Outro detalhe que remete a Ténéré 660 a uma moto para viagens é a capacidade de seu tanque com 23 litros, a mesma da Super Ténéré 1200. Rodando dentro do perímetro urbano a média foi de 18 km/l e na estrada aumentou para 22 km/l.
Enquanto que a XT 660Z utiliza dois discos de 298 mm na dianteira, a XT 660R disponibiliza somente um. As duas motos contam com um disco simples de 245 mm mordendo a roda de trás.
Apesar de ter a capacidade do tanque de combustível –13 litros– considerada pequena para uso em estradas, a nova Yamaha XT600E cumpre a proposta de ser um veículo de total confiança em viagens. A autonomia de cerca de 200 km (seu consumo é de cerca de 15 km/l) é mais do que satisfatória.
Ela faz em média 23 km por litro de combustível, mas esse valor pode variar um pouco de acordo com o estilo de pilotagem. Além disso, a moto tem um tanque de 15 litros, o que pode gerar uma autonomia de até 345 km.
Entretanto, o desempenho é o mesmo: modestos 48 cv de potência máxima a 6.000 rpm e 5,92 kgf. m de torque a 5.500 rpm. O motor com bastante força para gerar acelerações empolgantes, mas que “acaba” cedo e não leva a moto acima dos 175 km/h.
#REVIEW | TUDO SOBRE XT TENERE 660Z! REVIEW COMPLETÃO DO PROPRIETÁRIO
Qual foi o último ano de fabricação da Ténéré 660?
O modelo também parou de ser produzido no País em 2017. Os fãs da XT encheram os posts nas mídias sociais e os grupos de discussão com críticas à aposentadoria do modelo, além de dúvidas sobre o futuro das aventureiras da Yamaha. A única certeza é que a sucessora da XT 660R e da XT 660Z Ténéré não será monocilíndrica.
Abastecida com gasolina, a nova Ténéré 250, fez a média de 27,36 km/litro, rodando na casa dos 110 km/h. Assim sua autonomia ainda é um ponto forte. Com tanque de 16 litros pode rodar mais de 400 km sem preocupações.
O consumo de combustível da XT 660 varia de acordo com o modo de pilotagem, mas em média, ela faz entre 18 e 20 km por litro. Com um tanque cheio, é possível percorrer entre 270 e 300 km, tornando-a uma opção econômica se comparada a outras motos de alta cilindrada.
Desde seu lançamento em 2019, a Yamaha Ténéré 700 é aguardada pelo fãs brasileiros. A moto seria a substituta natural da finada XT 660 e brigaria em nosso mercado no concorrido segmento de aventureiras médias, onde o modelo mais vendido é a Honda NC 750X.
Para chegar ao resultado, basta dividir quantos quilômetros você deseja rodar pela eficiência energética do carro. Com isso, temos 50 km ÷ 10 km/l = 5 litros. Assim, o carro com uma eficiência energética de 10 km/l precisa de 5 litros para percorrer uma distância de 50 quilômetros.
Ela já havia sido descontinuada na Europa ano passado, quando deixou de atender os níveis de emissões de poluentes, mesmo motivo que a derrubou aqui. Equipada com motor monocilíndrico de 660 cm³, rendia 48 cv a 6.000 rpm e 5,95 mkgf de torque a 5.500 rpm.
A Yamaha vai encerrar em breve a produção da famosa XT660Z Ténéré. O motivo é a nova fase de controle de emissões (Euro 4) que entrou em vigor na Europa desde o início desta ano. Assim, modelos que não se enquadrarem nas normas terão de ser modificados ou retirados de produção.
Na terra, a XT 660R é um “trator”. Com o auxílio dos pneus Metzeler Tourance — de uso misto —, a trail oferece boa dirigibilidade em estradas não-asfaltadas. No asfalto, a velocidade máxima chegar a 170 km/h. Porém, a 100 km/h o consumo é de 20 km/l.
O bom desempenho do compacto bicilíndrico cobra seu preço no consumo. Não espere médias como as da Yamaha Fazer 250 ou da Honda CB Twister: o consumo da MT-03 variou entre 18 e 22 km/litro. Assim como o motor, o conjunto ciclístico da nova MT-03 foi herdado da R3.
Lançada em 2004, o modelo passou por poucas modificações até 2018. Além de ajustes de emissões de poluentes, ganhou novos grafismos e pequenas alterações no visual. Sua base é um motor de 1 cilindro e 660 cc de cilindrada, que rende 48 cavalos de potência a 6.000 rpm.
Com o preço público sugerido de R$ 26.880, o modelo se apresenta como um ótimo custo benefício para aquele motociclista que busca uma moto para toda à prova.
A Yamaha apresentou a versão 2016 da XT 250Z Ténéré, que tem como principal mudança a adoção da tecnologia flex. A moto chega por R$ 15.015, acréscimo de 7,3% sobre a linha 2015.
Quantos km faz uma XRE 300 com 1 litro de gasolina?
O motor flex de um cilindro e de 291,6 cc consegue desenvolver boa velocidade na estrada e economia para quem roda no uso urbano. Ela chega a fazer tranquilamente 30 km/l com gasolina. O piloto pode controlar o consumo pelo painel digital. Se caprichar no controle, ela supera 35 km/l.