Entretanto, alguns modelos podem não sofrer essa diferenciação, a depender da maneira e das distâncias entre os componentes. Por isso, mesmo não sendo obrigatório, o ideal seria fazer uma verificação preventiva a cada revisão (ou no máximo a cada 40.000 km), e a limpeza sempre que for detectado o acúmulo de resíduos.
A limpeza do corpo da borboleta (TBI) não tem periodicidade exata. Mas, é importante que o mecânico verifique a peça nas revisões periódicas. O corpo de borboleta (também conhecido como TBI – Throttle Body Injection) controla a entrada de ar na admissão do motor para o cilindro.
Em geral, recomenda-se que essa limpeza seja feita a cada 10 mil a 20 mil km rodados — o que, geralmente, acompanha o período em que os veículos naturalmente precisam passar por revisões.
O que acontece com o carro quando o TBI está ruim?
Quando o TBI não está regulando corretamente o fluxo de ar, o motor compensa aumentando o consumo de combustível. Se de repente você perceber que está fazendo mais viagens ao posto de combustível, é hora de verificar o corpo de borboleta.
O DESCARBONIZANTE LIMPA TBI KOUBE é um produto revolucionário, desenvolvido principalmente para limpeza de corpo de borboleta eletrônico sem a necessidade de remoção, e com o veículo em funcionamento, podendo ser utilizado em TBI, atuador de marcha lenta, sensores e etc... Limpa e seca rapidamente deixando os ...
DÁ PARA CONSERTA QUALQUER TBI? Não, Primeiro tem que ser avaliado por um de nossos técnicos para poder ver as condições da peça em questão. Outro caso que também não é possível o conserto é em peças paralelas. Peças originais e de marcas como VDO, Bosch, Magneti Marelli e Delphi são possíveis de serem consertadas.
A limpeza do corpo de borboleta pode ser feita de duas formas: 1) você desmonta a peça e esfrega com produtos químicos; ou 2) utiliza um descarbonizante e evita a desmontagem a (forma mais fácil). Aqui na High Torque utilizamos o Descarbonizante Limpa TBI que torna o procedimento mais prático e eficiente.
Quando é necessário fazer a limpeza dos bicos injetores?
Ela só é essencial quando o veículo começa a apresentar falhas comuns ao sistema de injeção. E esses sinais são: Dificuldade em dar partida no motor: se o motor do seu carro está tendo dificuldades para ligar, isso pode ser um sinal de que os bicos injetores estão sujos.
Esse é um serviço que não costuma ser muito caro, mas seu valor varia muito entre oficinas. Na média, o preço da limpeza tem um custo médio girando entre R$ 80,00 e R$ 200,00.
Para que serve o descarbonizante? O corpo de borboleta, carburadores, câmara de combustão e válvulas também devem ser limpos. Usar o descarbonizante é, exatamente, como diz o nome, retirar a carbonização. A limpeza com o produto remove gomas e vernizes difíceis – ou impossíveis – de retirar com outro tipo de limpeza.
É um procedimento sem frequência determinada, pois o TBI pode funcionar perfeitamente durante anos, da mesma forma que pode, eventualmente, acumular depósitos carboníferos e prejudicar o funcionamento do motor.
Use um pano limpo com água morna e sabão neutro para limpar com cuidado a capa para iPhone. Você também pode usar um pano limpo e seco com um detergente neutro.
O corpo da borboleta é muito leve, as asas são muito largas, mas, mesmo assim ela acaba conseguindo pousar na flor aberta, de onde suga o néctar adocicado. As borboletas existem em todas as partes do mundo, com exceção das regiões glaciais .
Pois, então saiba: bico injetor e TBI não tem frequência de limpeza, não existe periodicidade para isso. Bico injetor e TBI só se limpam quando ficam sujos e essa sujeira se manifesta por um funcionamento irregular do motor, a marcha lenta variando, o carro espirrando ou tossindo.
O corpo de borboleta (também conhecido como TBI – Throttle Body Injection) controla a entrada de ar na admissão do motor para o cilindro, auxiliando o funcionamento da marcha lenta e da aceleração. Apesar de existir o filtro de ar, a borboleta acaba ficando “suja” pelos vapores que saem de outros componentes.
O sensor fica localizado no corpo da borboleta de aceleração ou no pedal do veículo, o sensor de posição da borboleta envia um sinal elétrico e com esta informação a injeção define quanto de combustível vai injetar.
Opção 2: Limpeza dos bicos injetores + limpeza do T B I + spray + substituição dos anéis de vedação dos bicos de R$100 por R$39,90; Opção 3: Limpeza dos bicos injetores + limpeza do T B I + spray + substituição dos anéis de vedação dos bicos + scanner (computador para verificar injeção) de R$120 por R$49,90.
Limpa e descarboniza, interna e externamente, todo o sistema de alimentação de motores de 2 e 4 tempos, nacionais e importados, tanto da linha leve automotiva como de motocicletas, inclusive carburadores, bicos injetores, sistema de admissão (TBI) e componentes carbonizados.
O Descarbonizante Aerossol Specialist WD-40 é ideal para uso em carburadores e partes de motores de automóveis, caminhões, motocicletas, cortadores de grama, barcos e outros.
Para descobrir um sensor MAP com defeito não é complicado: os principais sintomas de problemas nesse componente são alterações na marcha-lenta e falhas no funcionamento do motor, causadas pela mistura excessivamente "rica" (muito combustível e pouco ar) ou "pobre" (pouco combustível e muito ar).
Quais são os efeitos de um TPS defeituoso? Os defeitos mais comuns provocados por falhas no circuito do Sensor de Posição da Borboleta são: Marcha-lenta alta (motor acelerado) ou oscilando: Sensor enviando tensão elevada com a borboleta fechada. Esse defeito em alguns casos é intermitente.
A limpeza, simples e rápida, pode ser a melhor forma de prevenir um problema futuro, que pode resultar em danos e gastos maiores com o veículo. Por isso, é interessante realizar a limpeza do corpo de borboleta a cada revisão ou 40.000 km rodados.