A cidade é banhada por dois grandes rios: Parnaíba e o Poti, sendo o primeiro maior e principal rio do estado do Piauí e o maior rio puramente nordestino, e onde está situada a barragem de Boa Esperança, de grande potencial hídrico para agricultura, pecuária, abastecimento humano além de atividades como a piscicultura ...
O Poty, que tem o significado de camarão na língua indígena, é um afluente da margem direita do rio Parnaíba e possui uma área de 52.202 quilômetros quadrados, abrangendo os Estados do Ceará, Piauí e o Maranhão se considerarmos que metade das terras no entorno de sua foz situa-se neste Estado.
TERESINA - PI - Cidade Verde única capital Nordestina que não é banhada pelo mar, mas por dois rios.
Qual o rio mais extenso do Piauí?
O rio Parnaíba nasce na Chapada das Mangabeiras, na divisa dos Estados do Piauí, da Bahia e do Tocantins , e tem uma extensão de 1.344 km e configura em toda sua extensão a divisão do Piauí com o Maranhão.
Rio Poty – Sua extensão é em torno de 540 km, partindo dos municípios: Quiterianópolis, Novo Oriente e Crateús Cerará = 3) e dos municípois do PI = 13; Buriti do Montes, Castelo, São João da Serra, Juazeiro, Novo Santo Antônio, Prata, Alto Longá, Altos, Beneditinos, Demerval Lobão, Lagoa do Piauí, desagua no Rio ...
Situada na margem esquerda do Rio Parnaíba, tendo como divisa leste, do lado do estado do Piauí, a cidade de Teresina, faz parte da Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina (Região Metropolitana de Teresina).
Sua foz se localiza no Oceano Atlântico, próximo ao município de Parnaíba (PI). Os afluentes mais importantes do rio Parnaíba são os rios Gurgueia, Uruçuí-Preto, Canindé, Poti, Longá e Balsas.
Teresina começou a ser povoada no século XVII, com Domingos Jorge Velho e um grupo de bandeirantes, que estabeleceram uma feitoria e um criatório de gado. Em 1797 foi erguida a igreja de Nossa Senhora do Amparo, e sua fundação foi oficializada em 16 de agosto de 1852.
A Avenida Frei Serafim é um logradouro público da cidade de Teresina, antigamente era uma avenida residencial, hoje é a principal artéria urbana da capital piauiense..
CAATINGA – Quarto maior bioma do país, a Caatinga ocupa uma área de 862.818 km², o equivalente a 10,1% do território nacional. Engloba os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais.
O fundador do Piauí foi João Paulo de Sousa quem a seu mando a colonização se intensificou durante 1660 a 1670, quando a região se tornou objeto de cobiça por parte de baianos e paulistas. As sesmarias eram doadas por governantes da Bahia, Pernambuco, Pará e Maranhão.
Com 0,8 milhão de habitantes, o município está administrativamente, subdividido em quatro superintendências, por sua vez, subdivididas em um total de 123 bairros.
De acordo com os dados de 2010, o município com o maior Índice de Desenvolvimento Humano no estado do Piauí era Teresina, com um índice de 0,751 (considerado alto), e o município com o menor índice foi São Francisco de Assis do Piauí, com um índice de 0,485 (considerado muito baixo).
Rio Poti. O rio Poti é um importante afluente do rio Parnaíba que se localiza no médio e alto Parnaíba. Sua bacia abrange uma superfície de aproximadamente 52.200 km², na região Norte do Piauí. Este rio deu origem à antiga Vila do Poti, hoje bairro Poti Velho, a partir de onde Teresina foi fundada.
Por norma, o caminho natural das águas de toda a Terra é sempre o mar, porque é ao mar e não à terra que elas pertencem. Mas, ignorando as normas, a lógica e as leis da física, o rio OKAVANGO forma um Delta que não deságua, ou seja, jamais alcança o mar.
São mais de 1.400 km que atravessam três diferentes biomas: o Cerrado, a Caatinga e o Costeiro. Assim é o Rio Parnaíba, principal artéria de uma das mais importantes regiões hidrográficas do Nordeste brasileiro.
O topônimo "Piauí" vem da língua tupi, na qual significa "rio das piabas". Também existe a teoria que a palavra Piauí significa "terra dos piagas", ou seja, terra de pajés e povos indígenas.