perderiam o líquido do corpo por osmose para o meio marinho.
Os peixes são animais aquáticos que possuem um coração relativamente primitivo, que é composto por duas câmaras dispostas em série: um átrio e um ventrículo. O sangue que passa pelo coração dos peixes é rico em gás carbônico e é bombeado pelo coração até as brânquias para que ocorram as trocas gasosas.
Aqueles originados nas residências formam os esgotos domésticos (cloacal), os despejados pelas fábricas recebem o nome de esgotos industriais e os formados pelas águas das chuvas são os esgotos pluviais.
[ Zoologia ] Parte dos intestinos de aves, anfíbios, répteis e alguns peixes que constituiu uma câmara comum para os sistema digestivo, excretor e reprodutor.
O papo corresponde a uma dilatação da porção posterior do esôfago e serve para armazenar o alimento coletado, ocorrendo alguma fermentação e embebição dos alimentos com mucosidades, preparando-os para a digestão gástrica posterior.
Um dos motivos que levam o peixe Betta a ficar parado é simplesmente o descanso, mas outros fatores podem estar relacionados a esse comportamento. Algumas doenças parasitárias, fúngicas e bacterianas, intoxicações, má qualidade da água e a idade estão relacionados com o fato do peixe ficar parado.
Estresse causado pela mudança brusca de aquário ou pela entrada de um novo animal também está relacionado a problemas de nado irregular. Outro tipo comum de nado irregular são os movimentos em forma de “parafuso”, quando o peixe fica girando em torno de si mesmo.