a) SEGMENTO ESPACIAL: constituído por uma rede de no mínimo 24 satélites que realizam duas órbitas circulares diárias ao redor da Terra, a aproximadamente 20.200 km de altitude.
Esse sistema funciona por meio de uma constelação de 24 satélites artificiais ativos que orbitam a Terra, além de estações de controle e de receptores. Além do GPS, que é um sistema estadunidense, existem outros sistemas de posicionamento, como o Galileo (europeu), o Compass (chinês) e o Glonass (russo).
Quantos satélites para ter a localização precisa de um referencial?
Para a obtenção da cobertura global, uma constelação deve possuir um mínimo de 24 satélites posicionados, de forma que um receptor sobre a superfície terrestre possa ter um mínimo de quatro satélites no horizonte para serem detectados.
Cada satélite GPS (original) transmite duas ondas portadoras: L1 e L2. Elas são geradas a partir da freqüência fundamental de 10,23 MHz, a qual é multiplicada por 154 e 120, respectivamente.
A base do sistema de funcionamento do GPS é o conjunto de 24 satélites, chamado de Navstar, que são operados pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Esses satélites, que orbitam a superfície terrestre, fornecem informações em tempo real da localização espacial de diferentes objetos.
Atualmente existe um número maior que 24 satélites em órbita que foram lançados para dar suporte ao sistema em caso de necessidade de reposição e também para aumentar a acurácia, no entanto a disponibilidade desses satélites em operação gera dados em redundância.
Os receptores GPS medem os sinais de rádio provenientes de 3 ou mais satélites em simultâneo e determinam a sua posição através da trilateração (ou triangulação) destes sinais.
Como o receptor GPS calcula a distância até um satélite? R: O satélite GPS envia sinais contendo a hora em que enviou a informação, com isso o receptor GPS calcula a diferença entre o horário recebido e o horário enviado, e calcula a distância a partir da velocidade e o tempo de propagação do sinal na atmosfera.
GPS é a sigla de uma expressão em inglês, “Global Positioning System”, que significa: “Sistema Global de Posicionamento”. Assim, os aparelhos de GPS são importantes instrumentos de localização geográfica e muito utilizados para a localização de pontos específicos da superfície terrestre.
O princípio básico do funcionamento do GPS é usar a posição dos satélites para determinar a localização de um objeto na Terra por meio de triangulação. Quando o receptor capta o sinal de um satélite, pode determinar exatamente sua distância.
O GPS é global desde 1995, o GLONASS o é desde 2011, o Galileo, desde 2019. Em linhas gerais, é preciso que cada sistema opere com 24 satélites para oferecer essa capacidade, embora esse número possa variar ligeiramente.
GPS é o Sistema de Posicionamento Global. permite determinar a sua posição sobre a Terra em latitude, longitude e altitude. Os receptores GPS medem os sinais provenientes de 3 ou mais satélites em simultâneo e determinam a sua posição através da trilateração destes sinais.
– Erro atmosférico: As condições atmosféricas, como a ionosfera e a troposfera, podem causar atrasos nos sinais GPS, afetando a precisão das medições. – Erro do relógio: Os relógios dos satélites GPS podem apresentar pequenos desvios em relação ao tempo real, o que pode afetar a precisão das medições.