Porém, as Pomba Gira são grandes conselheiras, que dedicam seu trabalho espiritual para encantamentos e magias voltadas ao feminino. Muitos de seus rituais envolvem amor, sexualidade, casamento, dinheiro e o empoderamento da mulher.
Segundo Barbosa (2014), Exu e Pomba-Gira realizam o trabalho considerado pesado dentro da Umbanda, como desmanches de demandas, policiamento e proteção de templos. Estas entidades são os conselheiros, protetores, orientadores, exercendo inúmeras funções que podem ser resumidas em uma palavra: guardiões.
Segundo Prandi (1996), a Pomba-Gira "trata dos casos de amor, protege as mulheres que a procuram, é capaz de propiciar qualquer tipo de união amorosa e sexual" (p.
A Pomba Gira é a senhora dos interiores, ou seja, ela trabalha com aquilo que está oculto em nosso coração, na noite escura de nossa alma, levando o entendimento e o amor próprio. Com a sua sabedoria traz palavras duras quando é preciso, mas também oferece leveza na vida.
No mundo de representações tecido sobre a pombagira, essa sedutora mulher surgirá com um temperamento autoritário, independente, valente, agressivo, audaz, conquistador, polígamo, infiel e ativo, atributos que no contexto brasileiro, tornam-se representativos da noção de "virilidade".
O que a Pomba Gira faz na vida de um casal? Seus principais trabalhos são no campo do amor, sexo e relacionamento, e ela é comumente invocada por mulheres e homens que querem recuperar ou conquistar a pessoa amada. O que ela faz é abrir caminhos para a conquista daqueles que buscam sua ajuda.
Em uma reunião de umbanda, chamada de gira de esquerda, Pombagira se manifesta com sua gargalhada estridente, seu ar de mulher da noite e gosto por rosas, perfume e champanhe.
Essas características conferem uma proximidade entre as presenças do mediador e da pessoa que procura a entidade. “A fala fala em mim” e é assim que o corpo media sua abertura. A fala do corpo sugere mais do que sentencia. A Pomba-gira alude o feminino fluídico, sinuoso, curvo, líquido.
Porém, todo ser humano possui uma Pomba Gira, inclusive os homens. Isso não depende de religião, crença ou orientação sexual. Se aproximar dela traz mais sensibilidade e força interior para lidar com as situações da vida.
Ela atua como mensageira dos Orixás, cumprindo sua tarefa de evoluir através da ajuda aos outros. Suas cores são o vermelho e o preto, e ela é representada com saias rodadas, blusas rendadas, colares, flores e muitos enfeites. Suas oferendas são o champanhe, o vinho, as bijuterias e os batons.
O que a pomba gira faz na vida de um homem casado?
Seus protegidos. Por conta de sua história de vida, a pombagira protege aqueles que sofrem no relacionamento amoroso. Mas não faz amarrações: apenas orienta mulheres e homens apaixonados e ajuda a desmanchar feitiços.
De acordo com as pesquisas de Reginaldo Prandi, “Maria Padilha, talvez a mais popular pombagira, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.”
A Pomba-gira é uma entidade feminina que têm características multifacetadas, sendo associadas a energias ligadas à sensualidade, ao amor, equilíbrio e proteção.
As mulheres que cultuam pomba gira normalmente são empoderadas, sensuais (para quem querem), com uma sexualidade ativa, determinadas, possuem ótima autoestima e um respeito enorme pela diversidade cultural, religiosa, étnica, entre outras.
Ao gargalhar, ao requebrar o quadril e os ombros, como assim faz a pomba gira, é possível sentir uma presença da pomba gira na interpretação da pomba gira.
A figura de Pomba-Gira pode ser identificada como companheira, mulher (não esposa) dos Exus, desempenhando, quando em sua presença, os papéis esperados da figura feminina no contexto do modelo tradicional das relações de gênero.
O que uma pomba gira pode fazer na vida de uma pessoa?
Suas inspirações abrem caminhos para a conquista do poder pessoal de quem pede ajuda, mostrando as oportunidades e auxiliando as relações. Além disso, sua figura feminina auxilia no processo de chamar a atenção de quem está ao redor.
Ela faz trabalhos espirituais que vão desde conselhos sobre problemas cotidianos até promessas de recuperar um amor. A pombagira surgiu no início do século 20, simbolizando uma mulher liberada da submissão e do recato impostos ao sexo feminino por uma sociedade machista e patriarcal.
Essa gargalhada é descrita como algo belo e poderoso, evocando uma sensação de força cigana. A Pomba Gira é uma entidade espiritual muito respeitada na Umbanda, frequentemente associada à sensualidade, à proteção e à sabedoria.
Ela ajuda nas vida amorosa, nas traições e até mesmo na sua vida financeira. É das mais conhecidas de todas, portanto pode sempre contar com a sua ajuda. A pomba gira é especializada em amor e relacionamentos por ser a orixá do.
Respeito e Intenção: Sempre aborde a sua Pomba Gira com respeito. Use palavras gentis e mostre gratidão pela proteção e orientação que ela oferece. Ritual ao Acordar: Ao acordar, você pode acender uma vela vermelha (se for seguro) e dizer algo como: "Bom dia, minha querida Pomba Gira Sete Saias.
Cravo: revigora, limpa e reenergiza corpo e alma; Hibisco: aumenta amor e a libido, ajuda na concentração, ajuda a liberar dos vícios como o tabagismo; Tabaco claro natural: limpeza físico-energética e pra quem quer parar de fumar, em pequena quantidade em meio a outras ervas, é um aliado.