É frequentemente associada à pigmentação do Tipo III, do Tipo IV e do Tipo V da Escala de Fitzpatrick. Geralmente refere-se à pele de cor marrom (castanha) clara ou moderada, amarronzada ou bronzeada, e é frequentemente descrita como tendo tons amarelados, esverdeados ou dourados.
Já as pessoas pardas e morenas são pessoas que possuem mais de uma ascendência, porém, as pessoas morenas possuem a pele mais escura, mas são pardas também.
1 Diz-se de ou pessoa de pele bronzeada. 2 Que ou aquele com tom de pele entre o branco e o pardo ou entre o pardo e o negro. 3 Diz-se de ou pessoa de cabelo castanho-escuro ou negro.
Geralmente refere-se à pele de cor marrom (castanha) clara ou moderada, amarronzada ou bronzeada, e é frequentemente descrita como tendo tons amarelados, esverdeados ou dourados.
AS MULHERES GOSTAM DISSO NUM HOMEM MAS NÃO FALAM! | CAROLINE ROLLEMBERG | PAPO MILGRAU
Como saber se a pessoa é negra ou morena?
Para fins legais, o Estatuto da Igualdade Racial estabelece que são consideradas pessoas negras as que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pelo IBGE e que possuam traços físicos, também chamados de fenotípicos, que as caracterizem como de cor preta ou parda.
A melhor forma de você saber se é ou não uma pessoa parda, é através de suas características fenotípicas, ou seja, de suas características físicas, como por exemplo, cor da pele mais escura, textura dos seus cabelos em forma natural, lábios maiores, e narinas mais largas (dentre outras).
Pardo é uma pessoa com diferentes ascendências étnicas e que são baseadas numa mistura de cores de peles entre brancos, negros e indígenas. Essa miscigenação engloba: Descendentes de negros e brancos. Descendentes de negros com indígenas.
Quando falamos de pele morena clara, ela é um pouco mais escura que a branca ou a extremamente branca, por isso apresenta uma resistência maior ao sol. No Brasil, esse é um dos tons de pele branca mais populares.
A melhor forma de descobrir a sua cor de pele é consultando um dermatologista, que vai realizar os exames e as análises mais adequadas de pigmentação, sensibilidade à radiação ultravioleta e o quanto de melanina o seu corpo produz naturalmente.
O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na declaração. Ou seja, as pessoas são perguntadas sobre sua cor e podem se declarar como brancas, pretas, pardas, indígenas ou amarelas.
Após realizar o teste do papel branco, observe a coloração das veias na palma de sua mão e pulso. Se elas apresentarem tons azuis ou roxos, você tem uma pele fria. Se elas aparecerem em verde, você tem uma pele quente. Se é difícil dizer qual é a coloração das suas veias, sua pele é neutra.
O texto da lei determina que o critério racial seja definido por meio da autodeclaração. Portanto, tem-se que os candidatos pretos e pardos são reconhecidos quando assim o declararem no ato de inscrição.
Quem pode se considerar pardo? De acordo com a definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), podem se considerar pardos os indivíduos que possuem uma mistura de raças, principalmente branca e negra, ou branca e indígena.
Como dissemos anteriormente, a Lei de cotas raciais em concursos públicos utiliza os critérios raciais do IBGE para definir a etnia dos candidatos. E de acordo com a gerência do instituto, uma pessoa parda é aquela que: “Remete a uma miscigenação de origem preta ou indígena com qualquer outra cor ou raça.
Branco é quem se declara branco e possui características físicas historicamente associadas às populações europeias. Pardo se refere a quem se declara pardo e possui miscigenação de raças com predomínio de traços negros.
A categoria “parda” é frequentemente usada para descrever pessoas com mistura de ancestralidades africana, europeia e indígena, sendo uma categoria intermediária entre o branco e o negro.
O que é preciso para ser considerado pardo? De acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, as pessoas pardas são aquelas que possuem uma ou mais mistura de raças, principalmente com pessoas brancas e negras, ou ainda, brancas e indígenas.
Não, pessoas morenas têm pele marrom claro e cabelos escuros. Podem muito bem serem descendentes de ibéricos, mediterrâneos ou do oriente médio, sem nenhuma influência africana ou aborígene.
Primeiramente temos os adjetivos, que estão ligados as características de pele, olhos e cabelos acastanhados. Em segundo lugar, temos os substantivos, onde moreno é usado para se referir a uma pessoa de pele bronzeada ou acastanhada.