Boyceta é uma identidade de gênero não-binária e se refere a pessoas que reivindicam o gênero masculino, mas não se encaixam completamente na masculinidade tradicional. Termo surgiu no cenário de rap paulistano.
Roberto morreu em dezembro de 2022. Em termos gerais, boyceta é uma identidade não binária. Nela, estão pessoas que foram designadas como do sexo feminino ao nascimento, mas se identificam com o gênero masculino, sem necessariamente se considerarem homens trans.
O rapper e influenciador transmasculino falou sobre as nuances do seu gênero e sobre ser #boyceta durante um #podcast . O termo foi construído no contexto da periferia de São Paulo e teria sido oficializado em 2020, por Roberto Chaska Inácio, um boyceta indígena, PCD, e vinculado ao rap paulistano.
Indivíduos boycetas podem se identificar parcialmente com o gênero masculino, expressando características masculinas em diferentes graus, mas sem se sentirem totalmente presos às expectativas sociais impostas a esse gênero.
Boyceta é uma identidade de gênero não-binária e se refere a pessoas que reivindicam o gênero masculino, mas não se encaixam completamente na masculinidade tradicional. Termo surgiu no cenário de rap paulistano. O termo "boyceta" é passou a fazer parte da comunidade LGBTQIA+ brasileira recentemente.
Dois Lados: Nikolas Ferreira e Fernanda Melchionna debatem possível cassação por fala sobre trans
O que é Boyceta não-binária?
Boyceta é uma identidade que foge do binarismo de gênero, utilizada por indivíduos que se identificam com o gênero masculino, mas não com os estereótipos opressores da definição de um homem.
Segundo a Comissão de Direitos Humanos de Nova York, existem 31 identidades de gênero, entre elas estão: Agênero, andrógino, gênero de fronteira, gênero fluido, gênero neutro, gender-queer, gênero em dúvida, gênero variante, hijra, gênero não conformista, butch, bigênero, não-binário, male to female (MTF), female to ...
Ainda há estigma sobre o que é uma pessoa não-binária, diz analista de diversidade. O Dia Internacional da Pessoa Não-Binária é comemorado em 14 de julho. A não-binariedade, basicamente, se refere a pessoas que não se identificam nem 100% como homem, nem 100% como mulher.
Conceito de queer. Queer é o termo que diz respeito a quem não se identifica e não se rotula em nenhum gênero. Em suma, faz referência àqueles que não correspondem à heterocisnormatividade e tem origem inglesa. A tradução literal seria “estranho”.
“Agênero” não é um gênero, afinal não há identificação com algum deles ou mesmo com a concepção de gênero, o termo refere-se a uma identidade, uma forma de se ver no mundo e de se construir como sujeito sem as amarras que as definições de gênero podem ter.
Existem diversas identidades de gênero diferentes, incluindo masculino, feminino, transgênero, gênero neutro, não-binário, agênero, pangênero, genderqueer, two-spirit, terceiro gênero e todos, nenhum ou uma combinação destes.
Em ordem, significa: lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queers e o símbolo de “+” representa toda e qualquer outra manifestação de gênero que não está delimitada. As diversas variações têm como especificar o grupo da qual está se falando.
E para sanar a curiosidade daqueles que não sabem o que é “boyceta”, trata-se de um termo originado em uma “batalha” de rap em São Paulo, que, no final das contas, significa uma pessoa que gosta de GENTE.
O termo “Boyceta” se trata de uma identidade não-binária. A palavra para o gênero costuma ser usada por indíviduos do rap paulista. “Eu sou uma pessoa transmasculina, mas minha identidade de gênero mesmo é boyceta.
As buscas pelo termo 'boyceta' subiram depois que o rapper trans Jupitter Pimentel fez um discurso em resposta ao deputado Nikolas Ferreira. O artista esteve no 'Entre Amigues' e revelou que é uma pessoa trans, não binária e 'boyceta', termo que o deputado disse não comentar, pois estava sem dinheiro para advogados.
Kink: significa fetiche, ou seja, simplesmente pessoas com fetiches. “kink”: palavra em inglês para excitação sexual ou fetiche. Kinetigênero: Alguém cujo gênero que sempre está mudando. Lésbicas: São mulheres (cisgêneras e/ou transgêneras) que sentem atração sexual, física e afetiva por outras mulheres.
Pode ser definido como cisgênero a pessoa que se identifica com o gênero que foi atribuído a ela quando ela nasceu. " Trans" também vem do latim e tem o sentido oposto de "cis", significa "do outro lado. Ou seja, transgênero é a pessoa que não se identifica com o gênero que foi atribuído a ela no momento do nascimento.
Heterossexuais se atraem por pessoas do gênero oposto, homossexuais se atraem por pessoas do mesmo gênero, já aquelas pessoas que se interessam por indivíduos do mesmo ou de qualquer outro gênero são consideradas bissexuais. A assexualidade pode ser definida como a ausência de desejo sexual por qualquer gênero.
Na gramática, o substantivo comum de dois gêneros é o tipo de substantivo que se refere ao gênero feminino e ao gênero masculino, sem alterar o seu termo. Ele é classificado como um substantivo uniforme, que é o substantivo que apresenta apenas uma forma (uma escrita).
Simplificando: existem dois tipos de transgênero – os binários (como as mulheres trans, que foram designadas homens no nascimento, mas não se identificam como tal) e os não binários (como os genderfluid, que podem ter sido designados como menina ou menino nascimento, mas não se identificam nem com um gênero, nem com o ...
Agênero é uma identidade em que a pessoa não se identifica com os gêneros feminino e masculino ou se sente sem gênero. Ela é uma forma de identidade não-binária.