O Artilheiro é um brinquedo para crianças a partir dos 6 anos de idade. É um jogo muito divertido e estimulante. O objetivo do jogo é fazer gols com a bolinha com a ajuda do elástico do tabuleiro. Este jogo promove a diversão, desenvolve a coordenação motora fina, percepção visual e concentração.
Uma equipe pode realizar até 3 toque na bola antes de enviá-la a quadra adversária. O toque no bloqueio não conta como toque de uma equipe. A equipe que realizar mais de 3 toques cometerá uma falta de 4 toques. De acordo com as regras um jogador não poderá dar Dois Toques consecutivos na bola.
O que acontece se um botão exceder a quantidade de toques permitidos?
Cada botão, obedecido o limite coletivo de 12 (doze) toques, terá direito a 3 (três) toques ou acionamentos consecutivos. Se ocorrer um quarto acionamento consecutivo, será punido com tiro livre indireto cobrado onde ocorreu o toque excedente.
Quantos toques são permitidos para cada equipe durante a posse de bola?
9.1 Toques da Equipe
Um toque é considerado como qualquer contato com a bola por um jogador em jogo. A equipe tem direito, no máximo, a três toques (além do bloqueio - Regra 14.4.1) para retornar a bola. Se mais forem usados, a equipe comete a falta de: “QUATRO TOQUES”.
Não é permitido aos jogadores que realizam o bloqueio tocar a rede com nenhuma parte do corpo. O contato de bloqueio não é considerado um toque da equipe. Somente os jogadores da linha de frente podem executar um bloqueio. Não é permitido bloquear um saque.
Alguns exemplos de falta são: Dois Toques: quando um jogador toca a bola duas vezes consecutivas ou a bola bate em várias partes de seu corpo. Quatro Toques: quando a equipe toca na bola quatro vezes antes de enviá-la aos adversários. Toque apoiado: quando um jogador se apoia em outro da sua equipe.
Cada time tem um goleiro e um artilheiro (aquele que faz gol). O goleiro lança a bola para o artilheiro, que tem que fazer o gol com apenas 1 toque na bola. Se o artilheiro conseguir fazer o gol, eles trocam de posição e recomeça a brincadeira.
Líbero: ao contrário do centro, o líbero é o jogador mais baixo do time e sua função exclusiva é o recebimento da bola, não podendo realizar saques, ataques ou bloqueios. Ele também pode realizar o levantamento quando o levantador não conseguir.
Líbero: defende os ataques e passa a bola, na maioria das vezes, para o levantador. Pontas direita e esquerda: geralmente, são os jogadores que mais pulam – para atacar pelas laterais da quadra. Meio de rede ou central: costuma ser o jogador mais alto e atua bastante no bloqueio.
Players, a regra é clara: se os dois toques não são intencionais, ele é permitido. Se em um movimento único, a bola toca duas vezes na raquete, de maneira não-proposital, tá valendo! Se for na malandragem, o jogo para e é ponto pro adversário.
Com dois toques: a falta acontece se um jogador tocar na bola duas vezes consecutivas ou se a bola bater em várias partes de seu corpo. Com quatro toques: a falta ocorre quando o time toca na bola quatro vezes antes de joga-la aos adversários. Toque apoiado: há falta quando um jogador se apoia em outro de seu time.