Ela também é perceptível em situações bem triviais. "Quando você acorda, para sair da cama você precisa exercer uma força de 1 G para se levantar. Isso porque a força-peso do seu corpo é o resultado do produto da sua massa, por exemplo, 70 kg, pela aceleração da gravidade [9,81 m/s2].
Naturalmente estamos sobre a força de 1 g isso representa 9,8 m/s2, que é a aceleração da gravidade, portanto 2 g é duas vezes a aceleração da gravidade, 3 g é 3 vezes essa aceleração e assim por diante. Sabendo disso agora vamos falar sobre quais os impactos dessa força no corpo humano.
1G é a aceleração que sentimos devido à força da gravidade. É o que mantém os nossos pés firmemente plantados no chão. A gravidade é medida em metros por segundo ao quadrado, ou m/s2. Na Terra, a aceleração da gravidade geralmente tem um valor de 9.806 m/s2.
O g é uma unidade de aceleração não-SI definida como exatamente 9,80665 m/s², o que é aproximadamente igual à aceleração devida à gravidade na superfície da Terra. O símbolo g é escrito em minúscula e itálico, a fim de se distinguir do símbolo G, a constante gravitacional, que é sempre escrita em maiúscula e itálico.
1 quilograma-força (kgf) é a força exercida pela gravidade da Terra sobre a massa de 1 kg. A expressão (2) revela que o peso de 1 kg massa vale 1 kgf , isto é, que o peso de um corpo no sistema técnico e sua massa no S.I. são numericamente iguais, o que tem conduzido a uma grande confusão entre peso e massa.
Assim, um quilograma-força é por definição igual a 9,80665 newton, já que é relativo a uma força exercida pela atração gravitacional em uma massa de um quilograma.
Para calcular o kilograma-força por centímetro quadrado, é necessário levar em consideração a força exercida sobre uma determinada área. A fórmula para calcular essa unidade de medida é simples: kgf/cm² = kgf / cm², onde kgf representa a força em quilogramas-força e cm² representa a área em centímetros quadrados.
Ela também é perceptível em situações bem triviais. "Quando você acorda, para sair da cama você precisa exercer uma força de 1 G para se levantar. Isso porque a força-peso do seu corpo é o resultado do produto da sua massa, por exemplo, 70 kg, pela aceleração da gravidade [9,81 m/s2].
Aquelas primeiras descidas e subidas são um bom exemplo das forças G. Cada valor 'G' a mais exige maior pressão sanguínea para ser bombeada, do coração para o cérebro e simplesmente, o nosso corpo não consegue cumprir essa função acima de 6G. Daí, o breve desmaio.
Os pilotos de caça são treinados para manobras que podem atingir 9-G, o que significa 9 vezes a força gravitacional. Isso significa que se o piloto pesa 70 kg, ele se sente como se pesasse 630 kg. Todas as partes do corpo, incluindo mãos, cabeça, ombros, parecem 9 vezes mais pesadas.
Caso a medida do seu utensílio esteja em mls, não tema! Lembre-se que, quando o assunto é volume, 1 g é o mesmo que 1 ml, logo, se a receita pede 50 ml, é só considerar o sólido como 50 g e vai que é sucesso!
A força-g é uma unidade de aceleração correspondente à aceleração devida à gravidade na Terra. Se uma pessoa passa pela força 4 g a 6 g, ela costuma sofrer de um efeito chamado “G-LOC”, ou simplesmente perda de consciência induzida pela força g.
A constante gravitacional de um planeta pode ser calculada dividindo-se o peso de um objeto por sua massa (g = P/m). Este valor será o mesmo para todos os objetos em um mesmo planeta. Da mesma forma podemos calcular a aceleração de um corpo (P/m = aceleração).
1 Giga (Gbps) equivale a 1.024 Mega (Mbps), ou seja, você terá mais velocidade quando comparado ao Mega e, consequentemente, a sua experiência de conexão será muito melhor.
Normalmente, uma pessoa comum pode suportar uma aceleração de até 5 g antes de perder a consciência. Porém, com trajes especiais e o devido treinamento, pilotos militares conseguem aguentar até 9 g.
Nossos corpos são surpreendentemente resilientes em muitas situações, mas aceleração rápida não é uma delas. O corpo humano aguenta qualquer velocidade constante —seja 20 quilômetros por hora ou 20 bilhões de quilômetros por hora— mas nós só conseguimos mudar a velocidade da trajetória de modo relativamente lento.
Pilotos de caças a jato precisam suportar forças de até 9 g por períodos sustentados de até 15 segundos, principalmente no temido eixo Z, quando o manche é puxado para trás ou empurrado para frente.
O atual recorde mundial de resistência do homem à força g é de 82,6 g. E isso por um período bastante “longo” de 0,04 segundos. Os astronautas, ao chegar no espaço, experienciam o 0 g.
Estas forças são medidas em unidades de g, em que 1g é equivalente à força da gravidade da Terra. Por exemplo, quando um carro de F1 faz curvas a velocidades extremas, os condutores podem sentir forças até 5g.
Com base nessas informações podemos definir que 1 quilograma-força (1kgf) é a força com que a Terra atrai o quilograma-padrão (isto é, o seu peso) ao nível do mar e a 45º de latitude.
Um objeto cuja massa seja um quilograma tem um peso de aproximadamente 9,807 newtons na superfície da Terra, embora este número varie ligeiramente com a latitude, a longitude e a altitude do local.