A ONU alerta que o nível do mar pode subir até 21cm em duas cidades do Rio até 2050, devido ao derretimento das calotas polares. O aumento traz riscos para cidades costeiras e economias, exigindo ação global para reduzir emissões e investir em adaptação climática.
Mar pode subir até 21 cm em 2 cidades do Rio de Janeiro até 2050, alerta ONU. A Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu um alerta sobre o oceano pacífico com base em um estudo sobre o nível médio global dele nos últimos 3.000 anos.
De acordo com o relatório mais recente do Painel do Clima da ONU (IPCC), as emissões feitas até 2016 já são suficientes para elevar o nível dos mares em 0,7 a 1,1 metro até 2030.
Segundo a ONU, essa elevação representa uma ameaça séria para regiões costeiras, especialmente em países em desenvolvimento, onde a infraestrutura pode ser destruída e a vida das pessoas, drasticamente afetada.
A estimativa é que o índice possa chegar a 80 cm no ano de 2100. Já uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) indica que, no estado, o mar já subiu 20 centímetros nos últimos 73 anos, e estima-se que, até 2050, a elevação acumulada pode alcançar 36 cm.
Animação da NASA ilustra aumento do nível do mar em 30 anos
Quanto o mar vai subir até 2100?
Para entender a questão olhando para o Brasil, o nível do mar deve subir 27,74 cm em Santos e 23,84 cm no Rio, entre os anos de 2040 e 2059, no pior dos cenários. Agora, entre 2080 e 2099, é estimada a subida de 72,85 cm e 65,67 cm, respectivamente.
A ONU alerta que o nível do mar pode subir até 21cm em duas cidades do Rio até 2050, devido ao derretimento das calotas polares. O aumento traz riscos para cidades costeiras e economias, exigindo ação global para reduzir emissões e investir em adaptação climática.
Nesses casos, a média alcançada é de 300 metros de profundidade, equivalendo a 45 toneladas sobre as costas. Por conta disso, esses profissionais precisam de muito treinamento, além de equipamentos específicos, diferentes dos usados no mergulho recreacional.
Challenger Deep (Fossa das Marianas, Oceano Pacífico): 10.984 metros. Horizon Deep (Fossa de Tonga, Oceano Pacífico): 10.882 metros. Galathea Deep (Fossa das Filipinas, Oceano Pacífico): 10.540 metros.
O aumento do nível do mar provocado pelo aquecimento global poderia chegar aos 2 metros de altura no final do século XXI. Esta subida dos oceanos deixaria milhares de quilômetros de costas sujeitas à mercê das inundações, comprometendo a segurança de 745 milhões de pessoas em todo o mundo.
Quais cidades podem ser engolidas pelo mar no Brasil?
O famoso Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses deverá ficar parcialmente encoberto pelas águas. Rio Grande do Sul: No Sul do país, cidades importantes como a capital Porto Alegre, Rio Grande, Pelotas e Canoas poderão ficar submersas nas próximas décadas, assim como as ilhas de Torotama e Machadinho.
Um estudo realizado na Itália apontou que o aumento progressivo do nível do mar está ameaçando a Lagoa de Veneza, pois 80% das suas costas correm o risco de desaparecer até 2050.
Entretanto, uma das principais causas do aumento do nível do mar é o derretimento da cobertura de gelo e das geleiras em montanhas devido ao calor. Perde-se em média na Antártida 150 bilhões de toneladas de massa de gelo anualmente, e outras e 270 bilhões de toneladas da Groenlândia.
A taxa de elevação do nível do mar também deverá subir no final deste século. O IPCC concluiu que a “situação de sempre” conduzirá a um aumento da taxa de mudança de 0,7 a 1,6 cm por ano em 2100.
Considerando o cenário mínimo de aquecimento de 1,4ºC até o final do século, o aumento médio do nível do mar projetado é de 18 centímetros até 2050, e de 38 centímetros até 2100.
Qual a profundidade máxima que o ser humano suporta?
Os cientistas ainda não determinaram, em consenso, um limite prático para a profundidade em que podemos sobreviver debaixo d'água. A maioria dos mergulhadores profissionais não passa de 300 metros de profundidade, ou seja, 30 atm. Isso equivale a sentir o peso de 45 toneladas sobre o corpo.
Atualmente, apenas 20% do fundo do mar foi mapeado e especialistas apontam as dificuldades para a realização de estudos nos oceanos. Segundo os estudiosos, os empecilhos para a exploração dos oceanos englobam falta de recursos e tecnologia, necessidade de educação ambiental e falta de visibilidade pública.
Qual a maior profundidade que o homem já chegou no mar?
A maior profundidade que o ser humano já atingiu no fundo do mar. O ponto mais profundo já alcançado pelo ser humano foi registrado a uma profundidade de 10.927 metros, durante uma missão conduzida por um ex-oficial da Marinha dos Estados Unidos, Victor Vescovo, conforme publicado pelo "The Guardian".
Pacífico: ponto Challenger Deep, na Fossa das Marianas, com 10.984 metros. Atlântico: ponto Milwaukee Deep, na Fossa de Porto Rico, com 8.378 metros. Antártico: Ponto Factorian Deep, na Fossa Sandwich do Sul, com 8.265 metros. Índico: Fossa de Java, com 7.187 metros.
Se o mar subir 2 metros, o número de vítimas será 200 vezes maior — alertou Jonathan Bamber, coautor do estudo e professor da Universidade de Bristol, no Reino Unido.
Qual a cidade mais baixa do nível do mar no mundo?
É o Mar Morto, que fica na fronteira da Jordânia e Israel. Ele fica a mais de 400 metros abaixo do nível do mar e é um dos lugares mais extremos da terra que é mais inacessível. Além disso, é 10% mais salgado que de um mar comum, devido sobretudo à baixa altitude, ao clima desértico e à pouca movimentação das águas.
Por que o nível dos mares não sobe, mesmo recebendo continuamente as águas dos rios? a evaporação da água dos oceanos e o deslocamento do vapor e das nuvens compensam as águas dos rios que deságuam no mar. a formação de geleiras com água dos oceanos, nos pólos, contrabalança as águas dos rios que deságuam no mar.