A palavra "humano" tem apenas cinco fonemas, já que a letra "h" não possui nenhum som/fonema. A letra "h" acaba por não possuir um fonema, e por isso a palavra "humano" é falada "umano", como se a letra "h" não existisse. Assim sendo, a palavra possui seis letras, mas apenas cinco fonemas.
A palavra homem tem quantos fonemas? A palavra homem tem quatro fonemas: /o/, /m/ e termina nos dois fonemas que constituem o ditongo /ãi/, que são /ã/ e /i/. É conveniente considerar dois fonemas no ditongo, porque, na transcrição fonética, representa-se o /ã/ e o /i/.
A língua portuguesa tem 12 fonemas vocálicos e 19 fonemas consonantais. Quando se trata das consoantes, a situação é mais complexa. A correspondência entre som (o fonema) e sua representação (a letra) às vezes é simples, mas também pode dar muita dor de cabeça.
Fonemas: A pronúncia da palavra "amor" envolve 4 sons distintos, correspondentes a cada uma das letras: /a/, /m/, /o/, /r/. Assim, pode-se dizer que ela possui 4 fonemas.
Ao dizer que a palavra "mãe" tem três fonemas, é preciso imaginar que cada uma das três letras apresenta som por si só, o que é um fato. Se forem isoladas, cada uma das letras poderá ser enunciada de forma a formar um som.
Com o nariz, expirando, inspirando e fungando. Com a boca, estalando a língua, assobiando, assoprando, jogando beijo, tossindo, enchendo a boca de ar e soltando devagar ou apertando as mãos nas bochechas. Com os dedos, estalando ou batendo os dedos contra a palma da outra mão e batendo em várias partes do corpo.
O nome "Maria" conta com cinco fonemas. São eles: /M/ /a/ /r/ /i/ /a/. Fonemas podem ser descritos como os sons que usamos para formar cada uma das palavras que nós dizemos. No caso da palavra "Maria", que é um nome próprio, é possível afirmar que cada uma das letras representa um som próprio, ou seja, um fonema.
Resposta] A palavra homem tem quatro fonemas: /o/, /m/ e termina nos dois fonemas que constituem o ditongo /ãi/, que são /ã/ e /i/. É conveniente considerar dois fonemas no ditongo, porque, na transcrição fonética, representa-se o /ã/ e o /i/.
Segundo esse princípio, a cada fonema (e não a cada sílaba, como uma criança no nível silábico tenderia a pensar), deve-se escrever uma letra. A palavra casa, por exemplo, é escrita com quatro (4) letras porque apresenta quatro (4) fonemas: /kasa/.
Analisando as informações fornecidas sobre as palavras "filho", "macho", "graça" e "hoje", podemos identificar as características de letras e fonemas de cada uma: - "Filho" possui 5 letras e 4 fonemas, com dígrafo consonantal em "lh". - "Macho" possui 5 letras e 4 fonemas, com dígrafo consonantal em "ch".
Ou seja, como a palavra "lua" possui apenas três letras no total e pronunciamos todas estas, está correto afirmar que ela possui 3 sons, sendo as letras "l", "u" e "a". O fonema é a pronúncia e a sílaba é o conteúdo propriamente dito de cada palavra.