Para 40% das pessoas (143 mil pessoas), a aprovação foi obtida já na primeira oportunidade. Entres os inscritos, 93% estudaram direito em instituições particulares. No entanto, a taxa de aprovação média desses alunos foi de 18%, muito inferior à verificada entre os alunos de instituições públicas, que atingiu 40%.
Sabemos que a 1ª fase reprova bastante gente, mas a 2ª fase também apresenta um alto índice de reprovação, e por um bom motivo: essa etapa é bem diferente da anterior.
A Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado da OAB divulgou, nesta quinta-feira (27/6), o resultado definitivo da 2ª fase (Prova Prático-Profissional) do 40º Exame de Ordem Unificado (EOU).
Sem considerar as anulações, o IX Exame ainda mantém seu posto de pior prova, seguido pelo XXI Exame. Ou seja, se a OAB não anular nadinha de nada, a 1ª fase do XXIII entrará para a história como a prova que mais reprovou. Foram 115 mil inscritos na atual edição.
De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca examinadora responsável pela aplicação do exame unificado desde o final de 2010, o índice de reprovação tem oscilado em torno dos 80%, e cada candidato tem feito, em média, 4 tentativas até alcançar a aprovação.
Entre as edições II e XL do Exame Unificado, foram contabilizados mais de 5 milhões de inscritos. A média é de 100 mil a 150 mil inscritos por edição. Estima-se que mais de 1 milhão de candidatos tenham sido aprovados no Exame de Ordem.
Calendário OAB 2024: XLI (41º) Exame de Ordem Unificado
As provas de 2ª fase do Exame OAB 41 foram aplicadas no dia 22 de setembro de 2024 , no período de 13h às 18h. Os padrões definitivos de respostas e o resultado preliminar da 2ª fase do Exame OAB 41 já foi divulgado.
Você sabia que a 2ª Fase de Constitucional é a área com maior índice de aprovação do Exame de Ordem? Trata-se de uma área com estudo objetivo, basicamente fundado na Constituição Federal e aplicação de poucas leis esparsas e entendimentos jurisprudenciais.
Conquistar nota 10 em um dos exames mais difíceis do país é um feito para poucos. Mas o cearense Marcos Vinícius Melo da Cunha, de 22 anos, foi aprovado com nota máxima no 35º Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), avaliação que permite o exercício profissional na área.
De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela aplicação da prova, o índice de reprovação chega a 80% e muitos candidatos fazem, em média, quatro tentativas até a aprovação.
As provas da OAB estão num nível de dificuldade absolutamente igual às da Defensoria Pública, do Ministério Público e, se bobear, da magistratura, diz o desembargador Sylvio Capanema, ex-vice-presidente do TJ do Rio de Janeiro.
Agora sim estou animado com a volta do Exame da OAB! Em 1º lugar como pior prova de todos os tempos nós temos o XXIII Exame de Ordem, cuja aprovação foi de 13,35% na primeira fase, sem anulações. Em 2º lugar temos ainda o IX Exame Unificado, com 16,67% de aprovação na 1ª fase, contando com as 3 anuladas de ofício.
A área jurídica mais mais fácil para a segunda fase do Exame de Ordem é aquela que você mais gosta ou tem mais facilidade de estudo. Isso se dá por uma razão simples: não existe área mais fácil.
O motivo disso é que a prova da OAB possui questões multidisciplinares e que dependem de uma ótima interpretação. É comum encontrar questões que parecem ser de uma matéria quando na verdade está tratando de outra matéria ou que requerem conhecimento em mais de um área para serem respondidas com total certeza.
Complexidade e Especialização: As matérias que geralmente têm menos questões na segunda fase do Exame de Ordem costumam ser aquelas que envolvem conceitos mais complexos e requerem um conhecimento técnico mais aprofundado.
É difícil passar no exame da OAB? Sim, passar na prova da OAB, como você já sabe, está longe de ser uma tarefa mamão com açúcar. De acordo com o estudo Exame de Ordem em Números, em 10 anos de prova — entre 2010 e 2019 — a FGV contabilizou um total de 61% de aprovação.
Ao todo, o país tem 1.452.439 advogados que exercem regularmente a profissão entre 203,1 milhões de brasileiros. Proporcionalmente, há um advogado para 145 brasileiros. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o número de alunos formados em direito no país, nesta quarta-feira (6).
E para ter um rendimento ainda melhor, siga as dicas que dei nesse texto para acertar no mínimo 40 questões da prova. Comece resolvendo as questões mais fáceis, depois elimine os itens que estão incorretos nas outras perguntas e na hora das questões mais difíceis chute todas na letra menos marcada até aquele momento.
As inscrições no 42º Exame da OAB deverão ser realizadas por meio do site da avaliação, na página online da OAB junto a Fundação Getulio Vargas (FGV), no período de 16 e 24 de setembro de 2024. A taxa de inscrição é de R$320 e deve ser paga até o dia 1º de novembro de 2024.
A 2ª fase, prova prático-profissional, será realizada em 16 de fevereiro de 2025. A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado.