Palpar a mão delicadamente para verificar aumento do calor, a seguir fazer a palpação bimanual sistemática em busca de sensibilidade em cada um dos ossos e das articulações. O uso de apenas um dedo para palpar pode ajudar a isolar uma área sensível ou levemente edemaciada.
O teste de ponta de dedo é usado para avaliação dos níveis de glicose no sangue e contribui para o diagnóstico e acompanhamento clínico de pessoas com diabetes. A deputada Flávia Morais (PDT-GO), que solicitou o debate, alerta que o diabetes se tornou um sério problema de saúde pública.
Para que serve o teste de encostar o dedo no nariz?
Para testar a coordenação, os médicos pedem à pessoa para usar o dedo indicador para tocar em outro dedo e, depois, no nariz, alternadamente, e para repetir esse movimento com rapidez.
Dedos em baqueta de tambor ocorrem em alguns distúrbios pulmonares (como câncer de pulmão, abscesso pulmonar, fibrose pulmonar e bronquiectasia), mas não em outros (pneumonia e asma). Dedos em baqueta de tambor também ocorrem em algumas doenças cardíacas antes do nascimento e em doenças hepáticas.
Esse teste é mais indicado para quem já foi diagnosticado com diabetes, pré-diabetes ou hipoglicemia. Nele, o paciente utiliza um aparelho portátil para furar a ponta do dedo e, com uma gota de sangue, saber a dosagem de glicemia no momento.
10 SINTOMAS QUE SUA CIRCULAÇÃO PODE NÃO ESTAR BEM (sinais de má circulação)
Porque furam o dedo antes de doar sangue?
O furinho no dedo é aquele momento que verificamos se o doador tem anemia e se está em condições de realizar sua doação em segurança. Estando dentro dos valores de referência, é só aguardar ser chamado e efetivar a doação!
Ela se caracteriza por um "travamento" de um ou mais dedos em flexão após o fechamento completo da mão. A pessoa não consegue abrir os dedos e depois de alguns momentos de dor, finalmente consegue abrí-los.
A contratura de Dupuytren é uma das deformações mais comuns das mãos, especialmente em homens a partir de 45 anos de idade ou mais velhos. Normalmente, os sintomas incluem a formação de um nódulo na palma da mão e a curvatura dos dedos. Os médicos baseiam o diagnóstico em um exame da mão.
Teste de Romberg é uma avaliação clínica que revela alterações no equilíbrio estático do paciente. O procedimento permite a análise de 3 bases neurofisiológicas que possibilitam o equilíbrio: sistema vestibular, sistema visual e sistema proprioceptivo.
Trata-se de um teste que avalia a capacidade de audição e a possível perda auditiva em pacientes de todas as idades. Além de diagnosticar possíveis falhas na escuta, o exame é importante para orientar quais medidas devem ser tomadas para melhoria na qualidade de vida ou para prevenir problemas futuros.
Polegar — também vulgarmente conhecido como "dedão", "positivo" ou "mata-piolho"; Indicador — também vulgarmente conhecido como "apontador" ou "fura-bolo"; Médio — também vulgarmente conhecido como "dedo do meio", "pai-de-todos" ou "dedo maior".
Pressionando levemente sua barriga com as mãos, o médico faz um exame geral da região, sentindo a presença de qualquer calombo estranho na área do estômago e dos intestinos.
Antigamente era comum ouvir os médicos pedirem aos utentes para dizerem “33” na altura da auscultação. O médico Pintão Antunes refere que “quando os médicos pediam para o paciente dizer “33”, se devia ao facto deste número arrastar a voz, o que permite perceber se existe ou não algum problema nos pulmões”.
O exame de fundo de olho pode identificar diversos problemas de saúde. Nos olhos, o médico pode avaliar as artérias, veias e os nervos. Qualquer doença que atinge essas partes, em tese, pode ser identificada no exame.
Os principais sintomas incluem dor na área afetada e, na fase inicial, pode ser mais intensa ao acordar e diminuir ao longo do dia. Os sintomas comuns da osteoartrite dos dedos também incluem rigidez, dificuldade com movimentos simples (como pegar objetos ou digitar, inchaço, rigidez e formigamento na área afetada.
Para o ortopedista, a artrite reumatoide é mais grave e menos comum: “Trata-se de uma doença mais agressiva, com processo inflamatório de alto grau e com complicações mais graves, que são as deformidades articulares de evolução bem rápida.” Os pacientes com o problema costumam ficar bastante debilitados.
Essa inflamação é provocada por alterações no sistema de defesa do organismo, o chamado sistema imune. Sintomas: Os sintomas mais comuns são dor, inchaço, calor e vermelhidão; as articulações mais comumente atingidas são as das mãos, pés, punhos, cotovelos, joelhos e tornozelos.
As lesões de ponta de dedo são divididas naquelas em que há perda de substância (amputação) e naquelas por corte ou esmagamento em que não há perda de tecido. As amputações também podem ser divididas nas que atingem apenas as partes moles e as que atingem também o osso.
O dedo em gatilho é o travamento do dedo em uma posição dobrada causado por uma inflamação do tendão do dedo. (Consulte também Considerações gerais sobre doenças das mãos.) A causa do dedo em gatilho é desconhecida. O dedo em gatilho é frequente entre pessoas com artrite reumatoide ou diabetes.
A má circulação é a causa mais comum de inchaço nas mãos e nos dedos e ocorre devido ao processo natural de envelhecimento do corpo, em que as veias perdem a elasticidade e se tornam mais rígidas, dificultando levar o sangue dos braços em direção ao coração que ficam acumulados nos braços, causando o inchaço nas mãos e ...
Porque não pode doar sangue quem fez colonoscopia?
Por que quem fez endoscopia não pode doar nos seis (6) meses seguintes? Este impedimento deve-se ao fato de alguns estudos terem demonstrado que tais exames podem estar relacionados à transmissão de alguns vírus. Aguarda- se um período de seguranca para que seja possível detectar a doenca, caso tenha sido adquirida.
''Tem muitos mitos como acreditar que doar faz mal porque você vai perder sangue, que vai ficar com baixa imunidade e não é assim. A doação de sangue é um processo de renovação.