Que é follow-up e sua importância no atendimento a potenciais clientes?
Follow-up significa acompanhar um prospect que está passando pelas etapas do funil de vendas, oferecendo conteúdos e razões que ajudam no direcionamento dele à etapa de conversão. A tradução de follow up é acompanhar, o que também pode ser compreendido como continuar algo que já começou.
O Follow up é um modo especial de acompanhar o cliente e ocorre em todo o processo, implicando em elaborar contatos que tragam novidades e preparem para a próxima ação.
O termo follow up é originário da língua inglesa e significa acompanhar ou fazer o acompanhamento. Quando relacionado a vendas, portanto, significa acompanhar um cliente, desde o momento em que ele se tornou lead até o pós-venda.
Follow up é uma expressão em inglês, que significa acompanhar ou fazer um acompanhamento. Ou seja, quando alguém realiza um follow up, na verdade, ela está acompanhando um contato que já foi feito para obter uma resposta. Lembrando que, o conceito de follow up ele não é de uso exclusivo da área de vendas.
Também muito utilizado em Rede Sociais, follow entra no contexto de seguir, onde uma tradução literal seria justamente “seguir” ou “segue”. Então a aplicação mais forte digital de Follow é interligado aos seus seguidores ao seguidores em uma rede social.
O que é Follow up? Como fazer? Conheça os benefícios dessa estratégia de atendimento em vendas
Quais as vantagens do follow up?
O follow-up mostra ao cliente em potencial que você está genuinamente interessado em atender às suas necessidades e resolver seus problemas. Dessa forma, isso ajuda a construir confiança e a estabelecer um relacionamento positivo desde o início.
O follow up é uma importante ferramenta que costuma ser utilizada nas empresas para monitorar o andamento de determinada tarefa ou processo. De origem inglesa, em português o termo significa continuação, acompanhamento, seguimento, supervisão, fiscalização ou verificação.
Normalmente, o melhor momento para planejar uma estratégia de follow-up é após o primeiro contato com o cliente: a prospecção. A maior parte dos vendedores – os de verdade – faz o maior número possível de anotações sobre novos clientes.
O monitoramento (follow-up) é importante porque permite avaliar se as ações tomadas estão alcançando os resultados esperados. Ele permite identificar possíveis problemas e corrigi-los antes que se tornem maiores, além de possibilitar a coleta de feedbacks e sugestões para melhorias.
significa Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência. Ou seja: tudo o que você precisa para manter uma comunicação clara, objetiva e honesta com seu cliente. A segurança está no conhecimento e autoconfiança, que são características do atendimento bem treinado e preparado para lidar com qualquer situação.
O que é follow-up e qual sua importância para o profissional da área?
O follow-up tem função estratégica especialmente em jornadas de compra longas ou naquelas em que o contato principal do vendedor não é o tomador de decisão da empresa. Neste caso, o acompanhamento periódico do status da decisão de compra funciona como um estímulo ao fechamento da negociação.
O follow-up é uma expressão em inglês que, traduzida livremente, significa “dar prosseguimento”. Em se tratando de como prospectar clientes, essa é uma estratégia considerada indispensável. Planejar a cadência de follow-up de vendas pode fazer toda a diferença nos resultados comerciais de uma empresa.
Outra dica sobre como fazer um follow- up eficiente é, após o contato inicial, voltar a falar com o prospect/cliente para saber como ele está, se ele tem alguma dúvida, se pode ajudá-lo em alguma questão e assim por diante.
Use o histórico em qualquer contato. Seja em uma reunião, um telefonema ou e-mail, sempre mantenha o histórico entre seu cliente e você atualizado. Você precisa saber ao certo o que foi acordado, o que prometeu, o que ficou de fazer, o que ele pediu, quais foram suas objeções e como ele reagiu a cada etapa da venda.
O que é prospecção de clientes? Prospecção de clientes é o processo de encontrar potenciais clientes que correspondam ao perfil ideal para o seu negócio e fazer o contato inicial com eles para efetuar vendas. A intenção é fazer os prospects evoluírem no funil de vendas até se tornarem clientes.
As perguntas de acompanhamento ajudam você a verificar on-line a evolução do seu aprendizado, fixar melhor o conhecimento adquirido e preparam para o teste de certificação, cada módulo possui uma pergunta específica.
Além de tirar dúvidas e atender solicitações, através dele sua empresa mantém uma relação próxima com os clientes, garante sua satisfação e antecipa necessidades. Após a finalização de uma compra, o atendimento desempenha um papel essencial para fidelizar os clientes e garantir que eles voltem a fechar negócio.
Quais são os três pilares para um bom atendimento?
Quais são os 3 aspectos fundamentais do bom atendimento? Simpatia: ser afetado pelo que a outra pessoa está sentindo; Empatia: se colocar no lugar do outro para melhor atendê-lo, conhecê-lo ou servi-lo; Antipatia: ter aversão ao outro, ignorando-o ou repelindo-o.
Qual é a importância do atendimento ao cliente? O atendimento é importante porque ele interfere diretamente na percepção que o público-alvo tem sobre a empresa. Ele é, por muitos, considerado o rosto da empresa. É a equipe de atendimento que tem um contato mais próximo com os clientes.
Qual é a finalidade do Follow-up para o setor de compras?
Follow up é um termo em inglês que significa “acompanhar”. Quando se trata do follow up de compras, são as práticas para garantir o abastecimento da empresa, tanto para atender aos pedidos feitos pelos clientes, quanto para manter sua infraestrutura em pleno funcionamento.
Monitorar é acompanhar sistematicamente o desenvolvimento das ações de um programa por meio de indicadores, medir seu andamento e registrar regularmente essas observações, com vistas a produzir informações estratégicas para a gestão do programa.
Acompanhar os indicadores de monitoramento permite compreender melhor a situação, otimizar recursos, corrigir rotas, manter a vitalidade da política pública, conhecer o cenário social e econômico, acompanhar as mudanças nos paradigmas tecnológicos, nos valores da sociedade, etc.