Apesar de queridinha, Honda XR 250 Tornado também tem seus defeitos. Com um tanque de combustível que comporta 11,5 litros, a Tornado tem uma autonomia de mais de 340 km, fazendo em média 30,2 km/l de gasolina abastecido.
A XR 250 Tornardo é equipada com partida elétrica, tanque de combustível com capacidade para 11,5 litros e bateria selada isenta de manutenção periódica.
Desempenho: zero a 100 em 10,8 segundos, velocidade máxima de 129,4 km/h, retomada de 60 km/h para 100 km/h em 7,4 segundos em quarta marcha, consumo de até 29,8 km/l gasolina e autonomia de até 410 quilômetros - dados do Instituo Mauá.
Não exceda a capacidade máxima (153 kg) pois sua motocicleta apresentará melhor estabilidade, dirigibilidade e conforto se for utilizada nestas condições. Distribuição de Peso: (A) Assento dianteiro, (B) Pedal de apoio dianteiro, (C) Assento traseiro (centro da roda traseira) e (D) Pedal de apoio traseiro.
Tornado F1: Velocidades de vento entre 117 e 180 km/h. Até mesmo estes tornados podem levantar telhas e mover carros em movimento para fora da estrada. Trailers podem ser tombados e barracos podem desmoronar.
A aceleração de 0 a 100 km/h era feita em 12,5 segundos. Sua aposentadoria foi acelerada para 2009, por conta do PROMOT, o programa de controle de poluição, que inviabilizou os motores com carburador. A Tornado de primeira geração saiu de cena para entrada da XRE 300.
Óleo lubrificante multiviscoso mineral para uso em motores quatro tempos de alta rotação de motocicletas, conforme especificações API SL e JASO MA. Disponível no grau SAE 20W-50.
Equipada com um tanque de combustível de 8,5 litros, a Honda XR 200 consegue rodar até 30 km/l – número considerado pequeno se seu foco são viagens. Sua autonomia total é de 255 km. Com um baixo custo de manutenção, a XR 200 conta com farol compacto, plásticos leves e flexíveis e aros de alumínio.
A nova Tornado possui câmbio de seis velocidades associado à embreagem assistida e deslizante, que reduz o esforço para acionar o manete e evita o travamento da roda traseira em reduções de marcha bruscas.
Porém a competência da Tornado fez com que ela continuasse em produção na fábrica de Manaus, AM para atender a demandas de exportação a países sul-americanos com legislação menos restritiva quanto a emissões. O total de motos Honda Tornado fabricadas no Brasil de 2001 a 2023 se aproximou de 350 mil unidades.
A 200 R, de acordo com a fábrica, é fácil de pilotar e tem bom desempenho tanto em estradas de terra quanto na cidade. A moto tem motor monocilíndrico de quatro tempos, capaz de desenvolver, segundo o fabricante, potência máxima de 18 cavalos-vapor (cv) a 8.000 rpm.
Com silhueta esbelta, banco fino e paralama alto, a nova Tornado 300 chega às lojas apenas na cor vermelha, com grafismos inspirados na linha CRF da Honda, com preço sugerido a partir de R$ 27.690.
Nos testes feitos em condições normais, ao nível do mar, nos dois sentidos, a maior velocidade máxima alcançada pela Tornado foi de 142 km/h. O normal era por volta de 135 km/h.
O levantamento é da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Fipe, sempre utilizado como referências em financiamentos, seguros e revendas. Vale lembrar que o Preço Público Sugerido (PPS) da XR 300L Tornado 2025 é de R$ 27.690, sem incluir frete.