Como estabelecido internacionalmente, cada metro cúbico equivale ao volume de um cubo que possui arestas de 1 metro. Esse volume, por sua vez, corresponde a 1000 litros (L) – ou seja, 1 m^3 equivale a 1000 L.
1 metro cúbico é igual a 1000 litros porque 1 metro cúbico é o volume de um cubo com arestas de 1 metro, e esse volume pode conter 1000 litros de líquido.
De acordo como Sistema Internacional de medidas (SI), o metro cúbico é a unidade padrão das medidas de volume. Um metro cúbico (1m³) corresponde a uma capacidade de 1000 litros.
O metro cúbico (m^3) é uma unidade de medida de volume padronizada pelo Sistema Internacional de Unidades (SI). Equivale ao volume de um cubo com arestas de 1 metro que, por sua vez, compreende 1000 litros de qualquer componente.
O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). Já o volume de um paralelepípedo é calculado pela medida do comprimento, vezes a medida da largura, vezes a medida da altura. Ou: V = B x L x h.
Para calcular o volume basta multiplicar comprimento pela largura e altura. Você sabe qual a capacidade de armazenamento de água da cisterna do seu prédio?
Para calcular o volume da caixa acústica é simples, se a caixa for retangular, basta multiplicar a largura, altura e profundidade e dividir o resultado por 1000. Se a caixa for trapezoidal, você irá multiplicar a largura, altura e a metade da soma das duas profundidades, o resultado irá ser dividido por 1000.