Nos dias de semana, as aulas normalmente começam às 8:30 da manhã e terminam às 3:50 da tarde. No primário, as aulas duram 45 minutos, com uma pausa de 10 minutos entre uma aula e outra. A partir do ginásio, as aulas duram 50 minutos.
Assim sendo, no Japão é muito comum ver grupos de crianças retornando de suas atividades extracurriculares no final da noite. Dessa forma, os alunos japoneses têm um dia escolar de 8 horas e ainda estudam durante feriados e aos finais de semana.
Para os alunos da 6a série do primário, as aulas começam por volta das 8:30 da manhã e tem 4 aulas (1 aula são 45 minutos) neste período. Após o almoço (merenda ou bentô) há mais 2 aulas. São geralmente 5 a 6 aulas em um dia.
Como é a Educação no Japão? Curiosidades sobre a Escola Japonesa e o Sistema Educacional Japonês
Que horas acabam as aulas no Japão?
Sistema escolar
A partir do ginásio, as aulas duram 50 minutos. Os alunos vão à escola aos sábados duas vezes por mês, das 8:30 da manhã ao meio dia e meio. Oficialmente há 35 semanas de aula por ano.
O currículo escolar inclui as seguintes matérias: língua japonesa, estudos sociais, aritmética, ciência, estudos do ambiente biológico, música, arte e artesanato, educação física e serviços domésticos.
De 12 a 15 anos de idade A escola Média é obrigatória e começa aos 12 ou 13 anos de idade, estima-se que 95% das escolas médias sejam publicas, a média é de 38 alunos por classe em grandes cidades, e 30 em menores, cada sala possui um conselheiro.
O período de férias de primavera é de duas semanas (meados de março a final de abril), férias de verão são de seis semanas (final de julho a 31 de agosto), férias de inverno de duas semanas (final de dezembro a início de janeiro).
O ano letivo japonês é de Abril a Março e o ano escolar é dividido em 3 períodos. Os estudantes desfrutam de 3 férias anualmente: férias de Verão (final de Julho - final Agosto), férias de Inverno (final de Dezembro - início de Janeiro) e férias de Primavera (final de Março - início de Abril).
Escolas sem zeladores. No Brasil assim como em outros países, é comum a presença de zeladores nas escolas, responsáveis pela limpeza do local durante e após as aulas. No entanto no Japão, não há zeladores. São os próprios alunos e professores que se encarregam de manter a escola limpa.
O ano letivo no Japão é constituído por 6 anos do ensino elementar (shougakkou) e 3 anos do ginásio (chuugakkou), basicamente, seria o equivalente a um ensino fundamental primário e o ensino fundamental secundário. Depois desse período, torna-se não mais obrigatório o estudo, geralmente com 15/16 anos.
No Japão também é possível estudar e trabalhar, tendo um visto de Estudante, mas você não pode exceder uma carga horária de 28 horas semanais no trabalho.
Esse método tão antigo deixou de ser usado na maior parte do mundo. No entanto, milhares de estudantes japoneses aprendem matemática com o ábaco - ou "soroban", como é conhecido em japonês.
Singapura e os países asiáticos ocupam os primeiros lugares no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) divulgado nesta terça-feira (5). A nova edição foi baseada nas respostas de 690 mil estudantes de 81 países e territórios em 2022.
Quantos dias de férias no Japão? De acordo com as leis trabalhistas no Japão, os empregados que trabalham em tempo integral têm direito a 10 dias úteis de férias remuneradas anuais. Elas podem ser solicitadas após 6 meses de serviço contínuo com o mesmo empregador.
No Japão, a educação é prioridade, por isso, os estudantes japoneses são obrigados a estudar mais de 12 horas por dia e muitas vezes eles permanecem isolados.
Os japoneses ensinam seus filhos a serem independentes desde cedo; assim, eles os estimulam e atribuem a eles hábitos que, à medida que crescem, aumentam a responsabilidade.
O ano letivo inicia-se a partir de 1 de abril e encerra-se em 31 de março do ano seguinte, possuindo 2 quadrimestres e 1 trimestre ao ano. O primeiro quadrimestre é de abril a julho, o segundo quadrimestre é de setembro a dezembro e o terceiro trimestre é de janeiro a março.
Os alunos japoneses têm um dia escolar de 8 horas e ainda estudam durante feriados e aos finais de semana. Neste país, quase nenhum aluno é reprovado durante a escola primária ou secundária. No Brasil é comum que até o ensino médio tenham aulas de arte nas escolas, mas o conteúdo varia bastante de escola em escola.
Para receber o diploma de bacharel no Japão, você deve reunir pelo menos 124 créditos do curso. Para ser elegível para estudos de bacharelado no Japão como estudante internacional, é obrigatório ter concluído pelo menos 12 anos de educação formal em seu país de origem.