Em 2020, os números chegaram a 3,36 milhões em todo o território nacional. Ao mesmo tempo, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) afirma que80% das micro e pequenas empresas não chegam a completar o primeiro ano, e 60% fecham antes dos cinco.
De acordo com o IBGE, 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos e o principal motivo é a falta de gestão eficiente. Os dados mostram que 25% dos empreendedores brasileiros que fecharam suas empresas apontaram a falta de gestão como um dos motivos principais para a falência.
Um dos principais fatores que levam uma empresa quebrar é a falta de dinheiro. Não tem como uma empresa sobreviver se não tiver dinheiro. Essa falta de dinheiro pode acontecer por diversos fatores, mas a principal é a ausência de gestão financeira.
É verdade que 400 mil empresas fecharam no Brasil?
Brasil perdeu mais de 400 mil empresas no primeiro semestre de 2023. O Brasil teve saldo negativo entre empresas abertas e fechadas de 427.934 em 2023. O levantamento considera micro, pequeno, médio e grande porte.
A duração média de uma empresa no Brasil pode variar significativamente, dependendo do setor, tamanho, gestão e outros fatores. De acordo com estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e de outras fontes confiáveis, a média de duração das empresas no Brasil é de cerca de 4 a 5 anos.
Empresas especializadas em abertura de pequenas e médias empresas são categóricas ao afirmar que a má gestão e uma contabilidade falha são os principais motivos que levam uma empresa à falência.
Em 2020, os números chegaram a 3,36 milhões em todo o território nacional. Ao mesmo tempo, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) afirma que80% das micro e pequenas empresas não chegam a completar o primeiro ano, e 60% fecham antes dos cinco. Construir uma empresa do zero é um desafio e tanto.
Em resumo, existem vários motivos pelos quais as empresas quebram, incluindo a falta de um plano de negócios, a falta de acompanhamento das necessidades do mercado e do público, a falta de controle financeiro e a falta de conhecimento em gestão de negócios.
As empresas de alto crescimento possuem, em média, mais anos de mercado (14,3 anos) do que o conjunto das empresas ativas (11,6 anos), porém ainda são mais jovens que a média daquelas com 10 ou mais pessoas assalariadas (16,3 anos).
Portanto, ficar muito tempo na mesma empresa pode ser especialmente importante, para quem deseja aproveitar as oportunidades de crescimento profissional inclusive se a empresa oferecer planos de carreira e desenvolvimento interno.
Qual a taxa de mortalidade das empresas no Brasil?
A mortalidade de empresas no Brasil é bastante expressiva, principalmente nos pri- meiros anos do negócio. Pode-se notar que no Brasil a taxa de sobrevivência de empresas vem caindo ao longo dos anos. Somente 22,9% das empresas nascidas em 2009 permaneceram em atividade até 2019.
No primeiro quadrimestre de 2024 foram abertas 1.456.958 empresas, o que representa aumento de 26,5% em relação ao terceiro quadrimestre de 2023 e aumento de 9,2% em relação ao mesmo período em 2023.