Marcos 14:72 NVT. E, no mesmo instante, o galo cantou pela segunda vez. Então Pedro se lembrou das palavras de Jesus: “Antes que o galo cante duas vezes, você me negará três vezes”. E começou a chorar.
Em Mt 26, 69-75 diz: “Pedro estava sentado fora, no pátio. Aproximou- se dele uma criada, dizendo: 'Também tu estavas com Jesus, o Galileu! ' Ele, porém, negou diante de todos, dizendo: 'Não sei o que dizes'.
Então ele começou a praguejar e a jurar, dizendo: 'Não conheço este homem! ' E imediatamente um galo cantou. E Pedro se lembrou da palavra que Jesus dissera: 'Antes que o galo cante, três vezes me negarás'. Saindo dali, chorou amargamente (Mt 26, 69-75).
E, no mesmo instante, o galo cantou pela segunda vez. Então Pedro se lembrou das palavras de Jesus: “Antes que o galo cante duas vezes, você me negará três vezes”.
Quando o galo cantou Pedro começa a chorar e diz 🙏
Por que Pedro chorou amargamente?
e Pedro lembrou que Jesus lhe tinha dito: “Antes que o galo cante, você dirá três vezes que não me conhece.” Então Pedro saiu dali e chorou amargamente.
Por que Jesus perguntou a Pedro se ele o amava 3 vezes?
Agora, Jesus queria que Pedro o confessasse três vezes e lembrasse da sua restauração. Além da restauração de Pedro, o principal fato em questão aqui é que Pedro já havia sido perdoado, porém, como alguém que negou Jesus poderia liderar a igreja de Cristo?
O apóstolo Paulo exemplifica o temperamento colérico na Bíblia. Ele era conhecido por sua determinação inflexível em perseguir os cristãos antes de seu encontro com Cristo, e depois usou essa mesma energia para propagar o Evangelho, enfrentando adversidades e perseguições com resiliência e coragem (Atos 14:19-20).
Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?" Jesus respondeu: "Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete. Mateus 18:21-22 Bom dia, Paz do Senhor meus irmãos!
Eles cantam não para nos acordar, mas para demarcar território e indicar que quem manda naquele espaço é ele”, salienta. Ou seja, como os galos são animais territorialistas, o canto antes do amanhecer serve para que ele demarque seu território.
O que quer dizer quando o galo canta fora de hora?
No Brasil, em Espanha e em Portugal, acredita-se que o canto do galo fora de horas (antes ou à meia-noite) é mau augúrio: alguém da casa, ou vizinho, vai morrer. O galo agrega-se, assim, aos animais anunciantes da morte: o mocho, a borboleta negra, o morcego, o cão, o gato…
Em Marcos 13.35, a expressão “cantar do galo “ possui um sentido cronológico: “Vigiais, pois, porque não sabeis quando virá o Senhor da casa; se à tarde (1ª vigília: das 18h às 21h), se a meia-noite (2ª vigília: das 21h às 0h), se ao cantar do galo (3ª vigília: das 0h às 3h), se pela manhã (4ª vigília: das 3h às 6h)”.
Na visão cristã ocidental, O Galo é muito ligado à tradições natalinas, lembra ao clero para manter a vigilância e rememora o arrependimento de São Pedro ao negar O Cristo.
Diferentemente o mercúrio é representado pela figura do galo, animal que representa o alvorecer e de vigilância. Também usado no topo das torres de igrejas, a figura do galo representa a vontade de agir logo cedo e também o anúncio que traz o nascer do Sol.
Qual o significado do galo cantar na porta da casa?
Então vamo lá, o primeiro, o galo canta para marcar seu território. Quanto mais ele canta, mais ele está demonstrando pra outros galos, outros animais que aquele território pertence a ele.
Após a prisão de Jesus, Pedro de fato negou conhecer Jesus três vezes, mas, após a terceira, ele ouviu o galo e se lembrou da profecia quando Jesus se virou e olhou diretamente para ele. Pedro então começou a chorar amargamente.
Pedro ficou triste quando Jesus pediu pela terceira vez que o discípulo declarasse seu amor. Podemos sentir o desespero e a paixão no terceiro testemunho de Pedro: “Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que eu te amo” (João 21:17). Novamente, Jesus ordenou: “Apascenta as minhas ovelhas” (João 21:17).