Que aluno tem direito ao PEI?

5º O Plano de Ensino Individualizado - PEI é o instrumento de planejamento individualizado, destinado a cada educando com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação, elaborado anualmente, em que constarão todos os esforços pedagógicos mobilizados para a aprendizagem do estudante.
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Qual aluno tem direito ao PEI?

O PEI é amparado pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), que determina que toda pessoa com deficiência tem direito à educação inclusiva, devendo o poder público adotar medidas para garantir o acesso ao ensino regular com recursos de acessibilidade e, quando necessário, oferecer ...
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Quem pode ter acesso ao PEI?

O PEI precisa ser aprovado pelo estudante ou pelo responsável no caso de estudante menor de idade e deve ser revisado periodicamente, a fim de que o professor possa acompanhar o desenvolvimento do aluno e mudar as estratégias conforme observação em sala de aula e no convívio desse aluno com a comunidade escolar.
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Quem tem que fazer o PEI na escola?

§7° A elaboração do PEI deverá ser feita por equipe multidisciplinar de atendimento especializado, devidamente habilitada e qualificada, com base em protocolos cientificamente validados, com a participação do educando, sempre que possível, e de seus pais ou responsáveis.
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Quem tem TDAH tem direito ao PEI?

Sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI), é um direito do seu filho, especialmente pelo diagnóstico formal de TDAH.
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ALUNO AUTISTA e Seus Direitos na ESCOLA: Professor Auxiliar, PEI

Quais os direitos de uma mãe com filho com TDAH?

São direitos da pessoa com TDAH: o livre desenvolvimento da personalidade; a proteção contra qualquer forma de abuso e exploração; o acesso a serviços de saúde, incluindo medicamentos gratuitos; educação e ensino profissionalizante; emprego adequado à condição; moradia; previdência e assistência social, entre outros.
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Faz PEI para TDAH?

Conclui-se que a intervenção com o PEI, versão básica, é aplicável a crianças com TDAH e dislexia e tem resultados promissores uma vez que o programa visa a estratégias para o desenvolvimento de modificabilidade cognitiva e que são essenciais a serem desenvolvidas em crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem ...
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De quem é a obrigação de fazer o PEI?

A principal base legal que obriga as escolas a elaborar o PEI é o artigo 28 da Lei nº 13.146 de 06 de julho de 2015, também conhecida como Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI).
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É obrigatório fazer o PEI?

Sim. Usar o Plano Educacional Individualizado (PEI) na sala de aula regular não só recomendável como necessário. Primeiro porque, considerando seus objetivos, o trabalho do Atendimento Educacional Individualizado (AEE) perde o sentido se não for diretamente articulado com o realizado em sala de aula.
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Quem pode se inscrever na PEI?

Para atuação nos Anos Finais do Ensino Fundamental e nas séries do Ensino Médio ser portador de diploma, devidamente registrado, de licenciatura plena em disciplina da matriz curricular do Ensino Fundamental dos Anos Finais e Ensino Médio.
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Quem tem prioridade na PEI?

Sim. A prioridade para entrada no PEI nesse momento é para escolas com Anos Finais do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio.
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Quem elabora o PEI do aluno?

Para auxiliar a garantir esse direito, temos o Plano Educacional Individualizado, mais conhecido pela sigla PEI, um documento elaborado pelo professor com base na observação e avaliação de um aluno com deficiência, TEA ou altas habilidades.
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O que diz a LDB sobre o PEI?

§2° O PEI não poderá ser posto em execução sem a anuência dos pais ou responsáveis e do próprio educando, sempre que possível. Art. 7º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Sem dúvida, a constitucionalização do modelo inclusivo abriu caminho para a superação de barreiras semânticas e culturais.
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Quem pode solicitar o PEI?

A família pode e deve ter acesso ao PEI - Plano de Ensino Individualizado. Esse é o documento, que vai fomentar a inclusão dos alunos (as) com autismo. O PEI, quando bem elaborado, vai trazer uma verdadeira radiografia do prognóstico educacional.
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Como funciona o PEI na escola?

O que é o Plano Educacional Individualizado (PEI)?

O modelo mais comum, adotado por escolas e redes de ensino no Brasil e em outros países, baseia-se em seis áreas de habilidades: acadêmicas, da vida diária, motoras/atividade física, sociais, recreação/lazer e pré-profissionais/profissionais.
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Quem deve elaborar o PEI no caso de um aluno autista?

Mas, para o PEI ser efetivo é necessário que seja elaborado de forma colaborativa com professores, coordenadores pedagógicos, pais e profissionais de educação que fazem o acompanhamento da criança na escola. O aluno também pode opinar sobre o processo de aprendizagem.
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Quais crianças têm direito ao PEI?

PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO (PEI): PARA QUE SERVE E COMO APLICÁ-LO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Conforme Artigo 53 da Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente, 1990), é direito de toda criança e adolescente sendo pessoa com deficiência ou não, frequentar o ensino regular.
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Quais alunos precisam de PEI?

O PEI é para aquele estudante que, em razão da sua condição de PAEE ou de algum transtorno funcional específico, não responde satisfatoriamente ao currículo padrão da escola.
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O que é o PEI para autistas?

O Plano Educacional Individualizado é importante na inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista por conduzir a prática pedagógica dos professores em direção às necessidades educacionais desses alunos, com base em um trabalho colaborativo com os pais e equipe multiprofissional.
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Qual Lei fala do PEI?

Acesso em: 1 fev. 2023. BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015.
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Como funciona o Plano Educacional Individualizado?

Objetivos Educacionais Personalizados: Com base na avaliação, o PEI estabelece metas educacionais específicas e mensuráveis para o aluno. Esses objetivos levam em consideração as habilidades, desafios e potenciais individuais, fornecendo um roteiro adaptado ao ritmo de aprendizado de cada estudante.
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Como fazer o PEI de um aluno?

  1. Basicamente a construção do PEI consiste em 4 etapas:
  2. Conhecer sua história, seus gostos, seus conhecimentos já adquiridos e o.
  3. que ele precisa aprender.
  4. e longo prazo. ...
  5. tempo a partir do seu perfil.
  6. como e quando elas serão executadas.
  7. os procedimentos e avaliando as metas alcançadas.
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Quais os direitos do aluno com TDAH na escola?

São direitos da pessoa com TDAH: o livre desenvolvimento da personalidade; a proteção contra qualquer forma de abuso e exploração; o acesso a serviços de saúde, incluindo medicamentos gratuitos; educação e ensino profissionalizante; emprego adequado à condição; moradia; previdência e assistência social, entre outros.
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Quem tem TDAH tem direito a professora de apoio?

Com a edição da Lei nº 14.254 /2021 resta patente a obrigação do Estado em fornecer ao menor portador de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH o acompanhamento escolar por professor de apoio à comunicação, linguagem e tecnologia.
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Quem tem TDAH tem direito a PEI?

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que obriga o poder público a oferecer um programa de diagnóstico e tratamento precoce aos alunos da educação básica com dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou qualquer outro transtorno de aprendizagem.
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