Se você perder um voo de conexão, você deve procurar o balcão de atendimento mais próximo da companhia aérea ou um representante da companhia aérea para conversar sobre o ocorrido.
Remarcação. Para embarcar no mesmo dia, você pode remarcar o voo diretamente no balcão da empresa aérea. Se o próximo embarque estiver com assentos disponíveis, você será realocado para que chegue ao seu destino ainda naquela data.
Em caso de cartão de crédito, a compra do seu bilhete será estornado e não terá cobranças, vale lembrar que esse estorno pode não ocorrer de forma imediata. Já se você tiver comprado a passagem em dinheiro ou em cartão de débito, o reembolso será depositado na conta do titular da compra.
O que muita gente não sabe é que ao perder um voo o passageiro não perde o valor integral, existe uma multa referente ao No-Show e ela não pode ser maior do que 100% do valor da tarifa.
Atraso de voo de 1 hora: a companhia aérea deve fornecer meios de comunicação, como internet e telefone; Atraso de voo superior a 2 horas: a companhia aérea deve arcar com os custos de alimentação; Atraso de voo superior a 4 horas: a companhia aérea deve oferecer hospedagem e transporte ida e volta da acomodação.
Em geral, se perder o voo, você tem três opções: – Opção 1: Você pode se encaixar no próximo voo disponível; – Opção 2: Você pode remarcar o seu voo para outro dia; – Opção 3: Você pode cancelar a sua passagem e solicitar reembolso.
Não há reembolso para quem perde o ônibus, apenas remarcação. LEI Nº 11.975/09 e Resolução ANTT Nº 4282 DE 17/03/2014. Art. 7º Os Bilhetes de Passagem terão validade máxima de um ano, a partir da data de sua primeira emissão, independentemente de estarem com data e horário marcados.
Em casos de no-show, o passageiro tem o direito de requerer o reembolso do valor pago pela passagem aérea e a possibilidade de garantir a realocação no próximo voo para o mesmo destino operado pela companhia aérea, seguindo a mesma programação de escalas, se aplicável.
O que acontece se eu comprar uma passagem de avião e não viajar?
Taxa ou multa de reembolso
Ela deve ser cobrada, de acordo com o regulamento da companhia aérea, e pode ser fixa ou variar de acordo com o tipo de voo, por exemplo. Sendo assim, quando o valor for devolvido ao comprador, haverá um custo administrativo e essa taxa deve ser cobrada com juros.
Para remarcar um voo sem custo existem duas possibilidades: No prazo de 24 horas: De acordo com a ANAC ( Agencia Nacional de Aviacao Civil), se a passagem estiver sendo comprada no prazo 24 horas é direito do cliente solicitar cancelamento com reembolso integral ou remarcação sem pagar multas.
Gol. Com a Gol, o passageiro que perder o voo deve se apresentar em até uma hora após a decolagem do voo original. Caso haja um voo disponível em até 6 horas, ele poderá seguir no próximo voo disponível mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 350 ou 100% da tarifa aérea.
Se o voo for cancelado ou reprogramado devido à pandemia por COVID-19, ou por outras razões de segurança ou de força maior, você poderá remarcar sua viagem, pedir o reembolso do valor da passagem ou contratar outros serviços da LATAM.
Quando o passageiro perde o voo de ida ou o início do trecho, o resto da rota não pode ser cancelado pela companhia aérea. Ou seja, se você comprou uma passagem de ida de volta e não compareceu ao voo de ida.
Muitos não sabem, mas quando o passageiro perde o voo é possível pedir o reembolso da taxa de embarque. Essa é aquela taxa que custa, por trecho, em torno de R$ 35 em voo doméstico e R$ 60 em voo internacional e que integra o valor de qualquer compra de passagem aérea.
Qual o valor da multa para remarcar passagem aérea?
Já para casos de no-show, é cobrado R$470 ou 100% da tarifa; Light: taxa de R$400 ou 100% da tarifa para remarcação. Em casos de no-show, por sua vez, é cobrado R$500 ou 100% da tarifa; Promo: nesse caso, a Gol cobra uma taxa equivalente a 100% da tarifa, tanto em casos de remarcação, como em casos de no-show.
O principal motivo do No-Show acontece quando o passageiro não faz o check-in no prazo limite estipulado pela companhia, sendo o procedimento necessário para a confirmação do voo. Quando o check-in não é realizado no prazo, a companhia aérea pode vender os bilhetes para outras pessoas.
A reacomodação em um novo voo é gratuita e deve ocorrer em data e horário próximos aos da viagem alterada ou, ainda, em data e horário mais convenientes ao passageiro - contanto que esteja dentro do prazo de validade de remarcação da passagem.
Uma alternativa adicional para solicitar o reembolso de passagem aérea é por meio de uma loja física ou no guichê das companhias. As empresas aéreas têm um prazo de até sete dias, contados a partir da solicitação do passageiro, para efetuar a restituição do valor.
Caso queira cancelar a viagem e pedir reembolso, sem custos, o contato com a companhia aérea deve ser feito em até 24 horas a partir do recebimento do seu comprovante de compra. Essa regra se aplica desde que a compra tenha sido realizada com antecedência de pelo menos sete dias em relação ao voo.
Quando perde o voo tem direito a reembolso? Neste caso, você pode verificar junto à companhia aérea a possibilidade de reembolso ou de embarcar no em outro voo. A maioria das empresas aéreas que oferece essa possibilidade cobra uma multa, taxas de remarcação e a diferença tarifária.
Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material. Caso o voo atrase por mais de 4 horas, seja cancelado ou, ainda, o passageiro tenha seu embarque negado (preterição de embarque), a empresa deverá reembolsar o passageiro de acordo com a forma de pagamento utilizada na compra da passagem.
O trecho não voado, bem como demais trechos subsequentes constantes na mesma reserva, serão automaticamente cancelados. Para compras antes de 14/03/17, o passageiro deverá entrar em contato com o SAC GOL e solicitar o cancelamento do voo de ida informando que deseja manter o voo de volta.
Se você não embarcar no voo sem cancelar a reserva, pode enfrentar algumas consequências. As companhias aéreas costumam cobrar uma taxa de no-show, que pode custar até o valor da passagem. Além disso, você pode perder o direito ao reembolso e à reacomodação em voos futuros, dependendo das políticas da companhia aérea.
Basta solicitar a remarcação diretamente no guichê da empresa/viação responsável pela viagem. A empresa poderá cobrar até 20% do valor da passagem como taxa de remarcação.
Você tem direito a um reembolso de 30% (3.000 pontos). Se durante esse período menos de 70% das pontos utilizadas no resgate vencerem, você receberá 30% de suas pontos. Por exemplo: se 2.000 pontos expirarem, você ainda receberá as 3.000 pontos correspondentes ao reembolso de 30%.