A norma, hoje em dia, é todos os motores a diesel modernos estarem equipados com turbocompressor. Isto permite criar maior pressão dentro do cilindro que acaba se traduzindo num aumento de torque.
PARTE I - MOTORES DIESEL. O motor tem sua capacidade definida em termos de potência, em HP (Horsepower) ou CV (Cavalo Vapor). É a indicação da quantidade de trabalho que ele é capaz de realizar na unidade de tempo.
Em resumo, a maior robustez de um motor a diesel é necessária justamente porque ele tem a taxa de compressão mais elevada e, consequentemente, gera mais torque.
Como transformar torque em potência? A potência do motor (P) em quilowatts é igual ao torque do motor (T) vezes 0,105 vezes a velocidade dividida por 1000. Para converter o torque em kW, pode ser usada a fórmula: Potência do motor (P) em kW = 0,105*T (Nm)*N (rpm)/1000, ou seja: kW = 0,105 x Nm x rpm/1000.
Já os de alta rotação são motores a combustão (gasolina, álcool e GNV) que operam em regime de rotação acima de 5000 RPM, e motores a explosão (diesel) que operam em regimes de rotação acima de 3000 RPM.
Quanto mais alta a RPM, mais rápido o motor gira e energia é produzida. Isso afeta o desempenho do veículo, uma vez que o equipamento é responsável por fornecer energia para a transmissão, que se conecta com as rodas, colocando-as em movimento.
Por que alguns carros a diesel não possuem sistema de bateria start stop? Como mencionamos no início do artigo, a bateria start stop foi adotada por carros mais modernos. Por isso, é comum encontrar alguns carros a diesel não virem equipados com esse tipo de bateria. Ou seja, o diesel é mais usado em carros antigos.
A resposta simples é que um motor a diesel não precisa de velas de ignição porque o combustível é inflamado pela compressão do ar. Não se confunda porque há certas partes de um motor a diesel chamada "velas incandescentes".
O diesel também tem emissões menores de gases de efeito estufa, se comparados com os motores a gasolina. Para o uso em carros, a maior desvantagem é o preço: são veículos mais robustos e com maior conteúdo tecnológico e, por isso, custam mais caro. Existem vários exemplos destes no Brasil.
Essa é a faixa de viagem econômica do caminhão. Faixa de Potência: Ela vai de 1.700 a 2.200 RPM e deve ser evitada ao máxima a permanência do motor dentro desta faixa, uma vez que esta é a parte que mais consome combustível.
Assim, quanto menor a taxa de ciclo do motor por minuto, menor o consumo de combustível do motor. Para manter um bom consumo de combustível, oriente os seus motoristas a manterem a RPM do motor entre 1500 e 2000 ao dirigir em velocidade constante.
O torque, geralmente expresso em kgf. m (quilograma força por metro) ou Nm (Newton por metro) é a capacidade do motor de fazer um esforço, ou seja, gerar energia.
m enquanto o de 5 CV possui conjugado nominal de 2,09 kgf. m. Se aplicarmos um redutor com redução de 1:2 no motor de 5CV teremos então, na saída do redutor, um torque de 4,18 kfg.
O motoredutor esta equipado com um motor de 2cv 4Polos que possui torque de 0,835kgfm e a força (torque) que saí do motoredutor é 6,32kgfm que é aproximadamente a mesma força (torque) de um motor de 15cv 4Polos.