Até quando o ex-cônjuge pode pedir alimentos?

No caso do ex-cônjuge ou ex-companheiro de união estável, não há um prazo limite para o recebimento da pensão alimentícia. O direito a receber a pensão será temporário e durará o tempo necessário para que a pessoa se desenvolva profissionalmente e reverta a condição de necessidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mppr.mp.br

Quanto tempo depois da separação pode pedir pensão?

Não há um prazo legal para o fim dessa obrigação por parte do ex-marido, mas costuma girar em torno de 2 a 5 anos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual a regra atual sobre alimentos entre ex-cônjuges?

“O artigo 1.694 do Código Civil prevê: 'Art. 1.694. Podem os parentes, os cônjuges ou companheiros pedir uns aos outros os alimentos de que necessitem para viver de modo compatível com a sua condição social, inclusive para atender às necessidades de sua educação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quando a ex-esposa tem direito à pensão alimentícia?

A pensão alimentícia entre ex-cônjuges é justificada quando uma das partes não tem bens suficientes nem pode se manter por meio de seu trabalho, e se a outra parte tiver condições de pagar sem prejuízo ao seu próprio sustento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Quando um cônjuge perde o direito de receber pensão alimentícia?

O artigo 1.708 do Código Civil é claro ao dizer que “o casamento, a união estável ou o concubinato do credor (filho, ex-cônjuge, etc), cessa o dever de prestar alimentos”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Direito de Família - Alimentos para ex cônjuge ou companheiro

Qual a nova lei da pensão alimentícia de 2024?

O Projeto de Lei 420/22 prevê que a pensão alimentícia será de, no mínimo, 30% do salário mínimo vigente – atualmente, esse valor seria de R$ 363,60 –, cabendo ao juiz analisar as exceções. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

Quando se extingue o direito à pensão alimentícia?

A obrigação alimentar persiste até que o alimentando complete 24 (vinte e quatro) anos de idade, podendo estender-se em casos excepcionais, em que comprovada incapacidade de trabalhar e de obter o próprio sustento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quanto tempo o homem tem que pagar pensão para a esposa?

Aos filhos de pais separados ou divorciados, o pagamento da pensão alimentícia é obrigatório até atingirem a maioridade (18 anos de idade) ou, se estiverem cursando o pré-vestibular, ensino técnico ou superior e não tiverem condições financeiras para arcar com os estudos, até os 24 anos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mppr.mp.br

Quem é divorciada tem direito à pensão do ex-marido?

Duração do benefício – Para ter direito à pensão vitalícia, cônjuge, ex-cônjuge, companheiro e companheira precisam provar pelo menos dois anos de casamento ou união estável. Também é necessário comprovar que o falecido tinha pelo menos 18 contribuições mensais à Previdência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gov.br

Como parar de pagar pensão para ex-esposa?

Como parar de pagar a pensão ou alterar o seu valor? A qualquer tempo é possível questionar o prazo de pagamento e o valor da pensão alimentícia para ex-cônjuge. Isso deve ser feito em processo judicial, com auxílio de advogados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em valentereispessali.com.br

Quando extingue a obrigação alimentar?

A obrigação alimentar cessa aos 18 anos do credor, estando atrelado ao poder familiar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É obrigatório pagar pensão até os 24 anos?

Pais e mães têm o dever de garantir o sustento e a educação do filho. Por isso, não há um prazo certo para o fim da pensão. Em teoria, aos 18 anos, a pessoa passa a ser capaz de se sustentar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em defensoria.rj.def.br

Quando a mulher deve pagar pensão?

Essa pensão é regulada por leis rigorosas no Brasil. Assim, a lei brasileira é clara: qualquer um que tenha melhores condições financeiras pode ser responsável por essa assistência, independentemente do gênero. Isso significa que, sim, mulheres também podem ser obrigadas a pagar pensão alimentícia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vlvadvogados.com

Quantos anos de pensão atrasada posso pedir?

