Foram rebaixados para a Série B do ano seguinte os dois últimos colocados, Remo e Náutico; Juventude-RS e Goiás, respectivamente campeão e vice da Série B de 1994, foram promovidos à Série A.
Ao final do campeonato, foram rebaixados para a Série B os dois últimos colocados, Paysandu e União São João. Paralelamente, foram promovidos para 1995 o campeão e o vice da série B, respectivamente Atlético/PR e Coritiba.
A permanência na elite. Em linhas gerais, portanto, o Cruzeiro escapou do rebaixamento no campo em 1994! O regulamento esdrúxulo previa a disputa da repescagem para definir os rebaixados e a 6ª colocação na etapa foi suficiente para evitar a queda.
Para não deixar a maioria dos clubes sem calendário nacional em 1993, a CBF resolveu realizar o Torneio Seletivo para a Série B de 1994, qualificando assim 16 clubes para se juntar aos 8 rebaixados da primeira divisão de 1993, fechando um total de 24 clubes para a disputa a ser realizada no ano seguinte.
Flamengo 5 x 2 Corinthians - 28-08-1994 ( Campeonato Brasileiro )
Por que o Flamengo não caiu em 1995?
O maior motivo deste boato é que, supostamente, teriam "virado a mesa" para beneficiar o Flamengo. Porém, como registra a Folha de São Paulo, o regulamento (feito pelo Clube dos 13) determinava que apenas dois clubes seriam rebaixados. Esta regra foi feita 1 mês antes do início do torneio.
Levou dois Brasileiros (em 2013 e 2014), mas com gastos astronômicos e com dívidas que foram sendo acumuladas. O valor da venda de jogadores já não ia completamente para o caixa cruzeirense. Com a desmontagem do elenco bicampeão, vieram as contratações de reposição, o fracasso nelas e também as dívidas.
Porque a Portuguesa foi rebaixada no lugar do Flamengo?
A escalação irregular de Héverton gerou a perda de quatro pontos para a Portuguesa, conforme previsto pelo Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que penaliza clubes com a perda de três pontos mais os pontos conquistados na partida quando há escalação de jogadores irregulares.
Há exatos 10 anos, o campeonato brasileiro de 2013 terminou com essa classificação final. Nas semanas seguintes, Flamengo e Portuguesa foram condenados e PERDERAM 4 PONTOS CADA por escalação irregular de jogadores na última rodada, quando ambos jogaram já matematicamente livres do rebaixamento.
O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1995 foi a 40. ª temporada da Série A, e foi vencido pelo Botafogo, em duas partidas finais contra a equipe do Santos. Nesta edição, o Botafogo se sagrou bicampeão brasileiro.
América-MG, Coritiba e Goiás são os recordistas de descensos na competição, com sete. Flamengo e São Paulo são os únicos que nunca foram rebaixados. Após a rodada final do Campeonato Brasileiro de 2023, completou-se o grupo dos quatro rebaixados para a Série B de 2024.
Flamengo e São Paulo são os únicos dois remanescentes entre os 12 grandes times do Brasil que nunca jogaram a Série B. Antes do Santos, o Cruzeiro tinha sido o último clube deste seleto grupo a ter o rebaixamento inédito. Foi em 2019. E demorou para subir, apenas em 2022.
Como consequência da ação do STJD, os dois clubes foram punidos com a perda de 4 pontos cada. Com a nova somatória de pontos, o grande beneficiado foi o Fluminense que pôde escapar do rebaixamento, ao contrário da Portuguesa que com a perda dos pontos foi rebaixada à Série B do Campeonato Brasileiro do ano seguinte.
Você se lembra onde estava em 8 de julho de 2014, quando o Brasil entrou em campo no Mineirão, para enfrentar a Alemanha pela semifinal da Copa do Mundo? Dez anos se passaram desde aquele dia que culminou no maior vexame da seleção brasileira em mundiais. No estádio, quase 60 mil pessoas acompanharam a partida.
Para o presidente do Fluminense, Davi Fisher, o rebaixamento foi causado pela "desorganização do próprio futebol brasileiro, em que houve nivelamento por baixo.
Naquele ano, a CBF decidiu que a média de pontos dos anos anteriores seria utilizada para definir a classificação final. Por esse modelo, o Gama foi rebaixado, mas a equipe se sentiu prejudicada por causa de um fator inusitado ligado ao São Paulo.