Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca, porém, alguns fatores podem reduzir pela metade essa expectativa. Confira alguns exemplos de situações ou práticas que prejudicam a durabilidade do pneu: Pneus de baixa qualidade.
Na verdade há estatísticas em escala europeia que indicam que a média é entre 25.000 e 50.000 km para motoristas que geralmente dirigem de forma normal, com picos que podem alcançar 75.000 km no caso de uma condução mais relaxada, mas esse número pode cair para abaixo de 10.000 km se o motorista não abrir mão de tirar ...
Quanto tempo dura um pneu novo? Se formos levar em conta pneus novos, originais, de boa qualidade, em um veículo usado habitualmente, com manutenções em dia e todos os devidos cuidados, alguns fabricantes estimam uma média de cinco a seis anos.
Em geral, os pneus de carro podem durar de 20.000 a 50.000 quilômetros, mas essa faixa pode ser menor ou maior dependendo das condições de uso. A maioria dos fabricantes de pneus recomenda a substituição dos pneus quando a profundidade do sulco do pneu atingir 1,6 mm.
A resposta é rápida e simples: no perfil do pneu, você encontrará informações como a banda de rodagem do pneu, a data em que foi fabricado e também a letra que indica a velocidade máxima que o pneu pode suportar.
Qual pneu dura mais: os de carro zero ou comprados depois?
Qual a quilometragem máxima de um pneu?
Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca, porém, alguns fatores podem reduzir pela metade essa expectativa. Confira alguns exemplos de situações ou práticas que prejudicam a durabilidade do pneu: Pneus de baixa qualidade.
Segundo a Resolução nº 558/80 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), é proibido circular com o veículo quando a borracha da banda de rodagem se desgasta e atinge o TWI, tornando-se inferior a 1,6 mm.
A legislação determina que um pneu deve ser trocado quando os sulcos da banda de rodagem (rasgos no pneu) tiverem menos de 1,6 mm de altura. Esse limite é indicado em seus pneus por indicadores de banda de rodagem, pequenas áreas em relevo entre os sulcos que medem essa altura com precisão.
Qual é a marca de pneu que dura mais? Todas as marcas apresentadas têm boa durabilidade, mas podemos citar a Goodyear como a marca mais resistente, segundo o site Moura. Isso porque a empresa tem característica de produção de pneus que serão usados em estradas por veículos grandes, como caminhões, ônibus e camionetes.
Na verdade, cada pneu também tem um limite de quilometragem sugerido. A fabricante Pirelli afirma que a média de vida de um pneu está entre 25.000 e 50.000 km.
Com cuidados adequados e uma condução cuidadosa, o pneu pode durar até 60.000 a 80.000 km. No entanto a durabilidade do pneu pode ser afetada por vários fatores, como a forma de condução, a calibragem do pneu, o alinhamento e cambagem do carro, e o tipo de carro em que o pneu é usado.
E a Goodyear estima sua durabilidade em 500 mil km. E a mágica está no novíssimo composto de borracha, que na verdade é produzido com óleo de girassol, resina de pinheiro, borracha propriamente dita e, pasmem, sílica de cinzas de casca de arroz.
Normalmente fabricados com compostos especiais de borracha, os pneus de ultra quilometragem entregam grande durabilidade e são os queridinhos de quem quer chegar mais longe.
Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca; mas essa estimativa é feita para os itens que são bem conservados. Algumas práticas ruins dos motoristas prejudicam a durabilidade do equipamento.
Os pneus têm uma vida útil que geralmente é de cinco a seis anos a partir da data de fabricação. Você pode encontrar essa informação na lateral do pneu, onde há uma sequência de números e letras conhecida como DOT.
Para que você consiga identificar a vida útil dos pneus, basta analisar o indicador de desgaste de rodagem, conhecido como Tread Wear Indicator (ou TWI). Os ressaltos que ficam nos sulcos dos pneus tem exatos 1,6mm de profundidade. Assim, eles funcionam como um indicador do desgaste da banda de rodagem.
Os sinais mais claros de que você precisa trocar os pneus do carro são facilmente observáveis. Se existe discrepância de desgaste, se os sulcos já não estão como deveriam ou, até mesmo, se existem bolhas, furos e cortes. Todos estes são fatores que influenciam fortemente na hora de tomar a decisão de trocar os pneus.
Em primeiro lugar, é preciso saber que a validade do pneu, mesmo novo e sem utilização, é de cinco anos. Após esse prazo, aproximadamente, ele deve ser substituído. O limite da vida útil do pneu se dá devido ao desgaste natural da borracha.
Em primeiro lugar, no fundo dos sulcos têm o TWI (Tread Wear Indicator), indicador do desgaste do piso/banda de rodagem, que se o pneu já encostou neles, então está na hora de trocá-lo. Se você não percebeu esses indicadores no fundo dos sulcos, saiba que a espessura mínima do sulco é de 1,6 milímetro.
O desgaste irregular dos pneus pode ser causado por: Hábitos de condução. Alinhamento incorreto das rodas. Tamanho dos pneus ou definições da pressão inadequados.
A letra "S" equivale a 180 km/h. Para ver a tabela completa de índices de carga e velocidade, clique aqui. Outro jogo de números que pode aparecer em seu pneu é o Código DOT (sigla em inglês para "Departamento de Transportes" dos Estados Unidos), que indica a semana e o ano de sua fabricação.