“As principais flores comestíveis consumidas no mercado nacional são: capuchinha, mini rosas, amor perfeito, flor de mel e calêndula”. Veja mais detalhes sobre elas: Capuchinhas: com cores laranja e vermelho-rubi, as capuchinhas são plantas anuais bastante simples de cultivar.
2- Flor de cebolinha: boas para dar sabor e um toque acebolado aos pratos. Flores de alho também são boas, dando um toque de alho à sua salada. 3- Lavanda: têm vários usos culinários, incluindo chás, biscoitos, xaropes, bolos, cheesecakes, sorvetes, geléias, tortas, vinho, vinagrete.
Todas as flores de roseiras podem ser consumidas, desde que se tenha sempre em atenção a segurança alimentar das mesmas. As rosas produzidas para ornamentação não podem ser utilizadas na alimentação humana, porque as normas de produção destas não são as mesmas da produção destinada à cadeia alimentar.
5 Flores Comestíveis que Você Precisa Experimentar | Nô Figueiredo
Como saber se a flor é comestível?
“Infelizmente não há outra forma de saber se a flor é ou não uma flor comestível”, completa. A proprietária da DRO Ervas e Flores salienta que existem flores que podem ser consumidas na quantidade desejada sem maiores problemas.
Bougainvillea sp. Elas não têm um sabor interessante, são usadas pela beleza e a crocância quando desidratada. Você pode também triturar e fazer pigmentos para molhos e decorar pratos com o pó destas flores. Podem ser comidas cruas, use as pétalas e discarte o resto.
Além de tê-las como uma opção de enfeite para bolos e chás, as flores comestíveis também podem ser inclusas na dieta do dia a dia. Sem citar as flores mais comuns que já consumimos como alcachofra, couve-flor e brócolis, existem as chamadas Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC).
A Lavanda foi o primeiro produto para a gastronomia apresentado pelo Lavandário, com a intenção de divulgar essa erva aromática tão conhecida na Europa para aromatizar pratos salgados e doces. O lavandin (Lavandula hybrida 'Grosso') é a erva da Provence.
Folhas e pétalas de margaridinhas (Bellis perennis) podem ser usadas em saladas, sopas ou mesmo sobre manteiga, em sanduíches. Claro que todas estas flores só são comestíveis se cultivadas de forma orgânica.
As flores comestíveis, como a amor-perfeito e a capuchinha, por exemplo, além de enfeitar canteiros, podem ser utilizadas nos mais diversos tipos de pratos, como massas salgadas, bolos, tortas, bolachas, geleias, saladas e também em bebidas, principalmente em sucos e drinks que levam ingredientes frescos.
Uma nova revisão revelou que os benefícios desse ingrediente vão muito além do visual e do paladar. De acordo com o estudo, publicado na revista científica Plants, as flores comestíveis ajudam a promover a saúde e prevenir doenças de várias maneiras, devido às suas propriedades antioxidantes e compostos antimicrobiano.
NOTÍCIAS. A lavanda é uma planta aromática conhecida por seu perfume suave e propriedades relaxantes. Além disso, suas flores delicadas também podem ser usadas na culinária para criar pratos com sabores únicos e exóticos.
A Camomila Verdadeira é muito conhecida entre os amantes do cultivo. No entanto, o que pouca gente sabe é que sua flor também é comestível. Ou seja, pode ser utilizada para a decoração do jardim e também para conferir mais sabor e beleza a diversas receitas.
Todas as partes da planta são consideradas tóxicas e a ingestão de uma quantidade correspondente a 0,2% do peso do corpo de um animal pode resultar em envenenamento.
Rosa (Rosa spp.) – Suas pétalas são perfumadas e levemente doces, usadas em chás e confeitaria. Violeta (Viola odorata) – As flores têm um sabor adocicado e suave, ideal para sobremesas.
A capuchinha é tão versátil que é possível aproveitar todas as suas partes na alimentação. As folhas, flores, frutos, sementes e até os ramos são utilizados. "Alguns exemplos de preparação é utilizar as folhas nas salas cruas, seu sabor vai ser bem parecido ao de agrião ou rúcula, porque tem um sabor mais picante.
Os frutos, por sua vez, quando estão imaturos, possuem sabor semelhante ao da alcaparra. Ainda, as sementes moídas podem dar picância a receitas, ocupando o lugar da pimenta. A Viola Odorata, muito utilizada como planta ornamental, poucas pessoas sabem que a violeta também é uma flor comestível.
“Todas são comestíveis. A flor do manjericão, da salsinha, do coentro, do tomilho, do orégano...”, diz Silvia Jeha, nutricionista e herborista da Sabor de Fazenda, que sugere não só consumir as flores comestíveis, mas também plantar. “Elas são muito importantes para atrair e alimentar as abelhas.”
Já pensou em comer flores? Sim, muitas flores são comestíveis, e não estamos falando apenas de PANCs (plantas alimentícias não convencionais) - algumas são conhecidas do nosso dia-a-dia, mas na sua forma mais comum, como o pepino e o feijão!
No post de hoje falaremos sobre a Ixória (Ixora coccinea) essa florzinha bem popular e que pode ser consumida fresca, empanada, cristalizada, assada ou desidratada. ATENÇÃO: só consuma flores se você tiver certeza da sua procedência.
O chá de alfazema melhora a qualidade do sono e o bem-estar geral, e combate a insônia por ter propriedades sedativas, relaxantes e ansiolíticas, que ajudam a reduzir a ansiedade e a agitação. Para combater a insônia e melhorar a qualidade do sono, é aconselhado beber 1 xícara de chá de alfazema antes de dormir.