As parcelas atrasadas de pensão alimentícia podem-se cobrar até o limite do prazo de prescrição, que é de 2 anos. Isso significa que é possível cobrar judicialmente as parcelas de pensão que estão em atraso há até 2 anos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vlvadvogados.com

Tem prazo para pedir pensão?

Com relação ao prazo para pedir a pensão, os dependentes do segurado que faleceu têm de solicitar o benefício em até 90 dias após a morte, para ter direito a receber desde a data do óbito. O prazo é maior para os filhos menores de 16 anos, que têm até 180 dias para fazer a solicitação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gov.br

Quem ganha R$ 20.000 paga quanto de pensão?

Quem ganha 1.320 reais deve pagar 396 reais de Pensão de Alimentícia; Quem ganha 2.000 reais, deve pagar 600 reais de Pensão de Alimentícia; Quem ganha 3.000 reais, deve pagar 900 reais de Pensão de Alimentícia; E assim por diante... Não.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em campograndenews.com.br

Sou obrigado a pagar pensão para ex-esposa?

A obrigação de pagar a pensão não depende exclusivamente da renda alta do devedor, mas sim da necessidade de quem a solicita e da capacidade financeira mínima de quem vai pagar. O valor, no entanto, será proporcional às possibilidades do ex-marido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vlvadvogados.com

O que diz a nova lei da pensão alimentícia?

O valor da pensão deve ser, no mínimo, 10% do salário vigente do requerido. O pagador da pensão deve ajustar o valor conforme o novo salário mínimo e é proibido não depositar o valor correto. O pagamento incompleto pode resultar em uma ação judicial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando a ex-esposa perde o direito à pensão?

“Se essa ex-mulher estava separada de fato há mais de 24 meses do óbito, ela não terá direito ao benefício de pensão por morte, a não ser que ela estivesse recebendo pensão alimentícia ou viesse a ser dependente economicamente do ex-marido até a data do óbito”, explica a especialista em Direito Previdenciário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnbsp.org.br

Quando a esposa tem direito à pensão em caso de separação?

Quando um casal se separa, a(o) cônjuge pode ter direito à pensão alimentícia (compensatório) em várias situações, conforme a dependência econômica, o desequilíbrio patrimonial gerado durante o casamento ou a participação nas rendas dos bens comuns.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em faquettiadvocacia.com.br

Sou divorciada, tenho direito à pensão do meu ex-marido.?

A mulher que volta viver em união estável com o ex-marido, mesmo após a separação judicial, tem direito a pensão por morte. A decisão é da 9ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região ao conceder o benefício a uma viúva que voltou a viver com o ex antes de sua morte, mesmo estando divorciada dele.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em corimg.org

Qual o valor da pensão alimentícia em 2024?

Em 2024, a pensão alimentícia para um filho não tem um percentual fixo, mas costuma variar entre 15% e 30% da renda líquida do responsável.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vlvadvogados.com

Quanto tempo prescreve a pensão alimentícia?

PRAZO PRESCRICIONAL DA PRETENSÃO DE REEMBOLSO DE DESPESAS DE CARÁTER ALIMENTAR. Se a mãe, ante o inadimplemento do pai obrigado a prestar alimentos a seu filho, assume essas despesas, o prazo prescricional da pretensão de cobrança do reembolso é de 10 anos, e não de 2 anos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ww2.stj.jus.br

Quando a pensão alimentícia é vitalícia?

Quem tem direito à pensão por morte vitalícia? Cônjuges ou companheiros que tiverem 44 anos ou mais podem ter direito à pensão por morte vitalícia desde que o segurado que morreu tenha feito ao menos 18 contribuições ao INSS e se o casamento ou união estável tinha mais de dois anos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em economia.uol.com.br

Sou obrigado a pagar pensão até quantos anos?

O Projeto de Lei 4740/20 estabelece que a pensão alimentícia será paga pelo pai até o filho completar 21 anos, independentemente de decisão judicial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br