Já o hexágono regular é caracterizado por ser uma figura geométrica (também de seis lados e seis ângulos) que contém todos os lados com a mesma dimensão, podendo assim ser dividido em 6 triângulos equiláteros (triângulos que têm os 3 lados iguais).
Como sabemos que o hexágono regular é composto por 6 triângulos equiláteros de lado medindo L, é possível deduzir uma fórmula para o cálculo de sua área, utilizando o cálculo da área de um triângulo equilátero multiplicada por 6.
O hexágono é o polígono que possui seis lados e seis ângulos. O hexágono pode ser convexo ou não convexo. Todo hexágono convexo possui 9 diagonais e pode ser regular ou não regular. O hexágono regular possui os 6 lados e os 6 ângulos congruentes (de mesma medida).
Como são 8 triângulos formados a partir de um vértice comum, cada lado do polígono é formado pelas extremidades dos triângulos. Portanto, o polígono tem 8 lados. Um polígono com 8 lados é chamado de octógono. Portanto, o polígono convexo formado por 8 triângulos com um mesmo vértice em comum é um octógono.
08 Área de figuras planas: Área do hexágono regular
Quantos triângulos tem um heptágono?
O heptágono, traçando-se um segmento que une os vértices ao meio dos lados opostos, fica dividido em sete triângulos isósceles, cujo ângulo central é o determinado acima º 51 , 428571 … º o que resulta em ângulos de º 64 , 28572 … º adjacentes aos lados do heptágono.
Além disso, a área de um hexágono regular pode ser calculada utilizando a fórmula A = 6l²√3/4. onde 'lado' refere-se ao comprimento de um dos seus lados. Essa fórmula demonstra a relação direta entre a área e o tamanho dos lados, uma conexão importante em estudos de geometria espacial.
Para encontrar a soma dos ângulos internos de um polígono, podemos usar uma fórmula: soma dos ângulos internos = (n - 2) x 180°, em que n é o número de lados. Por exemplo, um pentágono tem 5 lados, então a soma dos ângulos internos é (5 - 2) x 180° = 3 x 180° = 540°.
Uma delas é dividir o octógono em seis triângulos pelas diagonais que partem de um dos vértices. Como a soma das medidas dos ângulos internos de cada triângulo é 180º, a soma das medidas dos ângulos internos do octógono será 6 x 180º = 1080º.
Qual a quantidade mínima de triângulos que o hexágono a seguir pode ser decomposto?
A partir do seu centro, um hexágono regular pode ser decomposto em seis triângulos equiláteros congruentes cujo comprimento dos lados é o comprimento dos lados do próprio hexágono.
O hexágono regular é uma figura que possui seis lados. A diagonal é uma linha que reta que vai de um ângulo até o outro. A diagonal de um hexágono regular vai ser a distância de um vértice até o seu vértice mais distante. Para acharmos a diagonal de um hexágono, deveremos saber o medida de um dos seu lados.
O hexágono possui: 12 vértices, os vértices são os pontos do hexágono. 18 arestas, as arestas são as retas que formam a figura. 8 faces, as faces são as áreas que formam o polígono.
Como o triângulo é a interseção de três segmentos de reta, ele tem três vértices que são nomeados com letras maiúsculas (A, B, C, D, ...,Z). Podemos nomeá-los com as letras que quisermos.
Um triângulo é chamado de equilátero se todos os lados possuem a mesma medida. Um triângulo é chamado de isósceles se dois lados possuem a mesma medida. Um triângulo é chamado de escaleno se todos os lados possuem medidas diferentes. Um triângulo é chamado de acutângulo se todos os ângulos são agudos.
Só irá existir um triângulo se, somente se, os seus lados obedeceram à seguinte regra: um de seus lados deve ser maior que o valor absoluto (módulo) da diferença dos outros dois lados e menor que a soma dos outros dois lados. Veja o resumo da regra abaixo: Não pare agora...