O Titan começou os testes no mar em 2018, antes de realizar sua jornada inaugural em 2021. No ano passado, ele fez 10 mergulhos, embora nem todos tenham sido nos destroços do Titanic.
Eu mesmo pilotei um submersível a mais de 10 mil metros de profundidade – duas vezes e meia a profundidade do Titanic – por 19 vezes. O mergulho pode ser feito repetidamente com segurança, levando outras pessoas para participar da incrível jornada.
Quantas vezes o submersível Titan foi até o Titanic?
O submersível Titan, que implodiu no mês passado após desaparecer no Oceano Atlântico, só atingiu a profundidade dos destroços do Titanic em cerca de 13 dos 90 mergulhos, de acordo com o termo de responsabilidade da empresa que os passageiros tiveram que assinar antes de embarcar.
ASSIM FICOU OS C0RP0S DOS TRIPULANTES DO SUBMARINO TITAN ! ELES FORAM ENCONTRADOS ?
Qual a pressão a 3.800 metros de profundidade?
A pressão a 3.800 metros de profundidade, onde está a carcaça do Titanic, é de cerca de 400 atmosferas. A pressão é equivalente a mais ou menos como sentir o peso de 35 elefantes sobre os ombros.
A 4 mil quilômetros de profundidade, a pressão é superior a 400 vezes a pressão na superfície, por exemplo. A pressão do oceano é implacável e, para um ser humano chegar a uma profundidade dessas, é necessário um traje de mergulho tão complexo quanto o traje de astronautas — ou talvez até mais.
O preço desta aventura programada para durar oito dias e ver de perto os destroços do Titanic a 611 quilômetros da costa, a 3.800 metros de profundidade, era de US$ 250 mil ou cerca de R$ 1,2 milhão. A OceanGate já havia realizado duas expedições bem-sucedidas ao Titanic, em 2021 e 2022, e esta seria a terceira.
Os escombros encontrados no fundo do oceano levaram autoridades a afirmar que o submarino Titan implodiu, causando a morte dos cinco passageiros que iriam até o local do naufrágio do Titanic. Um som compatível com o da implosão foi captado no domingo (18), poucas horas após o submarino mergulhar no Atlântico Norte.
Os corpos foram encontrados entre os destroços após testes de DNA confirmarem a identidade das vítimas, porém não houve resgate dos mesmos devido à dificuldade causada pela força da implosão. A investigação do caso ainda está em andamento pela Guarda Costeira dos Estados Unidos.
A viagem duraria cerca de quatro horas, a partir do lançamento do submarino no oceano a partir de um navio que levou os passageiros até a altura do Titanic, a mais de 600 km da costa do Canadá.
O oxigênio do submarino tem até quinta-feira oxigênio para manter todos os tripulantes vivos, por esse motivo, a corrida contra o tempo para achar todos com vida. O post Homem já fez 30 expedições ao Titanic antes de entrar no submarino desaparecido foi publicado primeiro em Observatório dos Famosos.
A investigação. A principal hipótese, ainda de acordo com a Guarda Costeira, é a de que a embarcação implodiu por uma falha técnica causada por erro ou negligência que fez com que o submarino cedesse à imensa pressão no fundo do mar, gerando uma implosão imediata e total.
Ele realizou quatro mergulhos no oceano utilizando os serviços da OceanGate: três delas ocorreram na costa de Nova York, nos Estados Unidos, e uma era parte de uma expedição às ruínas do Titanic. Segundo o produtor, em todas as suas viagens, o veículo chegou a ficar sem comunicação com a superfície.
Aos 63 anos, o britânico Dick Barton acumula 22 mergulhos até os destroços do Titanic. A primeira descida até os restos do navio ocorreu em 1993, apenas oito anos depois da descoberta da fuselagem do Titanic.
O submarino Titan, da OceanGate Expeditions, já havia realizado duas expedições até os destroços do navio Titanic. A expedição do último domingo é a terceira promovida pela OceanGate até os restos do famoso navio.
O Titan fizera anteriormente três expedições ao lugar dos destroços do Titanic, o primeiro em julho de 2021. Em 2022,o repórter David Pogue estava a bordo do navio de superfície quando o Titan se perdeu e não pôde localizar o Titanic durante um mergulho.
Arthur Loibl embarcou no submarino Titan, em 2021, junto de dois tripulantes que morreram na tragédia de domingo. Em entrevista exclusiva ao Correio, ele disse ter sentido segurança na viagem. "Tivemos um mergulho perfeito"
Qual a temperatura da água a 4 mil metros de profundidade?
É que, por essa latitude, a profundidades superiores a 4 mil m, passam as águas gélidas (com temperatura da ordem de 0,1 °C) provenientes da Antártida, que fluem para o norte e se espalham pelo fundo do oceano.
O resfriamento da camada superficial provoca o deslocamento convectivo da água, que libera seu calor para a atmosfera. Neste caso, a camada de mistura pode se estender até a termoclina permanente. Abaixo dela, a temperatura da água no oceano profundo é relativamente uniforme, variando entre 3 °C e 0 °C.
Nós sabemos que a água possui mais densidade do que o ar. Isso faz com que a pressão de uma coluna de água seja superior a de uma coluna de ar do mesmo tamanho. Para termos de comparação, a cada 10 metros de profundidade aumenta-se 1 atm de pressão.