Um ponto divide a reta em duas semirretas que possuem sentidos opostos. A semirreta possui começo, mas não possui fim. ➢ Segmento de reta É parte da reta limitada por dois pontos.
Desse modo, as retas possuem infinitos pontos e nenhum espaço entre eles. As retas são objetos que possuem uma dimensão apenas, assim, só é possível tomar uma medida em qualquer objeto que esteja definido dentro de uma reta: o comprimento.
Portanto, retas podem ser “desenhadas” a partir de apenas dois pontos, contudo, elas são infinitas tanto na direção do primeiro ponto quanto na direção do segundo. Tendo em vista que as retas possuem infinitos pontos, conclui-se que elas também possuem comprimento infinito.
Numa reta, bem como fora dela, existem infinitos pontos, mas dois pontos distintos determinam uma única reta. Em um plano e também fora dele, há infinitos pontos.
As retas são conjuntos de pontos que não fazem curvas. Elas são infinitas para as duas direções. Como esses pontos não estão no mesmo lugar, é possível medir a distância entre eles. Entretanto, como os pontos continuam não tendo dimensão ou forma, não é possível medir sua largura.
Um segmento de reta nada mais é do que uma parte de uma reta que possui um ponto inicial e um ponto final, chamados de “extremos”. Na figura a seguir temos uma reta r, e a parte vermelha compreendida entre os pontos A e B é um segmento de reta.
A reta possui infinitos pontos, e todos esses pontos pertencem a ela, isto é, a reta é infinita para ambas as direções. A partir desse conceito primitivo é que conseguimos definir semirreta. O segmento de reta é uma parte de uma reta.
Para saber se um ponto pertence à uma reta basta verificar se suas coordenadas formam uma solução para a sua equação. Exemplo: A equação y = − 3 x + 1 é uma reta com coeficiente angular igual a -3. Observe que os pontos A = ( 1 , − 2 ) e B = ( 0 , 1 ) pertencem a reta.
Para desenhar uma reta, só são necessários dois pontos. Esse é mais um postulado proveniente da geometria. Uma reta é uma figura geométrica que possui uma única dimensão. Isso significa que só é possível tomar uma medida de qualquer objeto definido dentro de uma reta.
Para calcular o comprimento desse segmento de reta, utilizamos uma fórmula deduzida do teorema de Pitágoras. Dados os pontos A(xA, yA) e B (xB, Yb), para calcular a distância entre esses dois pontos, utilizamos a fórmula dAB² = (xB – xA)² + (yB – yA)².
Um axioma importante e muito útil na Geometria envolve o estudo do ponto, da reta e do plano. Por um único ponto passam infinitas retas. Por dois pontos distintos A e B passa uma única reta. Para determinarmos um plano necessitamos de pelo menos três pontos.
O ponto médio de um segmento de reta é o ponto que separa o segmento em duas partes com medidas iguais. Ouça o texto abaixo! Podemos concluir que AB = 2 * (AM), considerando que M é o ponto médio do segmento AB.
Esses pontos estão representados em vermelho na reta r. O segmento de reta pode ser identificado através dos seus dois pontos extremos que são indicados por duas letras maiúsculas (A e B). Essas letras possuem um traço sobre elas. Em resumo, um segmento de reta é um ente matemático finito, isto é, tem início e fim.
Um segmento de reta nada mais é do que uma parte de uma reta que possui um ponto inicial e um ponto final, chamados de “extremos”. Na figura a seguir temos uma reta r, e a parte vermelha compreendida entre os pontos A e B é um segmento de reta.
Retas paralelas: são retas que não possuem interseção e estão em um mesmo plano. Retas concorrentes são retas que têm um ponto em comum. As retas perpendiculares são retas concorrentes que formam entre si um ângulo reto. Retas reversas são retas que não têm interseção entre elas e que não são paralelas.
Numa reta e num plano existem infinitos pontos (dentro e fora dele). Dois pontos distintos determinam uma única reta que passa por eles; Três pontos não colineares determinam um único plano que passa por eles.
As retas r e s são perpendiculares. Retas perpendiculares são duas retas cujo ângulo entre elas mede 90°. Se r e s são retas perpendiculares, então escrevemos r⊥s. Podemos identificar duas retas perpendiculares a partir de suas equações reduzidas, que apresentam o formato y=mx+n.
Por dois pontos passa uma única reta. Por três pontos não colineares passa um único plano. Se dois pontos de uma reta pertencem a um plano, então todos os pontos da reta pertencem ao plano.