Os três navios da classe Olympic foram construídos pela Harland and Wolff, em Belfast, Irlanda. O Olympic foi o primeiro a ser lançado, em 1911, e o Titanic o segundo, em 1912. O Britannic, o terceiro, foi lançado em 1914, mas foi convocado logo pela marinha britânica para ser usado na Primeira Guerra Mundial.
Joseph já tinha construído quatro navios que superaram a construção do RMS Oceanic, de 1899: RMS Celtic, RMS Cedric, RMS Baltic e o RMS Adriatic, todos muito luxuosos, mas não tão rápidos.
O naufrágio do Titanic fez com que o Olympic fosse equipado com os 64 botes originais do projeto. Já o Britannic, que na época ainda estava em construção, teve seu projeto alterado para que os botes fossem empilhados em enormes turcos, diferentes dos Wellin instalados em seus irmãos.
A tripulação do Titanic afirma ter visto outro navio por perto enquanto a tripulação do Californian disse ter avistado luzes de outra embarcação e o lançamento de fogos de artifício sinalizadores, porém não entenderam seu significado e acabaram não prestando assistência.
O Olympic foi o primeiro a ser lançado, em 1911, e o Titanic o segundo, em 1912. O Britannic, o terceiro, foi lançado em 1914, mas foi convocado logo pela marinha britânica para ser usado na Primeira Guerra Mundial. Ele afundou em 1916.
Em 2012, ele mergulhou na Fossa das Marianas, considerada um dos pontos mais profundos dos oceanos da Terra, a quase 11 quilômetros abaixo da superfície. Ele fez isso em um veículo submersível de 24 pés que projetou, chamado Deepsea Challenger, e levou câmeras para documentar toda a jornada no oeste do Pacífico.
Aos 63 anos, o britânico Dick Barton acumula 22 mergulhos até os destroços do Titanic. A primeira descida até os restos do navio ocorreu em 1993, apenas oito anos depois da descoberta da fuselagem do Titanic.
Joaquim José já havia trabalhado e morado em São Paulo. Nesta viagem, via Nova York, o português buscava voltar pra cá para se juntar a sua família. Infelizmente, o homem de 41 anos morreu no naufrágio.
Gerou a sua fortuna estimada em US$ 87 milhões construindo hotéis, como o Waldorf-Astoria Hotel em 1897. Jacob Astor era pai de dois filhos, fruto do seu primeiro casamento.
Cinco tripulantes que estavam no morreram no acidente: os bilionários Hamish Harding, o mergulhador francês Paul-Henry Nargeolet,o empresário Shahzada Dawood e seu filho, Suleman Dawood, do Paquistão. A tragédia levantou questões sobre a segurança de viagens do tipo ao fundo do mar.
Uma bolsa da moda feita de couro de jacaré e pequenos frascos de perfume que ainda liberam um aroma potente são apenas alguns dos artefatos preciosos recuperados do naufrágio mais famoso do mundo, o Titanic.
O primeiro navio a encarar o alto mar foi o Royal Mail Ship (RMS) Olympic em 1911, enquanto o Titanic e o Britannic iniciaram suas operações em 1912 e 1915, respectivamente. No entanto, o artigo da National Geographic Espanha afirma que o mais velho dos “irmãos” foi o único a sobreviver a um acidente sem afundar.
Nesta viagem o Britannic afundou, no mar Egeu, depois de colidir com uma mina naval. A explosão causou sérios danos ao casco, resultando em uma rápida inundação. Embora várias medidas tenham sido tomadas para evacuar o navio, o Britannic afundou em menos de uma hora após a explosão.
Elizabeth Gladys Millvina Dean, a última sobrevivente do Titanic, faleceu em maio de 2009, quase um século após o naufrágio ocorrido em abril de 1912. Mais de uma década antes, em 1995, Millvina Dean concedeu uma entrevista ao repórter brasileiro Geneton Moraes Neto.
Para chegar lá, Cameron e o ator Bill Paxton, que viveu o explorador Brock Lovett no longa-metragem da década de 90, primeiramente, utilizaram um navio de pesquisas russo e, depois, dois submersíveis, que os guiaram até os destroços. A viagem organizada pela dupla aconteceu entre agosto e setembro de 2001.
Conhecido por alguns filmes de maiores bilheterias de todos os tempos, James Cameron, diretor do filme Titanic (1998), já visitou os destroços do famoso navio 33 vezes em sua vida. Amante das profundezas do Oceano, Cameron gravou um documentário sobre essas visitas em 2003, chamado de "Fantasmas do abismo".
Ele continuou servindo como o principal navio da White Star Line junto com o RMS Majestic até sua aposentadoria em 1935. O Olympic foi desmontado em 1937, com muitos de seus elementos decorativos sendo leiloados e reutilizados em hotéis e até mesmo em outros navios.
Bruce Ismay, presidente da White Star Line e dono do Titanic, que se salvou em um dos botes. Acusado de covardia, ele caiu no ostracismo e foi à falência. Com o naufrágio, muitos destroços do navio foram perdidos e ficaram no fundo do oceano.