A resposta é que 71% da superfície da Terra é coberta por água e 96,5% dessa quantidade está nos oceanos. Os outros 3,5% se dividem entre lagos, rios, reservatórios subterrâneos e até formas menos óbvias, como em diferentes estados físicos: no gelo que cobre os polos e montanhas e no vapor presente na atmosfera.
Listado entre os três principais oceanos do planeta e considerando suas dimensões marítimas, o Oceano Pacífico é o que possui a maior quantidade de água salgada do planeta e o que cobre a maior extensão geográfica do globo – ocupando quase um terço de sua superfície.
A Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, é ainda mais inóspita, onde só crustáceos e microrganismos habitam. Se invertido, o ponto mais profundo de lá é 2 mil metros mais alto do que o cume do Everest, o maior monte do mundo.
De acordo com a Organização Hidrográfica Internacional, existem mais de 100 mares no mundo. Todos eles têm a sua própria história. A água dos oceanos e dos mares é muito muito salina.
A água do mar é composta por uma solução de uma série de diferentes tipos de sais minerais que são dissolvidos ao longo de centenas de milhões de anos. Esses sais tem origem na erosão da chuva, do mar, do vento, de caudais dos rios e do arrasto de pequenas partículas de rochas em direção ao mar.
A origem dos oceanos está intimamente ligada à formação da atmosfera e ao resfriamento do planeta e formação da litosfera. É da atmosfera que veio pelo menos 50% da água que preenche as bacias oceânicas (acredita-se que outros 50% têm origem em meteoritos).
O oceano Glacial Ártico é o menor oceano em extensão territorial do mundo. Está localizado no Hemisfério Norte do planeta Terra, em uma zona de clima Polar, marcado pelas baixas temperaturas. Ele banha a porção norte da Europa, Ásia e América.
O Mar Morto está localizado no Oriente Médio, entre os territórios de Israel, Palestina e Jordânia, sendo alimentado, principalmente, pelo rio Jordão. Sua área é de 1020 km², com 82 km de extensão, 18 km de largura e uma profundidade máxima de 377 metros.
Voltando aos mares: para os árabes do ano 900, os tais sete eram os mares que eles precisavam percorrer para fazer comércio com o sudeste asiático. Na sequência: Golfo Pérsico, Mar da Arábia, Baía de Bengala, Estreito de Malaca, Estreito de Singapura, Golfo da Tailândia e Mar do Sul da China.
Paulo - Perfil: Descobridor dos sete mares - 29/11/2005. Robert Ballard queria ser um personagem de ficção, mas virou mesmo é Robert Ballard, um personagem da vida real.
O Oceano Ártico ou Oceano Glacial Ártico está situado no Polo Norte e é o menor de todos, ocupa uma área de 14 milhões de quilômetros quadrados e possui uma característica particular, permanece praticamente congelado durante todo o ano.
Talvez o mais intrigante desses relevos seja a Fossa das Marianas – um abismo no oeste do Oceano Pacífico que se estende por mais de 2.540 quilômetros e abriga a Depressão Challenger, o ponto mais profundo conhecido na superfície da Terra, que mergulha mais de 11 mil metros debaixo d'água.
O mar é azul porque ele funciona com um filtro da luz solar. A energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores.
O Oceano Pacífico é o maior oceano da Terra, situado entre a América, a leste, a Ásia e a Austrália, a oeste, e a Antártida, ao sul. Com 180 milhões de km² de área superficial, o Pacífico cobre quase um terço da superfície do planeta e corresponde a quase metade da superfície e do volume dos oceanos.
→ Ásia. A Ásia é o maior continente em território e em população do mundo. Nesse contexto, destacam-se a China e a Índia como os dois únicos países com mais de 1 bilhão de habitantes, além da Rússia, país transcontinental que possui o maior território do mundo.
Por que as águas do oceano Atlântico e Pacífico não se misturam?
“A diferença de densidade faz com que as águas dos dois oceanos se separem, formando uma camada de água do Pacífico sobre uma camada de água do Atlântico. Essa camada é chamada de interface oceânica”, finaliza.
Enquanto o que é considerado o oceano profundo se estende de 1.000 metros a 6.000 metros abaixo da superfície, as trincheiras do fundo do mar podem chegar a 11.000 metros, de acordo com a Woods Hole Oceanographic Institution, em Massachusetts.
É o maior mar fechado do planeta. Ocupa uma área de 438 690 km2 e encontra-se 28 metros abaixo do nível dos oceanos. Situa-se entre a Europa e a Ásia, a este do Cáucaso.
A Terra é envolta de uma enorme massa de água. Essa água divide-se em oceanos, mares, lagos, rios, águas subterrâneas. As águas dos oceanos e mares correspondem a cerca de 70% da área do planeta.