Segunda-feira, por exemplo, é dia de Exu e Omolu. Omolu, também chamado de Obaluaiê, é o mais temido dos Orixás, pois comanda as doenças e a saúde, em suas mãos estão a enfermidade e a cura.
Dia 16 de agosto é celebrado o dia de Obaluaê, orixá responsável pela cura e também pelas doenças! Sua vestimenta é composta por palha-da-costa e búzios.
Nas crenças da Umbanda e do Candomblé, comemora-se nesta sexta-feira (16) o dia de Obaluaê, orixá conhecido por ser o rei da Terra, responsável pelas curas e pelas doenças.
Na quarta-feira, Dia de Iansã, acenda uma vela de sete dias em um local discreto e seguro de sua casa. Enquanto acende a vela mentalize seus pedidos à Iansã.
A cor branca e preta das velas representa o ciclo completo, desde a luz branca sinal de todo potencial da vida, até a cor preta, o sinal de coisas que terminaram seu ciclo vibratório e que estão sendo transformadas em material para outro ciclo de vida na Terra.
Não existe perigo de atrair espíritos inferiores ao acender velas em casa, pois estes não têm força para permanecerem no ambiente, a menos que sejam invocados. Pense bem: imagine a quantidade de espíritos que circulariam no seu lar, cada vez que sua energia fosse interrompida; ela seria inabitável.
Já para as religiões de matriz africana, o ano de 2024 será regido pelos orixás Exu e Obaluaê (ou Omulu). Enquanto Exu é o orixá da comunicação e da linguagem, atuando como mensageiro entre os seres humanos e as divindades, Obaluaê é o orixá da doença e da cura.
O principal ritual que se faz para Abaluaiê é o banho de pipoca, invocando-o para a cura dos doentes. No sincretismo religioso, Abaluaiê representa São Lázaro, seguidor fiel e amigo pessoal de Jesus.
Deburu, do iorubá “gúgúrú”, que significa “milho seco frito”, é a pipoca oferecida aos orixás Obaluaiê e Omolu. Ela também pode ser estourada no dendê ou no azeite doce.
Seu dia da semana é a segunda-feira e as cores associadas a Obaluaiê/Omolu costumam ser preto e branco, representando a dualidade entre a vida e a morte, a saúde e a doença.
Em um pratinho coloca os docinhos antigos da sua preferência ou o qual sentir em seu coração, ao lado um copinho com água doce (Refrigerante de preferência guaraná). Se tiver algum símbolo deles como brinquedo, chupeta ou até mesmo a guia pode por ao lado. E acender uma vela azul e rosa ou branca.
A devoção às almas tem seu apogeu na Quaresma, mas a morte como destino comum é relembrada na prerrogativa de acender velas todas as segundas, quartas e sextas do ano.
Assim, a segunda-feira foi escolhida como o dia voltado a orações pelas almas do purgatório, por meio de missas, entoação de ladainhas, terço e novena. De acordo com os ensinamentos católicos, o fiel, após a morte, tem apenas dois destinos: o céu ou o inferno.
Qual o melhor dia para acender vela para Cosme e Damião?
Enquanto na Igreja Católica os santos têm seu dia no dia 26 de setembro, a maioria das festas populares em Centro Espíritas para Cosme e Damião ocorre no dia 27 de setembro, com muitos doces, balas e refrigerantes para as crianças e adultos presentes.
Obaluaiê é um termo iorubá que significa "o rei que é senhor da terra": Obá (rei) + Olu (senhor) + Aiê (terra). Também é conhecido como Babá Iboná = pai da quentura), Ile Igbona (terra quente), Olode (senhor do exterior, aquele que é cultuado do lado de fora).
Quando a vela queima por inteiro: seu pedido foi plenamente aceito. Quando a vela forma uma espécie de escada ao lado: indica que seu pedido está se concretizando.