Ou seja, como a palavra "lua" possui apenas três letras no total e pronunciamos todas estas, está correto afirmar que ela possui 3 sons, sendo as letras "l", "u" e "a". O fonema é a pronúncia e a sílaba é o conteúdo propriamente dito de cada palavra.
Dizemos que uma criança possui Consciência Fonêmica se a criança, quando lhe é apresentada oralmente a palavra sapo, é capaz de segmentá-la em seus quatro fonemas constituintes; /s/, /a/, /p/ e /u/.
É você conseguir contar, juntar, dividir, tirar, trocar sílabas de palavras: entender, por exemplo, que a palavra 'batata' tem três bocadinhos, três sílabas. A criança pode não saber dizer que são sílabas, mas que tem três pedacinhos.
Assim, na palavra boi, temos os seguintes fonemas: boy 1. A esse encontro de vogal mais semivogal da-se o nome ditongo. , w A esse encontro de semivogal mais vogal dá-se o nome de ditongo. No primeiro exemplo, o som decresceu | Vy e é oral.
ALHO- 4 letras e 3 fonemas . Mais letras do que fonemas. (LH- dígrafo- duas letras com um único fonema.) DÍGRAFOS - Consonantais (podem ou não ficar na mesma sílaba) lh, nh, ch, ss, rr, *sc, xç...