Voltagem. As fitas de Led funcionam em 12 volts e, portanto, também podem ser instaladas em automóveis. Para instalação em residências será necessária uma fonte driver de 12 V.
Os LEDs funcionam com baixas tensões (1,6 a 3,3 V) o que os tornam ideais para utilização em circuitos eletrônicos que também funcionam em baixa tensão.
Como realizar o calculo da sua fonte ideal para a fita de LED
Tem fita de LED que não precisa ligar na tomada?
Sim, a Fita LED 5050 5 Metros Siliconada Branco Frio 6000k Prova D'água Sem Fonte é uma opção que não requer fonte de energia. Ela é à prova d'água e pode ser instalada em áreas úmidas e expostas ao tempo.
Quanto tempo uma fita de LED pode ficar ligada direto?
Fitas de boa qualidade podem durar até 5 mil horas, enquanto as demais chegam a 30 mil. Sendo assim é possível deixar suas luzes ligadas por horas a fio sem se preocupar em substituí-las por um bom tempo, mas aqui também entra outro ponto importante: o uso consciente.
É extremamente importante que a voltagem da fonte de alimentação e da fita de LED sejam iguais. Se você optar por uma fita de 12V, a fonte dela precisa ser também de 12V; se você escolher uma fita de LED de 24V, a fonte para alimentá-la também deve ser 24V.
Isso faz com que o custo seja mais baixo em aproximadamente 80%, quando comparado com as lâmpadas incandescentes. Em relação com as fluorescentes, chega a ser 30% menor.
Aqui estão algumas das diferenças entre fitas LED de 12V e 24V: Tensão de Operação: A principal diferença entre as fitas LED de 12V e 24V é a tensão de operação. As fitas de 12V operam com uma tensão mais baixa, enquanto as fitas de 24V operam com uma tensão mais alta.
As de 12 volts são ideais para as sancas de gesso. No entanto, é importante prestar atenção, já que os transformadores de 12 volts utilizados para lâmpadas dicroicas podem não funcionar com os modelos de LED.
Quanto maior a capacidade luminosa, mais forte é a lâmpada
Quanto maior for essa quantidade, maior será a quantidade de luz emitida. Ou seja, para saber qual lâmpada LED é a mais forte, basta saber quantos lúmens ela é capaz de render. Geralmente, as mais vendidas conseguem gerar 1.000 lm, mas esse número pode variar.
Cada tipo de LED tem sua própria queda de tensão direta, geralmente em torno de 1.8 a 3.3 volts para LEDs comuns, mas pode variar dependendo da cor e do material semicondutor utilizado.
A Linha de fitas LED COB requer o uso de uma fonte chave de 12V com 3 Ampéres, código 18016. As fitas 120 LEDs também devem ser utilizada com a fonte chave de 12V com 3 Ampéres, código 18016. Já as fitas de 180 e 240 LEDs necessitam da fonte chave de 12V com 5 Ampéres, código 18017.
“O consumo médio mensal depende da voltagem e da extensão da fita. Por exemplo, se temos dois perfis de LED com comprimento de 2 m com potência de 10W/m em uma sala comercial, o consumo será de cerca de 6.400W/mês”, diz.
A temperatura operacional da faixa de LED é de 122 a 140 graus Fahrenheit ou 50-60 graus. Normalmente, não excede 75 graus Celsius. Mas se isso acontecer, a faixa de LED esquentará, o que é denominado superaquecimento.
Ao utilizar uma fita de LED sem uma fonte de alimentação adequada, você aumenta significativamente o risco de choque elétrico. Isso ocorre porque essas fitas, que podem ser conectadas diretamente à rede elétrica, frequentemente carecem das proteções necessárias para garantir a segurança do usuário.
Quantos metros de fita de LED posso ligar em uma fonte?
Recomendamos que a ligação linear de uma fita LED 12V ou 24V não ultrapasse 5 metros de comprimento. Ligações lineares com quantidade superior a 5 metros podem ocasionar uma diferença de fluxo luminoso entre o início e o final do circuito.
No caso das fitas de LED de 220V, será necessário um alimentador que normalmente é vendido com o produto. Basta fazer a conexão da fita no cabo e ligar na tomada para que o produto funcione.
Já os refletores com lâmpadas de LED podem ficar ligados por um período maior, geralmente entre 8 a 12 horas, sem causar danos ao equipamento. As lâmpadas de LED são mais eficientes e duráveis, o que permite um uso prolongado sem comprometer a qualidade da iluminação.
Isso acontece porque não chega energia suficiente até os LEDs, pois a energia tem que percorrer um caminho mais longo fazendo com que a tensão diminua no final do rolo de fita. A tensão pode cair até 0.6V por metro.
Para ligar a fita ao driver, é necessário utilizar o borne. Esse equipamento permite uma conexão segura, sem a necessidade de utilizar fita isolante ou solda. Com a ajuda de uma chave de fenda, conecte os fios da fita e do driver ao borne.
As fitas LED podem ser cortadas com tesouras. Muitos fabricantes marcam os locais indicados para o corte na superfície com um símbolo de uma tesoura ou três linhas pontilhadas. Para ligar duas fitas LED separadas, você pode utilizar conetores rápidos.
As fontes de LED são extremamente reconhecidas por sua eficiência energética. Elas convertem a maior parte da energia em luz, reduzindo o desperdício de energia em forma de calor. Isso não apenas economiza dinheiro a longo prazo, mas também contribui para a sustentabilidade, pois reduz a pegada de carbono.