Há cerca de 20 supervulcões na Terra, entre os quais o Lake Toba, na Indonésia e Lake Taupo, na Nova Zelândia. Supererupções ocorrem raramente, geralmente uma vez a cada cem mil anos.
Como resultado, toda a região acima da câmara de magma colapsa, formando uma paisagem côncava, conhecida como caldeira. Em todo o mundo, nove vulcões ativos preenchem os critérios para serem considerados supervulcões.
Acontece que existem duas dezenas dos denominados supervulcões espalhadas mundo afora e uns nove deles estão ativos (três nos EUA, três no Japão e os demais na Indonésia, Nova Zelândia e Guatemala).
No total, existem cerca de 1.500 vulcões considerados ativos no mundo - ou seja, que estão ou vão entrar em erupção futuramente. No Brasil, os vulcões existiram em um passado geologicamente distante. A Ilha de Fernando de Noronha, por exemplo, é resultado de um vulcão extinto há milhões de anos.
Yellowstone: o vulcão que pode acabar com a humanidade
Há 640 mil anos, um enorme vulcão entrou em erupção no que hoje é o Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, criando uma caldeira de 45 quilômetros de largura e 75 quilômetros de comprimento.
Entre os vulcões submarinos, um se destaca como o maior conhecido até o momento: Tamu Massif. Localizado no noroeste do Oceano Pacífico, o Tamu Massif é um colossal vulcão subaquático em escudo que se estende por uma área de aproximadamente 310.000 quilômetros quadrados.
Os países que possuem maior número de vulcões ativos são Chile, Japão, Indonésia, Estados Unidos (incluindo o Havaí) e Rússia. Esses países estão no Círculo de Fogo do Pacífico, área em que ocorrem mais atividades sísmicas e de vulcanismo.
Os vulcões surgem quando as chamadas placas tectônicas - que fazem parte da crosta terrestre - se chocam movimentando o material presente sobre elas e deixando aberturas para camadas mais profundas do planeta. Por essas aberturas pode sair o magma presente entre a crosta e a manta - camada média da Terra.
Yellowstone tem drama: é aqui que os bisões vagam, as cachoeiras caem e as montanhas se erguem. Além disso, há a parte geotérmica: fontes termais, gêiseres e piscinas de lama ferventes. O ponto mais famoso é o Old Faithful, um gêiser que entra em erupção regularmente há décadas.
Trata-se de um vulcão muito activo e a última vez que entrou em erupção foi a 9 de Junho de 2023. Devido à sua história recente, o Anak Krakatau, como é conhecido localmente na Indonésia, é considerado por muitos um dos vulcões mais perigosos do mundo.
A parte nordeste da Caldeira de Yellowstone, com o Rio Yellowstone que flui através do Vale Hayden e da caldeira. Yellowstone é considerado um supervulcão, pois uma possível erupção sua poderia durar semanas provocando efeitos globais, que persistiriam por meses ou até por anos.
O que acontece se o vulcão Campi Flegrei entrar em erupção?
No caso do Campi Flegrei, uma erupção poderia liberar uma pluma de cinzas tão grande que interromperia o tráfego aéreo em toda a Europa, além de causar problemas respiratórios e outros problemas de saúde para a população local. A combinação desses fatores poderia resultar em uma crise humanitária de grandes proporções.
Atualmente, a não existência de vulcões no Brasil deve-se ao fato de o nosso território encontrar-se em uma área continental das placas tectônicas, isto é, ele está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra.
Alba Patera é um vulcão único em Marte e no sistema solar, localiza-se a norte de Tharsis, numa região de falhas que surge em Tharsis e se estende para norte.
Um criovulcão (às vezes informalmente chamado de vulcão de gelo) é um tipo de vulcão que explode voláteis como água, amônia ou metano em um ambiente extremamente frio que está no ponto de congelamento ou abaixo dele.
O magma é o material que constitui a maior parcela do volume interno do planeta Terra. Além disso, é a partir dele que são formadas as principais rochas que constituem a litosfera terrestre, sendo elas as rochas classificadas como ígneas (ou magmáticas).
Contato do fluido com a água salgada "pode gerar explosões e emissão de gases nocivos", segundo autoridades. Após a erupção do vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Ilhas Canárias (Espanha), a preocupação das autoridades agora se concentra na chegada da lava vulcânica ao mar.
Qual cidade brasileira foi construída em cima de um vulcão?
Poços de Caldas é conhecida nacionalmente por se encontrar na cratera de um vulcão que, para delírio dos mais afoitos, pode entrar em erupção a qualquer momento. Mas isso não passa de lenda. Segundo o engenheiro de minas, Resk Frayha, ex-prefeito de Poços, a cidade se encontra em uma região de origem vulcânica.
Na sexta-feira (24), os moradores de Porto Alegre e Santa Maria já haviam relatado cinzas no céu do Rio Grande do Sul. O vulcão Calbuco, que está em atividade desde quarta-feira (22), já entrou em erupção duas vezes, expelindo colunas de fumaça e cinzas a vários quilômetros de altura.