Apesar de ser pequena em tamanho, a mão é uma das regiões do corpo com maior número de ossos, sendo formada por 27 ossos, e está dividida em 3 partes, sendo elas: carpo (punho), metacarpo e falanges (dedos).
Na fileira proximal, estão presentes os ossos pisiforme, piramidal, semilunar e escafoide. Já na fileira distal, temos o hamato, o capitato, o trapezoide e o trapézio.
O primeiro passo para a gente entender sobre os ossos do pé é saber quantos ossos têm no pé (e como são divididos). Bem, são 26 ossos, sendo 7 ossos tarsais, 5 metatarsais e 14 falanges. O tarso é a porção proximal do pé, conhecido como retropé.
A estrutura óssea destes membros é extremente forte, composta por 6 ossos, sendo, ÚMERO que é o único osso do braço e se liga aos ossos ULNA e RÁDIO, que formam o antebraço. O úmero se estende do ombro ao cotovelo e se une à ulna e ao rádio.
O fêmur é considerado o maior osso do corpo humano, e encontra-se localizado na coxa, entre o quadril e o joelho, sendo um dos ossos mais importantes do nosso corpo. O fêmur consegue suportar grandes pressões e cargas, nos dando equilíbrio e sustentação.
São ossos alongados, em forma de semi-arcos, que se articulam com as vértebras e com o esterno. O ser humano possui 12 pares de costelas classificas em: Verdadeiras: são 7 pares de costelas que se articulam diretamente com o esterno através das cartilagens costais.
Ossos. O fêmur, a tíbia e a patela (rótula) constituem os ossos do joelho. Por sua vez, a articulação do joelho mantém esses ossos no lugar. A patela é um osso pequeno em forma de triângulo que fica na parte frontal do joelho, dentro do músculo quadríceps.
Os ossos do pescoço são compostos pelas vértebras cervicais, as primeiras sete vértebras da coluna vertebral, localizadas na região do pescoço. Elas ajudam a sustentar a cabeça e permitir movimentos de rotação. O osso hioide, apesar de estar na região do pescoço, não está ligado à coluna vertebral.
O esqueleto de um bebê tem cerca de 270 ossos, enquanto que um adulto possui cerca de 206. Assim, pode-se perceber que o esqueleto humano diminui quando a pessoa chega à fase adulta. Isso acontece porque alguns deles se unem.
- Músculos: Os músculos da mão são divididos em músculos intrínsecos (localizados na mão) e músculos extrínsecos (originam-se no antebraço e se estendem até a mão). - Nervos: A mão é ricamente inervada por nervos, incluindo o nervo mediano, ulnar e radial, que fornecem sensação e controle motor para os músculos da mão.
Os nervos da mão e do punho originam-se de uma estrutura chamada plexo braquial que está localizada proximalmente na raiz do pescoço e na região axilar. Este plexo é formado pela combinação dos ramos anteriores dos nervos espinais C5-T1 e é responsável pela inervação motora e sensitiva do membro superior.
O osso do quadril consiste no ílio, ísquio e púbis que são bem distinguíveis no embrião e se juntam com a idade. O osso do quadril forma o esqueleto da pelve (pelve óssea), junto com os ossos sacro e cóccix. Cada adulto possui um par de ossos do quadril, simetricamente dispostos e ligados entre si pela sínfise púbica.
Cada pé apresenta 26 ossos. Tálus, calcâneo, navicular, cuboide, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio e cuneiforme lateral são ossos tarsais. Existem cinco ossos metatarsais que são denominados de acordo com sua posição. No total existem 14 falanges, sendo três por dedo, com exceção do hálux, que possui duas.
O menor órgão do corpo humano é a glândula pineal. Tem entre 5 e 8 mm, o tamanho de uma ervilha. Fica no centro do cérebro e é responsável por produzir a melatonina, hormônio que controla o sono. Seu funcionamento é estimulado pela escuridão e deixa de funcionar na claridade, ou seja, é produzida durante a noite.
Os ossos nasais são dois ossos pequenos e simétricos da face (crânio), que constituem a ponte do nariz. Seus limites superiores e corpos formam a ponte do nariz (glabela). Os limites inferiores se conectam com a cartilagem nasal para formar a margem superior da abertura nasal.
Costelas típicas – da 3ª à 9ª possuem características comuns, cada costela possui uma cabeça, colo, tubérculo e corpo. As costelas de um humano são 24 (12 pares).