Estudos de astrofísicos da universidade de Harvard, nos EUA, calculam que existam cerca de 17 bilhões de planetas parecidos com a Terra apenas na Via Láctea. Se ampliarmos a pesquisa para qualquer tipo de planeta (semelhantes aos gigantes gasosos do nosso sistema solar), este número salta para 100 bilhões.
Se a nossa galáxia possui cerca de 100 bilhões de planetas e existem mais bilhões de galáxias espalhadas no universo, cada uma delas com um número parecido de planetas, nós estaríamos falando de 100 sextilhões de planetas no total — o número 1 seguido por 23 zeros.
Atualmente, ele é formado por oito planetas, sendo eles: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Os chamados planetas rochosos, mais próximos do Sol, são formados predominantemente por rochas. Já os planetas gasosos, localizados mais distantes do Sol, são constituídos por gases diversos.
Se considerarmos cálculos que levam em conta planetas externos como os do Sistema Solar, chegaríamos a um total de dez trilhões de planetas na Via Láctea — isso sem considerar os planetas órfãos, aqueles que não orbitam estrela alguma. Ao incluí-los, o número pode chegar a até 10¹⁹ planetas.
Nesta terça-feira (22), a Nasa alcançou um marco expressivo ao ultrapassar a contagem de mais de 5.000 exoplanetas descobertos pelos telescópios da agência espacial norte-americana. Segundo a Nasa, a jornada de 30 anos ampliou o conhecimento do universo, até então restrito aos planetas do sistema solar.
QUANTOS PLANETAS EXISTEM NO UNIVERSO? Você Sabia? // Você Sabe!
O que a Nasa descobriu para 2024?
Última atualização em 21 de agosto de 2024 às 12h50. A NASA está monitorando um objeto celeste misterioso que atravessa a Via Láctea a uma velocidade impressionante de mais de 1,6 milhão de quilômetros por hora.
O maior planeta conhecido atualmente foi chamado de TrES-4 — ele foi descoberto por uma equipe que trabalhou em um projeto de observação chamado Trans-Atlantic Exoplanet Survey (TrES).
Em 2006 a União Astronômica Internacional (UAI) criou uma definição formal do termo "planeta", a qual fez Plutão deixar de ser planeta e ganhar a nova classificação de planeta anão, juntamente com Éris e Ceres.
Astrônomos encontraram a maior galáxia já registrada pela ciência. Localizada a cerca de 3 bilhões de anos-luz de distância, a Alcyoneus, como foi batizada, é uma rádio galáxia gigante que atinge 5 megaparsecs no espaço, o que significa que ela tem 16,3 milhões de anos-luz de comprimento.
O Sistema Solar é composto por oito planetas, cada um com suas próprias particularidades em termos de composição e características. Entre eles, o menor é Mercúrio, que é apenas um pouco maior que a lua da Terra, relata a Nasa.
Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado. É como se o planeta rolasse no sentido da sua translação.
No entanto, de acordo com a Nasa, ele foi reclassificado como um "planeta anão" depois que missões astronômicas encontraram corpos espaciais muito semelhantes a Plutão no distante Cinturão de Kuiper, um disco de asteróides localizado além da órbita de Netuno.
A resposta é simples: Mercúrio é o planeta mais próximo da Terra. Este pequeno mundo rochoso orbita o Sol a uma distância média de cerca de 57,9 milhões de quilômetros, tornando-o o vizinho mais próximo do nosso planeta.
A nossa galáxia foi batizada de Via Láctea por causa do seu aspecto esbranquiçado. Os gregos antigos a chamaram assim porque viam um “caminho de leite” ao observar o céu. Essa aparência leitosa fica mais visível a olho nu em noites de inverno e em locais com pouca poluição luminosa.
Segundo o Space Telescope Science Institute, o centro científico de operações dos telescópios Hubble e James Webb, existem tantos buracos negros no Universo que é impossível contá-los. É como contar os grãos de areia de uma praia. A conta é inimaginável.
De acordo com a Nasa, Andrômeda é a galáxia mais próxima da Via Láctea, portanto, é fácil distingui-la entre o aglomerado de estrelas no céu quando visto da Terra.
A maior coisa do universo: grande muralha Hércules-Corona Borealis. Se um grande objeto galáctico impressiona, imagine uma fila de galáxias se estendendo por mais de 10 bilhões de anos-luz, com um conjunto extremo de estrelas e sistemas estelares.
1º - VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra. Sua localização aparente está na constelação de Cão Maior.
Segundo essa nova classificação, Plutão não é mais considerado um planeta, e se encaixa numa nova categoria chamada “planeta anão”. Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, por serem visíveis a olho nú, são conhecidos desde a antiguidade, foram identificados e nomeados por diversas civilizações.
A última grande explosão observada em Júpiter ocorreu em 1994, quando um asteroide com força de 300 milhões de bombas atômicas atingiu o planeta e deixou marcas em sua atmosfera.
Plutão é um planeta anão que orbita o nosso sistema solar. Ele está localizado em uma região desse sistema chamada de Cinturão de Kuiper, em uma zona muito afastada do sol e que, portanto, apresenta uma baixíssima influência desse astro.
Por que Urano é o planeta mais Frio? Urano, embora não seja o planeta mais distante do Sol, ostenta o título de ser o mais frio do Sistema Solar. Essa característica gélida resulta de uma combinação complexa de fatores atmosféricos e condições climáticas únicas que se manifestam nesse gigante.
Vênus, por sua vez, destaca-se como o planeta mais quente do Sistema Solar, com uma atmosfera densa composta principalmente de dióxido de carbono, criando um efeito estufa sufocante.
Relação com a Terra. A Lua é pequena em relação à Terra, com cerca de um quarto do diâmetro do planeta e 1/81 da sua massa. É a maior lua do Sistema Solar proporcionalmente ao tamanho do seu planeta, embora Caronte seja maior em relação ao planeta anão Plutão, com cerca de 1/9 da sua massa.