Já a capacidade dos tanques de combustível das locomotivas pode variar de 9 a 16 mil litros, quantidade que pode ser reposta nos nossos postos de abastecimento.
A capacidade de armazenagem é de 1,2 milhão de litros de diesel, divididos em dois tanques de 600 mil litros cada. Cada locomotiva abastece, em média, 18 mil litros.
Um trem pode transportar a carga de até 220 caminhões. Um único vagão de metrô tem capacidade para 250 passageiros. Para levar esse mesmo número de pessoas, seriam necessários três ônibus ou 50 carros em um trânsito geralmente carregado. A capacidade é, sem dúvida, a vantagem mais visível do transporte sobre trilhos.
Atualmente utiliza-se exclusivamente combustível Diesel em sua frota de locomotivas. Os elevados custos desse tipo de combustível e a necessidade de manter a competitividade, conduziu a companhia a inserir outra alternativa, ou seja, o Bi-combustível, utilização do Diesel e Gás Natural.
Você sabe qual é a capacidade do tanque de combustível das locomotivas?
Quantos km por litro faz o trem?
Os motores a diesel são mais eficientes do que os motores à gasolina. Uma locomotiva gasta em média de 9 litros por km quando está puxando sua lotação máxima a qual varia de locomotiva para locomotiva.
O índice de consumo médio a partir de março de 2020, período da pandemia, foi de 0,0556 (kWh/km. ton). Ressalta-se que durante o período acentuado da pandemia a empresa operou durante os horários de vale e de pico com trens acoplados das duas séries para manter o distanciamento dos passageiros.
Com 40.474 quilômetros de rede ferroviária de alta velocidade, a China está no topo da nossa lista dos 20 países com a maior rede ferroviária de alta velocidade por uma margem considerável. A rede ferroviária de alta velocidade na China representa dois terços do total das redes ferroviárias de alta velocidade do mundo.
Num trem, a força usada para locomover a composição é produzida por uma unidade especial, a locomotiva, que é equipada para transmitir a força produzida. pelos seus motores para as rodas. As rodas que recebem a força de tração são chamadas de rodas motrizes.
Quantos litros de diesel gasta uma locomotiva por hora?
Enquanto o tanque de um carro tem capacidade para pouco mais de 60 litros de combustível, em média, o de uma locomotiva suporta 30 mil litros de diesel. Por hora, ela queima 750 litros. São números enormes.
Na verdade gira em torno de 15 a 16 milhões de reais! Em torno de 30 mil litros, e gasta em torno de 750 litros por hora. Uma boa locomotiva custa em torno de quinze milhões de raleais.
Consumo: sem dúvida, essa é uma das maiores vantagens dos veículos com motor a diesel. Eles podem fazer até 25 quilômetros por litro, marca impensável em veículos do mesmo porte movidos a gasolina. Preço do combustível: atualmente, o preço médio do diesel no Brasil está cerca de 18% mais barato que o da gasolina.
Outra grande vantagem dos trens de alta velocidade é que eles só utilizam eletricidade para se mover, enquanto as tradicionais locomotivas queimam carvão e fazem uma poluição danada. A eletricidade necessária para fazer os magnetos funcionarem pode vir de fontes não poluentes, como as usinas atômicas, por exemplo.
Este tipo de locomotiva foi muito comum em linhas britânicas. São comumente pequenas manobreiras de pátios com peso ao redor de 40 toneladas e potência não maior que 250 hp (horsepower).
Inglaterra foi o país natal da locomotiva a vapor, que é essencialmente uma máquina a vapor usada para impulsionar um veículo sobre os trilhos. A primeira locomotiva a vapor foi construída em 1804 por Richard Trevithick para a Penydarrem Iron Works em Wales.
Um trem pesa entre 3.000 toneladas (vazio) e 15.000 toneladas (carregado) e, por isso, pode exigir algo entre 300 e 1.000 metros desde a aplicação do freio de emergência até sua parada completa. Por seu peso, um trem não freia como um automóvel.
A falta de investimentos e o desenvolvimento das rodovias tirou a força das locomotivas brasileiras. Por volta do ano de 1960, a malha ferroviária brasileira chegou ao seu auge no que diz respeito a quilometragem dos trilhos.
Velocidade máxima de corrida alcançável excedendo os 200 km/h ou 250 km/h para muito alta velocidade, Velocidade média de corrida no corredor excedendo os 150 km/h ou 200 km/h para muito alta velocidade.
A ferrovia Qinghai-Tibet estende-se por quase 2 mil quilômetros. Ela atravessa o planalto tibetano, de Xining – a capital da província de Qinghai, na China central – até Lhasa, no Tibet.
Os trens normalmente são operados a 300 km/h, contudo, no caso de viagens em atraso, podem ter um acréscimo de 30 km/h em sua velocidade. Em alguns testes, chegou ao limite de 368 km/h. Além de operar na Alemanha, o ICE3 também faz viagens com destinos internacionais, como Bruxelas, Paris e Amsterdã.
O transporte sobre trilhos no mundo pode alcançar grandes velocidades, como em alguns casos na China onde os trens chegam 350 km/h. O que determina a rapidez são basicamente três fatores: o modelo do trem, da via férrea, e o tipo de atendimento.