A rainha é quase duas vezes maior do que as operárias e é a única fêmea fértil da colmeia, com um sistema reprodutivo bastante desenvolvido. Ela coloca cerca de 2.500 ovos por dia!
Quantos dias demora para nascer uma abelha rainha?
A geléia real é o único e exclusivo alimento da abelha rainha, durante toda a sua vida. A abelha rainha leva de 15 a 16 dias para nascer. Após o quinto dia de vida, a rainha começa a fazer vôos de reconhecimento em torno da colméia.
ELA É A ÚNICA FÊMEA FÉRTIL DA COLÔNIA, RESPONSÁVEL POR MANTER A ORDEM NA COLMEIA E PELA POSTURA DOS OVOS DE ONDE NASCERÃO AS ABELHAS OPERÁRIAS E OS ZANGÕES, QUE SÃO CAPAZES DE COLOCAR EM TORNO DE 1.500 OVOS EM UM DIA.
Em Apis mellifera, uma rainha pode viver, em média, dois anos de idade. As operárias podem viver em média 45 dias e os machos, quando não acasalam com uma princesa, podem viver até 80 dias. Quando acasalam com uma princesa, morrem após a cópula.
O que muitas pessoas não sabem, entretanto, é que as abelhas dormem de cinco a oito horas por dia. É por esse motivo que, quando a noite chega, os insetos que trabalharam a tarde toda simplesmente entram em um estado de sono.
O que acontece com as abelhas quando a rainha morre?
Se uma rainha morre de repente, as operárias irão tentar criar uma "rainha de emergência" selecionando algumas células das quais a larva tenha acabado de sair e preenchem com geléia real. As operárias então, constroem uma célula especial (feita exclusivamente para abrigar a rainha) improvisada.
A cópula da rainha não é somente uma vez. A rainha continuará a copular com quantos zangões forem necessários para diminuir a consangüinidade entre zangões do mesmo enxame. Quando não consegue obter espermatozóide suficiente, a rainha repete a revoada nupcial.
Além das características genéticas da rainha, a idade da mesma também influencia a atividade e produção da colônia. Embora uma rainha possa viver até cinco anos, sua vida útil é de um ano, quando ela est6 com sua capacidade máxima de postura.
Um indivíduo visita dez flores por minuto e faz em média 40 voos por dia, tocando cerca de 40 mil flores e recolhendo o seu néctar . Cada abelha produz aproximadamente cinco gramas de mel por ano.
Todo o ciclo de vida de uma abelha é verdadeiramente fascinante. Elas passam por metamorfoses, começando como ovos, evoluindo para larvas, pré-pupas, pupas e finalmente, atingindo a fase adulta. Esse processo leva 21 dias para as operárias, 16 dias para as rainhas e 24 dias para os zangões.
Mais ainda: o ferrão está ligado a órgãos internos da operária. Ao voar para longe, ela perde parte de seu intestino e alguns músculos e nervos. Como consequência, morre pouco tempo depois. As abelhas-rainha, vespas, marimbondos e mamangavas podem picar várias vezes porque não perdem o ferrão.
Porque o zangão morre depois de fecundar a abelha rainha?
Mesmo os sortudos que conseguem reproduzir têm um fim trágico: os machos morrem depois da cópula, pois parte do seu órgão genital é rompido e fica preso no abdômen na fêmea. É relativamente comum que um zangão seja confundido com uma rainha, já que são maiores do que as operárias.
A resposta é simples, alimento! Então, uma abelha operária se aproxima, para atender a Sua Majestade e passa o alimento (mel). Esse comportamento (trofalaxia), também é observado em outros insetos sociais, como formigas e vespas. Veja que a abelha rainha é insistente, precisa do máximo que estiver disponível.
Se a rainha fertilizar o óvulo com um espermatozoide da espermateca, ela gera uma fêmea diploide ― com duas cópias de cada gene (o materno e paterno) em suas células. Quando querem produzir machos, as abelhas fecham um canal da espermateca para impedir que os ovos sejam fertilizados.
As operárias geralmente elegem simultaneamente mais de uma larva para suceder o trono. Quando elas nascerem, haverá uma competição mortal para elas. Elas irão lutar entre si e a vencedora será eleita para reinar a colônia. A principal arma utilizada na disputa pelo trono entre as rainhas é um jato de fezes.
O que acontece se tirar a abelha rainha da colmeia?
O que acontece após o descarte da abelha rainha velha? Sem a rainha na colmeia, as abelhas operárias trabalham para formar uma nova abelha rainha. No processo, são escolhidas larvas mais vigorosas, que são alimentadas com geleia real. Seu desenvolvimento ocorre em células maiores, conhecidas como realeiras.
Os machos são expulsos da colônia por volta de 10 dias de vida e vivem cerca de três semanas no ambiente, mas, caso encontrem uma rainha, morrem logo após a cópula. Já as rainhas podem viver de dois a quatro anos, o que geralmente depende de seu desempenho na postura de ovos.
Quando a rainha já não produz feromônios em quantidade suficiente, as operárias podem decidir trocá-la. Em alguns casos, as abelhas parecem culpar a rainha por algum distúrbio maior na colônia, e liquidam-na por embalamento: se aglomeram ao seu redor até sufocá-la.
A temporada de reprodução costuma ocorrer durante os meses mais quentes da primavera e verão, também conhecida como período de enxameação, mas varia dependendo da espécie de abelha e das condições ambientais.
A principal hipótese dos cientistas é que essas abelhas desenvolveram o hábito noturno como fuga de competidores por recursos florais durante o dia e também como forma de evitar inimigos naturais mais comuns no período diurno, como os parasitas de seus ninhos.
Na verdade, as abelhas nem chegam a dormir, assim como muitos peixes e outros insetos. Elas apenas reduzem a atividade metabólica. durante a noite, mas o trabalho delas continua intenso dentro do ninho.