Geralmente, a peça atinge seu limite de desgaste e deve ser substituída, em média, a cada 40 ou 50 mil quilômetros rodados, ou em intervalo de dois a cinco anos, dependendo da recomendação do fabricante e do uso do veículo. A troca dessa peça no momento certo é muito importante.
Em geral, recomenda-se a troca da correia do alternador a cada 20 - 40 mil quilômetros rodados dependendo do uso do veículo, e não adianta comprar uma porção de correias de alternador para manter um estoque. Como elas são de borracha, vão ressecando com o tempo, até ficarem inutilizáveis.
Como saber se preciso trocar a correia do alternador?
A idade da correia do alternador e a quilometragem do veículo são fatores determinantes. Geralmente, a recomendação é substituir a correia a cada 10.000 quilômetros rodados, dependendo do modelo e da condição de trabalho. Por isso consulte sempre o seu mecânico ou eletricista de confiança.
Comumente a durabilidade de um alternador é de 200.000 km, porém existe a possibilidade do componente apresentar falha antes desse ponto. Em caso de falha, nem sempre será necessário a troca completa do componente, porém vale ressaltar que sua revisão é essencial, principalmente para evitar qualquer falha.
Especialistas normalmente recomendam substituir o alternador quando o veículo atinge aproximadamente 200 mil quilômetros rodados. No entanto, em alguns casos, é possível reparar e restaurar um alternador defeituoso, desde que os danos não tenham comprometido sua carcaça.
Contaminação por água, óleo, pó ou outros resíduos, podem vir a danificar os componentes internos do alternador. Outra causa de defeito no alternador normalmente acontece devido ao ajuste inadequado da correia, podendo ela estar muito esticada ou frouxa.
Se não for trocada a tempo, o dano pode ser ainda maior afetando o motor, o que seria muito mais sério. Para que tudo isso não aconteça, é importante saber quando trocar a correia do alternador e a única maneira é por meio de contato visual para verificar seu estado de desgaste.
Como saber se a correia do alternador está muito esticada?
Quando a correia está esticada, ela pode começar a vibrar e produzir um som semelhante a um chiado. Além disso, a perda de potência do motor e a dificuldade em dar partida também podem ser sintomas de estiramento. Outro indicativo é a presença de rachaduras ou desgaste visível na superfície da correia.
Como saber se a correia dentada está ruim? Aqui estão alguns sinais aos quais você deve se atentar: Ruídos: se você ouvir ruídos incomuns, como tique-taques ou estalos, provenientes do motor ou do sistema em que a correia dentada está instalada, pode ser um sinal de que a correia está desgastada ou mal tensionada.
Fissuras ou rachaduras na carcaça: Qualquer sinal de fissura ou rachadura na carcaça da bateria indica que ela está comprometida e deve ser substituída. Descoloração dos terminais: Mudanças na cor dos terminais da bateria, como escurecimento ou aparência queimada, podem indicar problemas com a condução elétrica.
Quantos quilômetros para trocar a correia do alternador?
Geralmente, a peça atinge seu limite de desgaste e deve ser substituída, em média, a cada 40 ou 50 mil quilômetros rodados, ou em intervalo de dois a cinco anos, dependendo da recomendação do fabricante e do uso do veículo. A troca dessa peça no momento certo é muito importante.
Posso andar com a correia do alternador quebrada? Superaquecimento do motor, pois sem energia a bomba de água não estará funcionando; Queima da junta do cabeçote.
Saber quantos km aguenta uma correia dentada é bem importante para fazer a manutenção adequada. Segundo a maioria das montadoras, a correia dentada possui uma vida útil de, em média, 50 mil km ou 3 anos.
Assim, a quilometragem ideal para realizar a substituição da correia do alternador é de 20 mil km. Um ponto muito importante para se observar é em relação ao estado da correia que vai substituir a que está no local.
Como saber se está na hora de trocar a correia do alternador?
Se você ouvir um ruído de batida ou estalo vindo do motor enquanto o veículo estiver em funcionamento, isso pode indicar que a correia dentada está frouxa ou desalinhada. Esse barulho pode ser especialmente audível quando você acelera o veículo.
O custo médio do alternador do carro para reposição varia de acordo com o modelo e o fabricante da peça, girando em torno de R$600 a R$2 mil, considerando o valor da peça toda. Em alguns casos, é possível trocar apenas um ou mais componentes internos para baratear o custo.
Já o alternador, não possui uma vida útil. Sua durabilidade vai depender da utilização da peça dos hábitos do motorista. A dica é fazer a manutenção preventiva a cada 10 mil quilômetros. O motor de partida, por sua vez, pode durar, em condições ideais, até 50 mil quilômetros.
Em alguns casos a “cantoria” da correia do alternador pode ser resolvida com parafina, simplesmente passando uma vela no componente. Mas em caso de persistência pode ser outro problema e necessita uma verificação mais minuciosa.
Sem o alternador, não seria possível manter a bateria do automóvel na sua máxima capacidade de carga e o veículo só iria continuar a funcionar normalmente até esgotar toda a energia acumulada. Sendo assim, se tiver o alternador avariado, é recomendável não utilizar o carro nessas situações.
A primeira coisa a se fazer é ligar o motor do carro e testar direto nos polos da bateria pra ver se tem a tensão entre 13,50v e 14,50v. Se o valor se manter dentro dessa faixa mesmo com os faróis ligados então consideramos que o alternador está gerando energia muito bem.
Quanto custa um alternador de carro? O custo de um alternador de carro varia dependendo do modelo e da marca do veículo. Em geral, os alternadores podem variar de preço, mas, em média, o custo para substituir um alternador varia de R$500 a R$2000.