E, atualmente, eles somam mais de 100, cuidando virtualmente de todos os sistemas do veículo. Vai longe o tempo em que esses equipamentos mediam apenas pressão do óleo, temperatura do motor e nível do reservatório.
De fato, se formos colocar na ponta do lápis, hoje um carro luxuoso pode chegar a cerca de 100 sensores. Eles ajudam e muito no conforto, na eficiências e também na segurança. Veja!
Os dois tipos de sensores mais comuns para se medir a rotação do motor são o sensor Hall e o de relutância variável. Eles determinam a rotação instantânea do motor e a posição da árvore de manivelas.
O freio ABS possui quatro componentes: Quatro sensores de velocidade, um em cada roda. Uma bomba hidráulica com fluido de freio. Quatro válvulas hidráulicas, que recebem o fluido (se for um sistema de quatro canais)
Nesta motocicleta a Unidade de Sensores (Sensor Triplex) é dividida em três sensores, são eles: MAP (Manifld Absolute Sensor) -Sensor de pressão absoluta do coletor; TPS – (Throttle Position Sensor) -Sensor de posição da borboleta de aceleração; IAT- (Intake Air Temperature) – Sensor de temperatura do ar da admissão.
Há sensores de pressão, sensores de nível, sensores de vazão e sensores de temperatura. Dentre os tipos mais comuns também estão os ultrassônicos, magnéticos, fotoelétricos, capacitivos e os indutivos.
O sensor de rotação fica localizado próximo ao virabrequim do motor. Este, por sua vez, fica no interior do bloco do motor, sendo uma das peças mais importantes da sua parte inferior, onde ocorre a combustão dos gases.
Os sensores de rotação da roda registram o movimento giratório das rodas. Essa informação é um parâmetro essencial para inúmeros sistemas de assistência e de segurança.
Vários são os motivos para a luz do ABS acesa. Um deles é o freio de mão acionado. Também pode ser sinal de problemas no circuito elétrico do carro, perda de líquido de freio ou válvulas hidráulicas com defeito.
O sensor de freio é um dispositivo que monitora a pressão e temperatura do sistema de freio. Ele envia sinais para o computador de bordo do veículo, permitindo o acompanhamento em tempo real do desempenho das pastilhas, discos e fluido de freio.
Por exemplo, se o motor do seu carro está falhando ou se a ignição não está funcionando corretamente, pode ser que o problema esteja nos sensores de rotação. Neste caso, é fundamental realizar um diagnóstico preciso e eficiente.
O nome MAP vem da sigla do inglês Manifold Absolute Pressure Sensor. A sua principal função é informar à central de injeção a pressão no coletor de admissão, seja ela negativa nos carros convencionais ou positiva no caso dos veículos turbos.
Geralmente os sensores são instalados no eixo do velocímetro, na caixa de transmissão (no seu eixo de saída), ou nos eixos das rodas. Essa dinâmica é a grande responsável pela tecnologia conhecida como “cut off”. Trata-se da função que faz o acionamento de um sistema ligado à injeção eletrônica do carro.
Sensores para carros são dispositivos eletrônicos que têm a capacidade de identificar determinados sinais e transformá-los em informação útil ao motorista, tornando a condução mais segura e facilitando a manutenção dos veículos por meio de diagnósticos precisos.
A frequência desse sinal é determinada pela rotação da roda fônica (velocidade da roda do veículo). Os sensores ABS, estão geralmente localizados na manga de eixo do veículo (rodas dianteiras) e no eixo (rodas traseiras).
Sim, é perigoso andar com a luz do ABS acesa. A luz indica um problema no sistema de freios ABS, o que pode significar que o sistema não está funcionando corretamente.
O sensor da árvore de comando de válvulas permite ao comando do motor determinar a posição exata do mecanismo de manivela. Essa informação será necessária, entre outros, para o cálculo do momento da ignição e da injeção.
O sensor de rotação envia para a unidade de comando eletrônica a informação quanto a rotação e a posição do virabrequim. Com isso, o carro funcionará com segurança e estabilidade, pois é exatamente este sensor que calcula o momento exato para a injeção eletrônica trabalhar.
O que acontece quando o sensor de rotação do carro está ruim?
Em geral, quando o sensor de rotação do carro está defeituoso, muitos sinais podem surgir. Exemplo disso é o motor fora do ponto, ou a perda de potência do carro. Por ser responsável pela medição da velocidade do motor, o sensor interfere também no ajuste do sistema de injeção eletrônica.
Este sensor está localizado sobre a roda dentada ou fônica e seu sinal é enviado de acordo com as oscilações provocadas quando os dentes da roda fônica passam pelo sensor.
É o sensor de pressão de óleo, geralmente localizado perto do filtro ou da bomba de óleo, que envia o sinal para o painel de instrumentos quando deteta alguma anomalia no sistema de lubrificação. Este sensor é aparafusado no bloco ou no cabeçote do motor para medir a pressão do óleo.
Ele é responsável pela medição da velocidade de rotação do motor do carro em RPM (rotações por minuto) e está localizado ao lado do virabrequim ou próximo do bloco do motor.