Assim, esta junção entre as duas comunicações é o que comumente chamamos de linguagem híbrida. Desta forma, a linguagem híbrida ou mista combina elementos da linguagem verbal e não verbal para transmitir uma única mensagem. Como principais exemplos de linguagem híbrida podemos citar: Charges.
Assim, são considerados pertencentes às semióticas sincréticas os textos que mobilizam múltiplas linguagens (gráfica, sonora, visual, audiovisual) em uma mesma enunciação, como ocorre em filmes, blogs, programas de televisão, HQs, entre outras.
O sincretismo religioso é um processo cultural que envolve a fusão de diferentes tradições, crenças e práticas para a formação de uma nova doutrina religiosa e/ou expressões de cunho cultural e filosófico.
Em linguística, o termo «hibridismo» (derivado de híbrido) tem relacionamento com a sua conotação biológica e foi empregado a partir do século XIX para se referir à mistura entre línguas (Josiah, 2014, pp. 161- -162).
O texto multimodal, também presente nos manuais de montagem e em bulas de medicamentos, é o que se compõe de, pelo menos, duas formas de comunicação: a imagem e o (texto) escrito, mas pode ser integrado por outros componentes como som, fala, movimentos gestuais, entre outros.
A linguagem informal é uma forma mais pessoal de se comunicar e admite o uso de gírias, palavrões, expressões e abreviações características de cada local, se sujeitando, portanto, a variações culturais e regionais. A expressão oral tende a ser mais informal, com maior fluidez e menor rigor gramatical.
É uma língua surgida no ambiente da internet, baseada na simplificação informal da escrita. Consiste numa codificação que utiliza caracteres alfanuméricos. Utilizada inicialmente apenas em salas de bate-papo, essa linguagem vem sendo adotada em telefones celulares, fóruns da internet e até em e-mails.
As múltiplas linguagens é um processo de reconhecimento da aprendizagem e do desenvolvimento integral da criança, no qual cria e recria, usa sua imaginação e organiza o espaço a qual está inserida.
A linguagem mista, conforme o nome diz, apresenta uma mescla entre linguagem verbal e linguagem não verbal. Se quisermos pensar em linguagem mista, podemos citar os anúncios publicitários em TV e jornais, as histórias em quadrinhos e as diversas produções audiovisuais.
Hibridismos são palavras formadas por elementos pertencentes a línguas diferentes. Estamos falando, pois, acerca do processo de formação de palavras – fato que nos faz recordar da derivação e da composição, não é verdade?
O gênero textual híbrido é uma forma de comunicação que combina características de diferentes gêneros textuais, resultando em textos inovadores e adaptados às demandas contemporâneas. Sua capacidade de combinar diferentes linguagens e recursos visuais proporciona uma comunicação mais atrativa, envolvente e eficaz.
A linguagem neutra visa se comunicar de maneira a não demarcar gênero no discurso linguís- tico, a fim de incluir todos os indivíduos. Aplica-se a pessoas não-binárias, bebês intersexo, ao nos referirmos a um grupo de pessoas com mais de um gênero ou quando não sabemos quais pronomes usar com determinada(s) pessoa(s).
Plutarco é creditado como um dos primeiros a usar a palavra sincretismo para descrever a união dos povos cretenses. O sincretismo pode ser do tipo social, cultural ou religioso. No Brasil, as religiões de matriz africana e algumas festividades populares são exemplos clássicos de sincretismo.