O mecânico drena o óleo velho pelo cárter, troca o filtro externo que fica debaixo do radiador do câmbio, remove o cárter do câmbio limpa-o, troca o filtro interno e a junta e adiciona 5,6 lts de óleo que é o que sai do câmbio.
A capacidade do porta-malas na versão hatch é de 310 litros, enquanto no sedan são 473 litros. Já o tanque de combustível que é igual nas duas carrocerias, comporta 45 litros.
No caso da Toyota, apesar de relatos de troca de óleo do câmbio automático a cada 80.000 km, seja para o CVT de Yaris e Corolla, seja para a caixa automática da picape Hilux e do SUV SW4, os planos de manutenção do manual indicam inspeção a cada 20.000 km.
Quando o assunto é o câmbio CVT, o mesmo ocorre. Honda, Mitsubishi e CAOA Chery incluem a troca parcial do fluído a cada 40 mil km. Já a Toyota recomenda a inspeção do mesmo com essa periodicidade, com a troca sendo feita caso haja necessidade. Na Nissan a instrução é similar, porém a checagem é feita a cada 10 mil km.
Ele também substitui o filtro interno e a junta. Nesse processo, são adicionados aproximadamente 5,6 litros de óleo novo, que é a quantidade drenada do câmbio.
Conforme orientações de nossos manuais de proprietário, para as transmissões CVT, recomenda-se a substituição do fluido a cada 40.000 km ou 36 meses. No caso da transmissão automática convencional, presente no Accord do nosso line-up atual, a troca do fluido deve ocorrer a cada 80.000 km.
O preço médio de oleo de cambio depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar oleo de cambio por valores entre R$ 73,09 e R$ 762,91.
Se a troca do óleo do sistema de transmissão automática não for realizada, o acúmulo de impurezas pode entupir uma eletroválvula, por exemplo, causando um código de falha no painel e deixando a transmissão em modo de emergência. Caso isso aconteça, o custo de manutenção é exorbitantemente alto.
Quantos mil quilômetros troca o óleo do câmbio do Corolla?
Segundo o manual do seu veículo, para unidades sob uso severo*, a recomendação é: – Inspecionar o nível do óleo do câmbio CVT a cada 40 mil km ou 24 meses; – Substituir o óleo do câmbio CVT a cada 80 mil km ou 48 meses.
O câmbio CVT foi projetado para ser altamente durável, com o objetivo de ter uma vida útil de pelo menos 300 mil quilômetros, sendo que um câmbio automático comum sua vida útil é de mais de 100 mil quilômetros, e em casos de veículos de usos mais extremos, que precisa rodar todos os dias, pode-se considerar uma vida ...
Uma boa alternativa é ficar atento a cor do óleo. Quando o fluido está em boas condições ele apresenta uma cor avermelhada e, com o passar do tempo vai perdendo a cor, ficando escuro. Existem modelos que contam já com uma vareta de verificação de nível e coloração.
Agora, o Toyota Yaris tem o motor 1.3 aspirado de 94/101 cv e 12,5/12,9 kgfm de torque na versão XL Live sempre com o câmbio CVT. As demais versões seguem com o 1.5 aspirado de 105/110 cv e 14,3/14,9 kgfm. O Yaris Sedan segue sempre com o 1.5, mas agora sem a opção manual na versão XL Live.